quarta-feira, 1 de maio de 2013

Coritiba elimina o jogo de volta

Vem aí mais um capítulo da séria série: “não faz mais que a sua obrigação”.

O time reserva, viajou pela segunda vez ao nordeste brasileiro para enfrentar o Souza , da Paraíba e venceu pelo placar de 3 x 0, eliminando a necessidade de jogar o segundo jogo como prevê o bom regulamento da Copa do Brasil.

Em minha opinião, tentar valorizar a atuação da equipe do Coritiba neste jogo é mais uma vez, tentar minimizar os erros recorrentes do técnico Marquinhos Santos.

Nada contra a decisão de jogar com o time B. Afinal esta equipe do Souza, vinha de vários jogos sem vencer em seu campeonato estadual.

Mesmo a equipe reserva poderia ter apresentado um melhor futebol. E o problema começa na escalação equivocada do fraco técnico. Vejamos. No gol, Vaná teve sua tão sonhada chance e cometeu alguns erros graves. Primeiro erro do estagiario técnico: escalar o promissor meia Emerson Santos na lateral direita. O jovem jogador precisa jogar na sua real posição para mostrar o por que foi contratado. Ele sempre me agradou.

Neste jogo, demorou muito para que ele se adaptasse na posição. Eu gostaria de ver o Junior Urso nesta posição. Afinal, o jogador é o melhor velocista da equipe e tem boa marcação. Sua utilidade no meio campo é facilmente executada por qualquer jogador.  Na zaga, o técnico escolheu o excelente Bomfim que fez dupla com o experiente Pereira. Por se tratar de um jogo contra um fraco adversário, a escolha foi acertada.

Entretanto, o técnico acerta uma e erra logo depois. A escalação do raçudo Escudeiro me agrada na lateral esquerda. Mas, não seria mais sensato tentar novamente o esquema tático com tres zagueiro ao invés de esperar que o argentino tivesse uma grande exibição com lateral esquerdo. Coloca três zagueiros, até mantém o Emerson Santos na direita e coloca o Luizinho na ala da esquerda, ao invés de colocar três volantes em uma clara demonstração de covardia nunca vista no comando do Coxa.

Não me convence a tentativa de usar três volantes sem criatividade e ainda perder qualquer qualidade nas laterais. Mais que isto, o único gol da partida só poderia sair mesmo em uma jogada por cima. Além de marcar com três volantes e mais dois laterias que não sabiam apoiar, o técnico Marquinhos Santos coloca todos os jogadores atrás do meio campo. Da mesma maneira covarde que enfrentou Londrina e Paraná em seus domínios. Para piorar, colocar Julio César e Arthur sem a menor vocação de velocidade para tentar puxar um contra- ataque é contar desesperadamente com algum lance de sorte para vencer e classificar.

E não que o lance de sorte veio. Em um chute sem a menor pretensão o fraco Julio Cesar contou com a ajuda do goleiro que aceitou um frangaço.

Apenas o terceiro gol, teve toques de qualidade na arrancada do Zé Rafael para a conclusão do craque Luizinho, que havia participado do segundo gol da noite.

Esta classificação pode ser comemorada. Mas, era obrigação. Os erros recorrentes de escolhas do técnico assim como da estratégia e do esquema tático utilizado não me dá a menor esperança de sucesso desta equipe sob seu comando. Estamos perdendo um tempo valioso. Estou muito preocupado com o andamento das coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.