sábado, 10 de março de 2012

Destrinchando o Coritiba

vAmigos, fui citado no blog do excelente Cristian Toledo. Fiquei orgulhoso e compartilho com amigos aqui.

Primeiro publico o que escrevi. E depois a coluna dele.

Insisto naquilo que disse no twiter para o programa da OTV. Lembra?

A grande diferença entre o Coritiba de hoje e aquele do ano passado é que aquele tinha o Bill que marcava lá na frente, atrapalhando a saída de bola do adversário, facilitando as roubadas de bola de Marcos Aurélio, Rafinha e outros, ajudando todo o sistema defensivo da equipe. O problema é uma dificuldade em manter esta pegada lá na frente. Eu continuo achando que com esta postura de pegada no campo de ataque este time deste ano é melhor do que o do ano passado.

Isto ficou evidente naquele gol sofrido contra o J. Malucelli. O meia armador do time do Parque veio com a bola dominada e ninguém encostou no cara. Quando o Urso pensou em encurtar a distancia para abafar a jogada já era tarde, pois o atacante já estava fazendo a volta e o passe saiu para este atacante no mano a mano com o Pereira. Mérito do passe, do dinamismo do atacante e falha do meio campo coxa-branca.

Neste time, Marcel não se mexe na frente com a mesma intensidade e Lincoln é mais preguiçoso do que o Marcos Aurélio. Nunca achei que o Marcos Aurélio fosse fazer falta ao grupo. Mas, admito que ele marcou muitos gols, coisa que Lincoln não esta fazendo. Quando o Lincoln for mais participativo. Ou melhor, se ele for mais participativo e assumir sua responsabilidade o time jogará mais. Com a entrada do Roberto, a equipe talvez nem precise do Lincoln e aí é que teremos problemas fora de campo, pois a fama do jogador Lincoln não e nada boa.

Na lateral, ainda acho que Jackson é mais jogador do que Jonas. E no meio, Leo Gago faz muita falta. Acho que só este esta fazendo falta. Já o Donizete vem sendo bem substituído por Willian.

Acho que precisamos de mais reforços sim. Seria legal a entrada deste Carceres que a Najda Mauad sempre fala, mais uma lateral esquerdo, um meia e uma atacante. Daí acho que faremos frente aos grandes da mídia paulista e carioca. Ou será que estou sendo muito otimista?

Por Prof. Carlo Vicente Ramirez

sex, 09/03/12

por Cristian Toledo |

categoria Coritiba

| tags tática

Recebi, aqui nos comentários, uma mensagem do amigo Carlo Ramirez. Resumo-a neste trecho: “A grande diferença entre o Coritiba de hoje e aquele do ano passado é que aquele tinha o Bill que marcava la na frente, atrapalhando a saída de bola do adversário, facilitando as roubadas de bola de Marcos Aurélio, Rafinha e outros, ajudando todo o sistema defensivo da equipe. O problema é uma dificuldade em manter esta pegada lá na frente. Eu continuo achando que com esta postura de pegada no campo de ataque este time deste ano é melhor do que o do ano passado. Neste time, Marcel não se mexe na frente com a mesma intensidade e Lincoln é mais preguiçoso do que o Marcos Aurélio“.

Pode parecer pouco, mas o fato citado pelo Carlo faz muito sentido. Aquele Coritiba insinuante de 2011 tinha como referência básica a forte marcação na saída de bola adversária. Era um time que ou roubava a bola para sair em velocidade ou “quebrava” a transição, facilitando a recuperação defensiva. Hoje, por mais que os meias e o centroavante se posicionem de forma semelhante, essa marcação não acontece – e aí os adversários ficam mais tempo com a posse de bola e o Coxa perde muito em qualidade.

Era um estilo de jogo bem definido – quando o Coritiba não o adotava, sofria. Lembro de jogos do ano passado, como contra o Grêmio, em que o Cori se retraiu e permitiu que o rival chegasse e vencesse. Hoje, mesmo que queira, o time de Marcelo Oliveira não consegue se impor.

E é uma questão pura de troca de jogadores? Em tese, não. Afinal, tecnicamente Bill e Marcel no mínimo se equivalem, mas um cumpre uma função e outro tem mais dificuldades. Só que não somente Bill pode fazer isso – Marcel, orientado e fisicamente bem, pode colaborar mais. Da mesma forma Lincoln, Renan Oliveira, Roberto (que não deve estrear neste final de semana) ou Everton Ribeiro, além dos lesionados Everton Costa e Anderson Aquino.

Mas se o treinador perceber que não é possível repetir aquela forma de atuar, que se aproveite agora para buscar uma nova forma. Marcelo Oliveira dá a entender que já estuda essa troca de estilo, ou projetando um time com três volantes, ou sem um homem de referência. Se vai dar certo é outra história, mas é importante para o Coritiba que essa avaliação seja feita rapidamente – e que ela não tire do foco a necessidade de contratações para a sequência da temporada.

Do site oficial vem a foto e a convocação dos jogadores para o jogo contra o Iraty.

A comissão técnica alviverde escalou 19 atletas para a partida contra o Iraty, domingo (11), às 15h50. Após o treino da manhã deste sábado, os jogadores entraram em concentração e viajam para o centro-sul paranaense.

A novidade é que Tcheco e Rafinha foram vetados para esta partida e Jonas, Djair e Anderson Aquino aparecem entre os convocados depois de ficarem fora por conta de lesões.

Confira os relacionados:

Goleiros: Vanderlei e Edson Bastos;
Laterais: Eltinho, Jackson e Jonas;
Zagueiros: Demerson, Emerson, Lucas Mendes e Pereira;
Volantes: Djair, Junior Urso, Gil;
Meias: Everton Ribeiro, Emerson Santos, Lincoln, Renan Oliveira;
Atacantes: Anderson Aquino, Geraldo, Marcel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.