sábado, 18 de setembro de 2010

Torcidas organizadas

Violencia em Curitiba, leia a matéria original

18/09/2010 às 02:03:57 - Atualizado em 18/09/2010 às 09:23:27

Fanáticos e Ultras se enfrentam e promovem quebradeira em lanchonete da Arena

O vereador Julião da Caveira estava no quebra-quebra e foi encaminhado à delegacia

O vereador Julio César Sobota (Julião da Caveira), do PSC, presidente da torcida organizada do Atlético Paranaense “Os Fanáticos”, foi detido na noite desta sexta-feira (17), para prestar esclarecimentos sobre a quebradeira da lanchonete Praja, localizada no estádio da Arena da Baixada, no bairro Rebouças, em Curitiba. O quebra-quebra aconteceu por volta das 23h30 durante a festa de 18 anos da torcida organizada ULTRAS, do Atlético.

Testemunhas disseram à polícia que cerca de 60 torcedores comemoravam o aniversário no momento em 30 ou 40 torcedores da torcida organizada OS FANÁTICOS, do mesmo time, invadiram o local provocando uma grande briga. Há uma rivalidade histórica entre as duas torcidas.

Cadeiras e mesas foram quebradas durante o confronto que deixou vários torcedores feridos. Em entrevista à Banda B, a dona da lanchonete, Maria Bruel, disse que a invasão teria sido comandada pelo presidente da Fanáticos, o vereador Julião da Caveira. “O Julião foi o responsável por toda a confusão. Ele que liderava os torcedores que chegaram agredindo todo mundo. Eles quebraram tudo. Se não fosse a chegada da polícia, eu não sei o que teria acontecido”, disse a comerciante que prestou depoimento à delegada de plantão no Ciac-Sul.

Confirmando a versão da dona da lanchonete, Marcelo Lopes, fundador da Ultras e conhecido como Rato, contou à reportagem da Banda B que o vereador Julião estava junto e inclusive tinha iniciado a confusão. "Eles estavam em mais ou menos em 40 pessoas, todos caracterizados de Fanáticos. O vereador que começou a briga. Tá tudo filmado", disse. (OUÇA O ÁUDIO)

O vereador foi encaminhado pelos policiais militares que atenderam a ocorrência até a delegacia. Ele não foi algemado. Outros torcedores foram para a delegacia como testemunhas. Muitos apresentavam escoriações no corpo em razão da briga.

A Banda B tentou ouvir o presidente da Fanáticos, mas ele não quis gravar entrevista. “Meu advogado me orientou a não falar nada. Vou esperar”, afirmou Julião. Ao ser informado de que torcedores e a dona da lanchonete teriam o apontado como o responsável pela invasão, ele disse: “Deixe que falem o que quiserem”.

Julião assinou um termo circunstancial e foi liberado perto das 4h da manhã do Ciac-Sul.

Triste coincidência

O incidente acontece na véspera da volta do principal rival do Atlético, o Coritiba, voltar a jogar em seu estádio, o Couto Pereira, depois de ficar nove meses afastado exatamente por um caso de violência envolvendo torcidas organizadas. No dia 6 de dezembro do ano passado, torcedores, a maioria vestidos com camisas de torcidas organizadas, invadiram o campo e provocaram o pior episódio de violência do futebol brasileiro. O Coritiba foi punido com a perda de mando de 30 jogos, além de multa.

A selvageria ganhou a mídia nacional e internacional. Torcedores foram presos e cerca de 25 pessoas ficaram feridas, entre policiais, torcedores e pessoas que estavam nos ônibus na hora da confusão. Na época, o vereador Julião defendeu o fim da violência das torcidas e assinou uma moção de apoio da Câmara de Curitiba para tentar derrubar a punição imposta pelo STJD.

Seis meses antes, em junho de 2009, o vereador atleticano promoveu um seminário na Câmara de combate à violência entre torcedores de clubes de futebol de Curitiba com o tema "Futebol, uma jogada pela paz!".

"Nos dias de hoje, a violência não é um problema específico do futebol. Não podemos confundir os torcedores organizados com os torcedores violentos", afirmou Julião em junho de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.