quarta-feira, 8 de junho de 2011

Erros custam caro ao Coritiba

Brasilcultura.

O Coritiba é vice-campeão da Copa do Brasil. É, a melhor equipe da competição parou no apito, nas falhas de escalação e no frango de Edson Bastos.

Perder o título mais ganho da história do futebol para o fraco time do Vasco é realmente duro de esquecer. Ver os experientes jogadores do Vasco- Felipe e Diego Souza- escondidos no banco de reservas, com os olhos vendados de maneira covarde, esperando o final do jogo, marcaram esta extraordinária final. O que passava pela cabeça deles? Vergonha de ver o jogo que faziam? Ou ver os erros da arbitragem que beneficiavam o Vasco ou ainda a força do time coxa-branca?

O Coritiba entrou em campo mal escalado. Marcelo Oliveira escalou o time diferente de todos os jogos que o Coxa havia feito neste ano. O técnico mudou o esquema e mudou a estratégia. Acho que ele foi enganado pela “mídia dos grandes” que insistiam em dizer que o Felipe e o Diego Souza desequilibrariam. Marcos Paulo, escalado de última hora seria o marcador do craque Felipe. Ele fez uma péssima atuação. Errou todos os passes que teve a chance de fazer. Fez com certeza seu pior jogo com a camisa do Coxa. Conseguiu ser substituído antes dos 30 minutos do primeiro tempo. Interessante dizer que a escalação deste jogador era cobrado pela mídia especializada desta capital. Com certeza, isto minimiza o erro de Marcelo Oliveira.

Quando saiu o Marcos Paulo, o Coritiba cresceu. Tive a impressão que o próprio time desconfiava da escalação do jogador. E quando ele saiu, o grupo se sentiu aliviado. Voltou a jogar o futebol praticado até então.

O Vasco saiu ganhando. Em uma boa tabela, no meio da zaga coxa-branca fez o gol. Incrível ver que em um time com três volantes , a tabela saiu sem que nenhum deles interferisse. O gol evidenciou a falha na escalação e no esquema.

Mesmo assim, o valente o time do Coxa empatou no primeiro lance de Leonardo. Bill de cabeça reacendeu as esperanças da torcida coxa-branca. Mas, o estrago do primeiro gol não seria facilmente concertado. Precisávamos de uma vantagem de 2 gols. Ver o jogo na TV e ficar “sapeando “ entre os canais evidenciam mais uma curiosidade do futebol. Na rede globo, o ex-arbitro José Roberto Writhe viu um pênalti em Bill. Mas, para a ESPN nada seria marcado.

No segundo tempo o Coxa veio para cima. Cresceu para cima do vasquinho e levava a melhor. Fez seu segundo gol e parecia que conseguiria seu intuito. Mas, em mais uma falha individual qualquer esperança da nação coxa-branca foi diminuída. Edson Bastos aceitou um chute despretensioso falhando na defesa. Gol do Vasco. 2 X 2 no placar.

Depois disto o que se viu, foi uma luta emocionante do time coxa-branca contra o amedrontado Vasco, até que o craque Willian marcou seu primeiro gol como profissional. Um chute cheio de efeito deixando a galera empovorosa. Mas era tarde demais. Nem mesmo o pênalti não marcado pelo arbitro do jogo, deu esperanças a torcida coxa-branca que assistia ao valente jogo do time coxa-branca.

Interessante o futebol. O ex-arbitro José Roberto Writhe viu novamente pênalti. Incrível que a ESPN jura de pés juntos que não foi nada.

Fico com a minha impressão. Perdemos a final mais fácil da história por erros do técnico Marcelo Oliveira que escalou erradamente seu time. Quando ele concertou seu erro a arbitragem deixou de dar dois pênaltis a nosso favor que certamente fariam diferença. E depois disto, ver o frango de Edson Bastos me fez concluir que não era nossa vez.

Vasco campeão. Por pura falta de competência nossa. Fazer o que? Agora, segue o baile e buscaremos a vaga para a libertadores no complicado campeonato brasileiro. Mas, sinceramente, não vejo no Brasil time melhor que o nosso.

Levante a cabeça nação coxa-branca. Eu acredito no título de campeão brasileiro, contra tudo e contra todos!!!

Por prof. Carlo Vicente Ramirez

Copa do Brasil 2011 – Final ( do site oficial)

Coritiba 3×2 Vasco
Local: Couto Pereira
Data: 08/06/2011
Horário: 21h50

Árbitro: Salvio Spinola Fagundes Filho (SP)
Assistentes: Alessandro A. Rocha de Matos (BA) e Emerson Augusto de Carvalho (SP)

Coritiba: Edson Bastos, Jonas, Demerson, Emerson, Lucas Mendes (Eltinho), Willian, Léo Gago (Marcos Aurélio), Marcos Paulo (Leonardo), Davi, Rafinha e Bill.
Técnico: Marcelo Oliveira
Banco: Vanderlei, Jeci, Eltinho, Tcheco, Geraldo, Marcos Aurélio e Leonardo.

Vasco: Fernando Prass, Allan, Dedé, Anderson Martins, Ramon, Romulo, Eduardo Costa, Felipe (Jumar), Diego Souza (Bernardo), Éder Luis e Alecsandro.
Técnico: Ricardo Gomes
Banco: Alessandro, Fagner, Márcio Careca, Jumar, Felipe Bastos, Bernardo e Elton.

Cartões Amarelos: Léo Gago (Coritiba), Felipe (Vasco), Eder Luís (Vasco), Eduardo Costa (Vasco), Bill (Coritiba), Leonardo (Coritiba), Jumar (Vasco)

Gols: Alecsandro, aos 11′ do 1º tempo (Vasco); Bill, aos 30′ do 1º tempo (Coritiba); Davi, aos 44′ do 1º tempo (Coritiba); Éder Luís, aos 12′ do 2º tempo (Vasco), Willian, aos 20′ do 2º tempo (Coritiba)

Público pagante: 31.516
Público total: 3.626
Renda: R$ 892.600,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.