sábado, 11 de dezembro de 2010

MERCADO DA BOLA

Grandes noticias para a nação alvi-verde. O Coritiba, ira iniciar o ano de 2112, com a sua base definida. Não me lembro quando foi a ultima vez que isto aconteceu e si aconteceu. Um grupo bastante forte que tende a se fortalecer com as novas contratações: Anderson Aquino, que vem muito bem recomendado, mais os jogadores do Avaí, o zagueiro e capitão, o meia que era paquera antiga e o lateral Eltinho, outro muito bem recomendado.

Entretanto, algumas rádios e mesmo no twiter, especulavam sobre o meia armador que jogou este ano no São Caetano e que vi jogar contra o Coxa, naquela derrota, lá em SC. Muito bom jogador e seria uma peça fundamental no meio campo do Coritiba.

Coritiba anuncia renovações de “meio time” para 2011

Apenas Anderson Aquino é anunciado oficialmente como reforço; Demais jogadores aguardam fim de vínculo com Avaí e Internacional

10/12/2010 | 15:45 | LEONARDO BONASSOLI, COM INFORMAÇÕES DE CARLOS EDUARDO VICELLI E MARCIO REINECKENatualizado em 10/12/2010 às 17:25

O Coritiba anunciou em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (10) a renovação dos contratos de praticamente meio time que o representou em 2010 para 2011. Com isso, o Verdão manterá a base. Apenas um dos reforços foi anunciado: Anderson Aquino, recém-desvinculado doAtlético e que disputou a Série B pelo Paraná. Os demais esperarão a desvinculação do Avaí e um jogador virá do Internacional.

Os atletas com as renovações anunciadas são Leonardo – agora em definitivo no clube, Marcos Aurélio, Triguinho, Bill, Pereira, Tcheco, além do retorno de Renatinho, que estava emprestado ao Atlético Goianiense. As negociações da renovação de Léo Gago e Dudu ainda estão em curso, enquanto que Enrico, que interessava ao clube e é vinculado ao Vasco, tem proposta do exterior e dificilmente continuará. A contratação em definitivo de Rafinha depende de trâmites administrativos da CBF.

Anderson Aquino, vindo da base do Atlético, com passagens por Goiás, Sport, Olimpi Rustav e finalmente Paraná, será o único reforço anunciado. Emerson, Davi e Eltinho – vindos do Avaí – e Jonas – ligado ao Internacional – aguardam o fim do vínculo com seus clubes para poderem ser anunciados oficialmente. Porém, o vice-presidente do clube, Vilson Ribeiro de Andrade, disse as características exatas dos jogadores durante a coletiva. O clube ainda deve anunciar no dia 3 de janeiro, na reapresentação, um meia para substituir Enrico.

Quem renovou

Leonardo, jogador que era ligado ao Avaí, teve 50% dos direitos econômicos comprados pelo Coritiba, sendo que agora passa a ter vínculo de três anos com o Alviverde. O atacante chegou ao decorrer da Série B com a responsabilidade de substituir Ariel Nahuelpán, que saiu do clube de forma litigiosa. Mesmo jogando parte do campeonato, fez oito gols, menos apenas que Rafinha e Marcos Aurélio, artilheiros da equipe na competição.

Marcos Aurélio é mais um que continua na equipe. O atacante, artilheiro da equipe na Série B, ao lado Rafinha com dez gols, foi eleito o craque do Campeonato Paranaense vencido pelo Verdão. O jogador chegou ao clube em 2009 e partirá para a terceira temporada consecutiva pelo clube.

Triguinho chegou ao Coritiba em 2010. Quando vivia seu melhor momento no clube, sofreu uma fratura num choque com o goleiro Fernando do Bahia. “O Triguinho fica por motivos óbvios, não poderia abandonar ele jamais num momento desses”, disse o vice-presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade, em entrevista à Gazeta do Povo.

O centroavante Bill foi outro que teve uma lesão grave durante a temporada. Reserva do ataque, fez gols importantes na Série B. O jogador é ligado ao Corinthians. O Coritiba é o segundo clube paranaense da carreira do jogador, que já defendeu a Adap-Galo em 2007 e 2008.

O zagueiro Pereira é um dos mais experientes do elenco do Coxa. O jogador com passagens por Santos e Grêmio chegou ao Coritiba em 2009. O zagueiro é conhecido pelo jogo forte e pelos importantes gols de cabeça.

Tcheco não foi titular absoluto em seu retorno ao Coxa, 7 anos depois da primeira saída, mas o meia fez alguns gols importantes . Nesta temporada, o meio-campista havia vindo de um período de inatividade no Corinthians.

Renatinho volta de empréstimo

O meia Renatinho volta do empréstimo ao Atlético Goianiense. O jogador, importante no título paranaense, perdeu espaço durante a Série B. No Dragão, fez boas partidas sob comando de René Simões, técnico que já o conhecia. Renatinho chegou a barrar o meia Elias, principal nome do time goiano.

Negociações em andamento

A renovação com Léo Gago está em negociação. O Vasco fez propostas para a compra de parte dos direitos do jogador e o Coritiba apresentou uma contra-proposta, respondida em seguida pelo clube carioca. O Coritiba tenta o parcelamento da aquisição. Léo Gago chegou emprestado na metade da temporada e deu maior poder de fogo ao meio de campo, principalmente com seus chutes de média e longa distância.

Enrico, porém, não deve ficar. O meia, também ligado ao Vasco, fez uma excelente temporada após oscilar no começo. Foi fundamental para o Coritiba, sendo escalado em diversas posições do time. Enrico possui, segundo Vilson Ribeiro de Andrade, propostas do futebol do exterior.

A situação de Rafinha, para muitos o principal jogador da equipe no segundo semestre, é mais fácil. O atleta conseguiu na Justiça a sua desvinculação do São Paulo e agora só aguarda trâmites burocráticos da CBF para poder assinar.

Outro jogador com renovação em negociação é Dudu. O jovem meia ainda depende de negociação com o Cruzeiro, porém, teria deixado a intenção de continuar.

Os reforços do Coritiba

Anderson Aquino foi o único jogador confirmado na entrevista coletiva. O atacante revelado pelo Atlético e que tem vínculo se encerrando com o Furacão no final do ano fará 24 anos no dia 18 de dezembro. Na Baixada, não teve grandes oportunidades, sendo seguidamente emprestado, passando por Sport, Goiás, Olimpi Rustav da Geórgia (onde foi artilheiro do nacional) e Paraná Clube. “Definitivamente tem uma referência muito boa. Artilheiro e, no exame médico que fez, o problema da lesão está superado”, disse Vilson Ribeiro de Andrade.

Os outros jogadores que devem ser anunciados em breve foram descritos por Vilson Ribeiro de Andrade, exceto o lateral-direito Jonas, vindo do Internacional, e que jogou o Campeonato Brasileiro pelo Vitória. Nenhum deles teve o nome citado oficialmente na coletiva. Emerson, zagueiro do Avaí, foi chamado “jogador alto, de bom cabeceio e estilo clássico”. Davi, meia do Avaí com passagem pelo Paraná, foi descrito como “jogador clássico”. Eltinho, lateral do Avaí revelado pelo Paraná, foi citado como “jogador interessante e jovem com 4 anos de contrato”.

Eltinho já falou como jogador do Coritiba já na quinta-feira e o vice-presidente comentou na coletiva. “Se ele falou, é verdade. Mas eu prefiro não anunciar oficialmente por questões éticas”, afirmou Ribeiro de Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.