terça-feira, 1 de junho de 2010

Coritiba X Ponte Preta

Por Luiz Carlos Betenheuser Jr

VEJA A MATERIA ORIGINAL NO GLOBO.COM

Em que se pese o fato do Coritiba e da Ponte Preta não estarem no G4 do Brasileirão – respectivamente o 9º e o 13º colocados -, tradição não falta aos dois times que costumam fazer jogos muito equilibrados. O time campineiro é um adversário que costumeiramente complica as coisas para o Coxa e por isto o jogo desta noite de terça-feira, em Joinville, é marcado por cuidados redobrados e a necessidade de vencer a qualquer custo. Além de Pereira, Renatinho, Marcos Aurélio e Bill, todos contundidos, o time do Cori não terá Marcos Paulo, suspenso para esta partida após ter sido expulso na rodada anterior.

Com o retorno de Ariel ao time – o único atacante de origem no elenco em condições de jogo -, o Coritiba terá um jogo difícil contra a Ponte Preta. Aliado à necessidade de vencer, o adversário é um time experiente em jogar contra o Coxa, sabendo que não pode ceder espaços e precisa marcar forte. Além disto, no lado Coxa-Branca, vários são desfalques, seja por contusão, como é o caso de Pereira, Renatinho, Marcos Aurélio e Bill e Marcos Paulo, suspenso para esta partida.

A expectativa é para saber se o treinador Ney Franco irá montar um esquema 3-5-2, o qual é utilizado em jogos fora, ou manterá o Cori num 4-4-2, o que parece ser o mais provável, já que o Verdão precisa vencer o jogo de qualquer maneira.

A volta de Andrade ao time coritibana é tida como certa, já que o jovem Marcos Paulo cumpre a automática pelo cartão vermelho. Com Donizete ao seu lado, Andrade deverá ter uma saída de jogo com os laterais, para facilitar a dinâmica de jogo em velocidade, mas certamente terá que cuidar dos espaços no setor, para evitar que o time pontepretano cresça na partida.

Só com Ariel de atacante de origem no time, o Cori terá que ser mais criativo com Rafinha e Dudu, que deverão ser marcados de perto pelos campineiros, pois eles sabem que se a jogada não sair pelos meias, a tendência é dificultar o jogo de Ariel, já que Triquinho e Ângelo são atletas que não avançam com muita frequência.

Contra um time que conhece o estilo coritibano de jogar, o time verde e branco precisará mostrar muitos cuidados defensivos, pois se a Ponte chegar a marcar seu gol, fará um cerco defensivo e abrirá o jogo pelos lados, num contra-ataque que costuma levar perigo se a bola chegar na grande área, onde também o time alviverde costuma mostrar vulnerabilidade no posicionamento.

Ney Franco escolheu vários meias para o jogo contra o time alvinegro de Campinas: Dudu, Enrico, Geraldo, Jefferson, Ramon, Tiago Real e Rafinha.

Fato triste para as categorias de base é que apenas dois atletas lá formados seguiram viagem para a bela cidade de Joinville: Lucas Mendes e Tiago Real. O jovem Geraldo, que veio para o time Coxa em 2009 deve ter uma oportunidade para jogar durante a partida, entrando no time comandado por Ney Franco para dar maior poder ofensivo ao Coritiba.

A vitória é uma questão fundamental para os alviverdes subirem na tabela e diminuírem parte da pressão por bons resultados. A torcida irá seguir viagem até Joinville, irá apoiar o time de coração, mas cobrará resultados, já que o Coxa só terá mais duas rodadas antes da parada à Copa do Mundo e estando apenas na 9º colocação, com 8 pontos, precisa vencer para subir na tabela e ainda jogara para baixo um time que tem tudo para ser um dos concorrentes direto ao G4 deste Brasileirão. Se vencer a Ponte Preta, o Coritiba ficará a 5 pontos do adversário e se aproximará do seleto grupo dos times que subirão de série esta temporada.

Ao certo é que fica uma expectativa na torcida Coxa de encontrar um adversário difícil, que sempre mostra valentia ao enfrentar o Verdão A superação é palavra de ordem para os jogadores, que precisarão se inspirar no exemplo do time de 2007, que arrancou uma vitória de virada por 2×1 nos minutos finais do jogo. Raça é fundamental para vencer a Ponte em Joinville.

Para este jogo, um convidado ilustre, o atacante Keirrison estará em Joinville para torcer pelo ex-Clube e pelos companheiros de Alto da Glória.

O ADVERSÁRIO

“Sabíamos que essa maratona inicial de jogos antes da Copa exigiriam muito fisicamente dos jogadores e quero ter certeza de que levaremos os que estão melhores para que tenhamos condições efetivas de nos reabilitar diante do Coritiba. Então podem haver novas caras no time, sim, mas isso vai depender do que observarmos neste domingo. Faremos o que for melhor para a Ponte Preta”. Palavras do treinador Jorginho, da Ponte Preta, ao site oficial do time campineiro.

Vinda de dois empates a um gol – Bahia e Guaratinguetá – e uma derrota por 3×1 – contra o São Caetano, na casa do adversário -, o time da Macaca que tem um jogador que já passou pelo Coritiba, onde foi muito criticado pela torcida, o lateral-esquerdo Vicente, mas no time de Campinas é titular absoluto.

Contando com o goleiro Eduardo Martini, que já conhece o estilo de jogo do futebol sulista, o meio-campista Tinga, um dos principais nomes do time e do atacante Pablo Escobar, que não costuma vacilar em lances na grande área, o time paulista joga no 4-4-2. Para enfrentar o Alviverde, a Ponte deverá concentrar os volantes na marcação de Rafinha e Dudu para impedir a criação de jogadas, já que sabem que o Coxa jogará só com um atacante de origem, o gringo Ariel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.