segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Rompendo os paradigmas

“Dividir melhor o espaço na mídia e reconhecer a organização de clubes fora do eixo da mídia. Talvez assim, poderemos ter uma visão global do futebol brasileiro. Para reconhecer onde estão os bons valores, o bom futebol brasileiro e por fim a verdadeira cultura brasileira de jogar futebol.”

messi-neymar-071211

Cara, simplesmente não sei o que pensar.

Estou vendo a repercussão do jogo entre Santos x Barcelona nos diversos programas de TV. Fico cada vez mais perdido na tentativa de entender o que se passa na cabeça deles, jornalista. É muito tempo na TV desperdiçadas em bate boca sem a menor reflexão da verdade. Eles estão falando que o Barcelona deu uma aula de futebol e nosso país precisa rever seus conceitos sobre o jogo.

Não concordo em gênero, numero e grau! Admito que o baile do time catalão sobre o time praiano foi evidente. Os melhores jogadores do Santos não estiveram bem. Neymar e Ganso tremerão diante dos craques espanhóis. Isto reforça a tese que são grandes jogadores, porém ainda não estão prontos para brilhar internacionalmente.

Mas não concordo que estamos no caminho errado. Precisamos rever valores, sim.

O Grande problema é definir a cultura do futebol brasileiro por causa de um resultado. Em um único confronto. Este é o problema. Quando ganhamos, somos os melhores do mundo e ninguém nos segura. Quando perdemos, nada e ninguém presta em nosso futebol. Vejo em um programa ao vivo, críticas as atitudes do técnico Muricy durante o jogo. Ora, até ontem ele era o melhor do Brasil e agora nem presta mais. Neymar e Ganso eram a salvação daquela seleção convocada por Dunga na última Copa do Mundo e agora todos admitem que eles ainda não craques.

Devagar com o andor.

O confronto entre o melhor time do mundo contra o campeão da América evidencia apenas um confronto. Um jogo. De 90 minutos. Colocar a prova toda a “cultura” do futebol brasileiro por causa deste confronto é, no mínimo irresponsável. É tentar desviar o foco para falsas verdades.

Será que o campeão brasileiro conhecido este mês teria uma atuação tão abaixo contra o Real Madrid, ou então contra o Milan. Duvido que a diferença seja assim tão gritante. O Santos foi campeão em julho e ficou atrás do Coritiba na classificação final do brasileirão deste ano. Inclusive foram duas vitórias do Coritiba neste campeonato. O Santos não era o melhor do time da América do Sul atualmente.

Desta forma, estas discussões são no mínimo divertidas. A mentalidade do futebol brasileiro em criar jogador para a venda atrapalha, e muito. Montar um time por anos é impossível. Entretanto fica complicado tocar um time de futebol sem pensar em vender um ou dois jogadores por ano. Atletas que na maioria das vezes são insubstituíveis.

Com certeza a grana da TV não é o bastante para se fazer futebol no Brasil, ainda mais com as diferenças reveladas neste novo contrato da TV. Vejo o Corinthians ganhar do governo federal um estádio de futebol, um CT e ainda pro cima ter o bolo maior da TV, comparado com clubes como o Coritiba ou CAP. Clubes de futebol estruturados com estádio, CT, estrutura médica e fisiológica e etc. e que ganharam bem menos, revelam uma dificuldade enorme de tentar explicar ou entender o futebol. Uma mentira imoral repitida pelos veiculos de TV como sendo uma verdade inquestinável. Na verdade uma má intenção sem precedentes. Existe sim uma inversão de valores no futebol brasileiro. O melhor exemplo é este: ligo a TV para ouvir falar dos clubes daqui – Paraná – e só ouço falar de cariocas e paulista, como sempre, aliás.

Este sim é o paradigma que precisa ser quebrado. O futebol brasileiro não gira em torno do que se passa na TV paulista ou carioca.

O jogo entre o Santos e o Barcelona foi um confronto. Um time contra outro. Precisamos dividir melhor o bolo. Dividir melhor o espaço na mídia e reconhecer a organização de clubes fora do eixo da mídia. Talvez assim, poderemos ter uma visão global do futebol brasileiro. Para reconhecer onde estão os bons valores, o bom futebol brasileiro e por fim a verdadeira cultura brasileira de jogar futebol.

Por Prof. Carlo Vicente Ramirez

Imagem do site : http://www.vanguardia.com.mx/XStatic/vanguardia/images/espanol/messi-neymar-071211.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.