quinta-feira, 14 de março de 2013

Falta de equilibrio preocupa no Coritiba

ACP_CFC017-gpi-w600zc1q90

"Em time de craques técnico é superfluo. No de cabeças de bagre é inútil". Nego Pessoa

Continuo confuso com o futebol ofensivo prometido pelo técnico Marquinhos Santos.

O Coritiba, não venceu um dos piores times da competição. Teve dificuldade e mesmo tendo sido prejudicado pela arbitragem, não merecia ter melhor sorte.

As mudanças de esquema tático durante o jogo mudam em função do humor do treinador. Seria muito simples, acertar na escalação, tendo Luccas Claro, Leandro Almeida e Chico formando o trio de zagueiros. Desta forma, a mudança de esquema seria em função do posicionamento do Chico. Volante de origem daria qualidade na saída de bola sem perder o poder de marcação, dominando inclusive o meio campo. Ele jogaria atrás dos dois outros zagueiros e quando estivesse na frente dos zagueiros jogaria com volante: um libero.

Esta peça chave, foi inclusive citada pelo jovem treinador com argumento de seu trabalho.

Fico cada vez mais indignado com o discurso sem sentido do Marquinhos Santos. Ora, se ele levou todo o primeiro turno para organizar o sistema defensivo ele deposita confiança nos zagueiros, laterais escalados e no excelente volante Willian. Mas, fora o jovem Willian e os zagueiros Chico e Leandro, as outras peças tem sido mudados constantemente. Dá a impressão que ele não tem a devida convicção no que esta falando. Ou seja, ele não arrumou sistema nenhum. As fragilidades dos adversários teriam ludibriado o jovem treinador? Só pode.

Os laterais parecem ser um problema sem solução. Patrick, lateral direito só joga bem, como ala no lado contrário. Enquanto que o Eltinho não tem a menos qualidade na marcação. Contra o Paranavaí ele tomou um verdadeiro passeio de todos os jogadores que se aventuravam pelo seu lado. A baixa produção do time todo neste jogo, deve-se principalmente a falta de qualidades neste importante setor.

No meio, além das unanimidades: Willian, Rafinha e o craque Alex, M.S encontrou no Robinho a qualidade necessária para armar o time coxa-branca. Neste jogo em Paranavaí, Lincoln jogou bem. Demonstrou entrega ao jogo. Entretanto, como ele não repete boas atuações em jogos seguidos, considero que ele não seja a solução para um melhor futebol.

E para piorar as coisas para o inconstante técnico, o Julio César esta em péssima fase, prejudicando qualquer tentativa de segurar a bola no campo de ataque. Quando o atacante segura a bola na frente, da tempo para os meias e zagueiros respirarem. Esta fragilidade dava a impressão de que a equipe vinha sendo pressionado pelo fraco time do Paranavaí, que de tanto receber bolas de graça de Eltinho, Patrick e Julio Cesar, aos poucos foi gostando do jogo e tentava as jogadas ofensivas.Assim encontrou os dois gols.

Apenas os gols do craque Alex me deram satisfação no jogo de ontem. O que a equipe precisa é equilíbrio. Atacar com força e se defender bem. Ver o Coxa cadenciar o jogo no primeiro tempo. Tomar o gol e sair desesperadamente em busca do gol, se abrindo completamente evidencia a falta de equilíbrio entre ataque e defesa.

Muito pouco para uma equipe considerada como sendo a grande favorita ao título. Alguma coisa precisa acontecer. O técnico Marquinhos Santos parece ter um futuro promissor. Mas, o futuro começa agora.

Foto do site oficial do Coritiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.