domingo, 2 de maio de 2010

Coritiba 2 X 2 Botafogo

100_9498

sáb, 01/05/10

por luiz.carlos |

categoria Coritiba, Pré & Pós-jogo

| tags Coritiba, Pós-jogo

O Coritiba fez o jogo de entrega das faixas de Campeão Paranaense contra o Botafogo, numa tarde de sol, com direito a estreia do novo uniforme da temporada 2010. O primeiro tempo foi de um bom futebol, mas as entradas dos reservas fizeram o amistoso cair de nível técnico. O resultado de 2×2 foi conseguido com gols de Renatinho e Jeci. Agora, o Coxa se prepara para o complicado Campeonato Brasileiro, onde subir é só o que interessa para a torcida.

O amistoso contra o Botafogo, campeão estadual no Rio de Janeiro, mostrou um Coritiba com um bom toque de bola no primeiro tempo, quando jogou com o time tido como titular – e vestindo o uniforme número 1, com as listras verdes na horizontal. Além de estrear o novo uniforme, o jogo serviu para uma série de avaliações do treinador Ney Franco. Pena que a torcida alviverde que esteve no Couto Pereira não pode ver os dois novos contratados do time Verde e Branco, o meia-ofensivo Jefferson e o meia Dudu, que aturam pelo time B, que fez um amistoso em Joinville, um preparativo para apresentar o Coritiba aos moradores locais (o Coxa venceu por 2×1, com gols de Dirceu).

Iniciaram o jogo Édson Bastos; Ângelo, Jeci, Pereira e Lucas Mendes; Marcos Paulo, Leandro Donizete, Rafinha e Renatinho; Ariel e Tiago Real. No primeiro tempo, o Verdão mostrou um futebol de bom toque de bola, facilitado pelo trabalho defensivo do time alvinegro do Rio de Janeiro, que não marcou forte e deu espaços pelos lados do campo.

O Cori teve em Renatinho o principal articulador ofensivo, com bons chutes de fora da área e cruzamentos bem concluídos. Foi num lance destes que o Verdão chegou ao primeiro gol, aos 15, quando Renatinho bateu com qualidade na bola e fez o 1×0.

Com um posicionamento mais forte pela direita, com Ângelo subindo ao ataque, mas pecando em alguns cruzamentos, o time da casa procurou forçar o jogo ofensivo para marcar mais. Tiago Real teve um bom lance individual e acertou uma bola perigosa contra o gol do Fogão.

Numa falha defensiva, com Pereira sendo superado pelo jogador do time carioca, o empate surgiria aos 25, num lance pela esquerda da zaga Coxa-Branca.

O empate não diminui o ritmo do time coritibano, que mostrava velocidade na saída de bola, especialmente com Marcos Paulo, que fez outra boa partida. Aos 41, outro lance iniciado com Renatinho e o gol Coxa sairia com Jeci, finalizando para as redes, 2×1 Coritiba.

100_9500

No tempo final, o time Verde e Branco vestiu a camisa jogadeira e o treinador Ney Franco fez várias mexidas. O rendimento técnico do Cori caiu muito e apenas Geraldo e Vanderlei mostraram um futebol de qualidade. Geraldo movimentou-se bastante pelos lados do campo e mostrou lucidez ofensiva. E o camisa 12 chegou a defender uma penalidade.

As entradas de Fabinho Capixaba (que mostrou um futebol similar ao de Ângelo, com um bom chute a gol, mas com carências nos cruzamentos), Demerson (seguro no lance aéreo), Dênis (subiu pouco ao ataque), Enrico (partida apagada e um bom lance de contra-ataque desperdiçado num passe errado), Andrade (sem velocidade na saída de bola e com alguns passes errados), e Bill (outro com um futebol apagado, apesar da chuteira de cores berrantes), o Coritiba mostrou várias dificuldades para chegar ao ataque e fez o time da Estrela Solitária crescer em campo.

Com um posicionamento melhor estruturado e ganhando o meio-campo, o Fogão teve um pênalti desperdiçado (defesa de Vanderlei), mas chegou ao empata numa outra cobrança de pênalti, aos 39, um lance muito questionado pelas equipes esportivas que fizeram a transmissão do jogo.

O segundo tempo do Coritiba foi de um futebol fraco tecnicamente, com carências individuais que surgiram na entrada dos reservas. Geraldo foi o jogador mais preciso no segundo tempo, mas jogou praticamente sozinho no ataque, já que Bill foi mal e os alas pouco chegaram à linha de fundo. Renatinho arriscou bons chutes e foi o principal jogador do time Coxa-Branca no amistoso contra o Botafogo, um jogo que serviu para mostrar que o time precisa evoluir em alguns setores. É esperar para ver os dois novos contratados jogar e se com eles o meio-campo do Coritiba terá maior qualidade. O time mostrou dependência de Marcos Aurélio, que ficou de fora do amistoso e que fez falta contra o Botafogo.

Na semana que vem o Coritiba inicia a jornada para buscar a volta à Série A, jogando fora de casa, contra o Náutico, em Recife. Até lá, precisará mostrar um futebol mais compacto na defesa e com maior velocidade pelos lados do campo, e com melhores opções no banco de reserva para Ney Franco ter alternativas táticas e técnicas para uma competição tão longa. Será a primeira das 38 “batalhas” que o Verdão terá para recolocar o time no lugar de direito para sua torcida, a Série A

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.