segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O golaço de Alex salva a pele do treinador

O Coritiba fez mais uma partida para esquecer neste campeonato brasileiro. Inclusive fiquei um tempo sem escrever sobre os jogos feitos. Foi uma tentativa de evitar de bater em quem esta caindo.

A equipe apresenta problemas em funções dos erros recorrentes do seu aprendiz a treinador. Os erros vão se seguindo e a produção da equipe cai jogo a jogo.

Contra o fraco time do Bahia, vi por muitos momentos o visitante jogar mais que o Coritiba. O resultado de empate não fez justiça ao desempenho e dedicação de ambas as equipes.

O Bahia foi melhor. Muito mais organizado. Dominou o combalido COXA, que se salvou da derrota com um golaço marcado pelo craque Alex.

A equipe escalada com Vanderley, Vinicius, Luccas, Chico e Diogo. Gil, Uelinton, Robinho e Alex. No ataque Victor Junior e Júlio Cesar.

O goleiro Vanderley teve pouco trabalho no jogo e não teve culpa nos gols sofridos. O meia improvisado na lateral direita evidencia o primeiro erro do treinador. No jogo de Minas Gerais ele foi sacado do time, depois de estar ausente em seu setor nos dois primeiros gols do Cruzeiro. Achei que não seguiria jogando, pois sua substituição parecia ser uma punição pelos erros de posicionamento. Aliás, considero que Luccas Claro, falhou mais do que ele. Reside aqui o problema da saga coxa-branca. A inexperiência do jovem zagueiro, que também vai encontrando dificuldade em procurar o melhor posicionamento e vai minando o sistema defensivo. Em tempo: acho o Luccas Claro um excelente jogador, mas vem se colocando mal.

Na lateral esquerda o grande erro do aprendiz.

Para explicar vou relembrar a vocês que no campeonato estadual onde tudo eram flores, o lateral esquerdo era o Denis. O jovem jogador jogou boa parte do campeonato. Depois o clube acertadamente trouxe outros dois jovens promissores: Diogo que chegou, tirou fotos na apresentação e já foi escalado. Ele me parecia estar em evolução. Daí chegou o gringo Iberbia, que segundo a imprensa estava parado na Argentina recuperando-se de uma lesão. O jogador chegou, tirou fotos e já foi escalado para jogar em Santos. Teve dificuldades naturaias e foi escalado contra o Vitória quando enfrentou o melhor jogador no campeonato naquele momento: Max Biachucci. Ele tomou um passeio. Mas, mais uma vez ele parecia em evolução. Mesmo assim, ouvindo o clamor da arquibancada, o aprendiz tirou o Iberbia e escalou de novo Diogo.

Só que parece que nenhum do dois agradou. O técnico tirou os dois e promoveu a volta do aguerrido Escudeiro. Mesmo com pouca velocidade, no seu estilo o jogador argentino ganhou a condição de titular, com a ressalva que o técnico falou na imprensa que estaria resgatando o Denis....que estava sei lá onde. Com a suspensão do Escudeiro, Diogo voltou ao time e foi queimando pela torcida e pelo treinador quando hesitou e cometeu alguns erros de passe, sobrando para o Iberbia jogar no pior momento da equipe no campeonato. Lá pelos 20 e poucos minutos do primeiro tempo. O técnico fez sua segunda substituição. O volante Uelinton havia saído poucos minutos antes com uma lesão muscular.

O grupo está perdido. Ninguem sabe quais os critérios para ganhar a posição. Seu treinador e também o fiel escudeiro Tcheco nem tem ideia de como reverter a fase que eles mesmos nos colocaram.

O meio campo tinha Gil e Uelinton que se machucou no primeiro tempo. Neste momento, o técnico poderia ter lançado o jovem Zé Rafael, ou ainda o rápido Mayquinho no ataque, recuando o bom Robinho e o Victor Junior para completar o meio, junto com o craque Alex. Entretanto, o escolhido foi Bottinelli que sofre para encontrar sua melhor condição física. Sinceramente, me dá a impressão que o técnico tenta jogar a responsabilidade da má fase ao excelente Felipe Ximenes, evidenciando possíveis erros de contratações. Tira o dele da reta, colocando no fogo o executivo.

Erros que não aconteceram. A equipe é muito melhor do que aquela montada nos anos anteriores, que fez duas finais de Copa do Brasil sob o comando do excelente comando de Marcelo Oliveira.

Lamento os argumentos do craque Alex, culpando o calendário do campeonato brasileiro, tentando aliviar a pressão sobre o treinador. Atitude digna e ética do craque. Mas, não concordo.

A equipe é forte. Só que precisa ser bem escalada. E isto não esta acontecendo. A culpa é do técnico sim!!! #ForaMarquinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.