terça-feira, 26 de outubro de 2010

Entrevista: Luiz Carlos Betenheuser

Estou publicando novamente a entrevista feita pelos alunos do CEPAMM com Luiz Carlos sobre “Fair Play”.

http://colunas.globoesporte.com/luizcarlos/ http://www.coxanautas.com.br/

Nas ultimas semanas mobilizei os alunos do 1º E da 8ºE do C.E.P.A.M.M. para desenvolver este Projeto de Paz ("Fair Play"). A primeira etapa foi a pesquisa sobre o tema. A segunda etapa foi a elaboração desta entrevista com Luiz Carlos Betenheuser Jr., sobre este importante tema.
Conheci o trabalho do Luiz Carlos no site dos Coxanautas de quem sou assíduo leitor. Mais tarde, fui encontrá-lo no site da GLOBO.COM no Blog da torcida que nunca abandona e me tornei leitor assíduo dos textos e de vez em quando eu até participo com algumas das minhas opiniões sobre nossos interesses em comum: o COXA. Seus “posts” abrangem todos os fatos que fazem a atual historia do Coritiba F.C. de forma clara e ética, parcial (como todo torcedor) é verdade, mas centrada na razão e com muita coerência.
Passei a idéia da entrevista por email e ele prontamente me atendeu e em menos de dois dias ele participou respondendo a entrevista, demonstrando ser uma pessoa muito atenciosa e responsável pela causa da CULTURA DA PAZ!!!

Obrigado Luiz.

1) De onde vem seu amor pelo Coritiba F.C.? (pergunta de Eduardo Ferreira da 8ªE):

Luiz Carlos Betenheuser Jr- Vem do berço, da influência de meus pais, que me levavam aos jogos quando eu era bem pequeno.

2) Qual a sua profissão? O que te motivou a escolher esta profissão? (pergunta de Maysa Amaral e Bruno Santana da 8ªE):

Luiz Carlos Betenheuser Jr: Sou funcionário público municipal, trabalhando na área financeira. Fiz um concurso, acabei passando e logo me destaquei, ganhando chefias e subindo na profissão. Com o passar do tempo, acabei ficando, fiz uma pós-graduação na área e continuo lá.

3) Você esta satisfeito com ela? O que te trás mais satisfação nela? (pergunta de Bruno Santana da 8ªE).

Luiz Carlos Betenheuser Jr: Estou satisfeito no sentido de poder ganhar minha vida sendo honesto, trabalhando sério e podendo cuidar da minhas duas filhas. A maior satisfação minha é ser incorruptível e com isto poder ajudar a fazer uma cidade melhor, para mais gente poder viver bem.

4) Você é um dos criadores do site: Coxanautas. Como surgiu a idéia e qual seu objetivo com este projeto?A qto tempo existe este projeto? (Pergunta do prof. Carlo):

Luiz Carlos Betenheuser Jr: O site surgiu em 96, no início da Internet no Brasil. Foi a primeira torcida virtual do Paraná, que surgiu através duma lista de discussão entre torcedores, que trocavam ideias sobre o time do Coxa usando o e-mail. Entrei no site em 2001 e fiquei lá por oito anos. O objetivo meu foi o de fortalecer o Coritiba, divulgando-o na mídia digital. Além disto, o de permitir que a torcida tivesse acesso às informações num meio de comunicação gratuito e mais democrático, a Internet.

5) O que você acha das torcidas organizadas de hoje? (pergunta de Bruno Henrique da 8ªE).

Luiz Carlos Betenheuser Jr: Falo da minha experiência com as torcidas de Curitiba, do Coritiba. Elas são muito importantes para o Clube. E ainda conseguem colaborar com a sociedade, com projetos sociais como o da Império, o http://www.torcidasocial.com.br/. Outro projeto bacana da Império é um de pacificação de torcedores, em que eles palestram nas escolas municipais de Curitiba. Elas precisam estar mais próximas das autoridades para combater o vandalismo, a violência e a drogadição, mas isto tem que partir das autoridades.

6) As torcidas organizadas são as principais vilãs nestes problemas que estamos tendo em Curitiba? Como elas praticam o Fair Play? (pergunta de Letícia Martins do 1º E ).

Luiz Carlos Betenheuser Jr: Não, não são. Existe uma falsa informação, que mistura violência com torcidas organizadas. Um crime de trânsito não tem relação com o futebol. O Fair Play ainda é praticado numa escala pequena, com os projetos sociais e com as prevenções antes dos jogos, com as reuniões com a polícia militar e autoridades. O problema violência é um reflexo sócio-ambiental. As comunidades de áreas mais violentas da cidade trazem uma vivência muito prejudicial aos jovens, com as drogas, os crimes, a prostituição infantil, o alcoolismo, a violência contra as crianças e mulheres. Este reflexo é vivenciado pelos jovens e isto também é refletido em brigas de vilas e comunidades. Nos dias de jogos, se estes grupos se encontrarem na ida ou volta aos estádios, há brigas. Por isto, é necessário a polícia ter informações e infra-estrutura para coibir estes problemas.

7) Quais as vantagens das chamadas “torcidas aliadas” de outros estados? Existe alguma desvantagem? (pergunta de Ismael Detofeno da 8ªE) :

Luiz Carlos Betenheuser Jr; A vantagem existe para quem viaja pelo país. Eles recebem, hospedam, ajudam a trafegar pelas cidades os torcedores visitantes. As desvantagens são em relação às rivalidades locais. Isto pode gerar violência entre torcidas de outros estados também.

8) O que você entende por “Fair Play”? (pergunta de Ronaldo Koloda Jr da 8ªE ):

Luiz Carlos Betenheuser Jr :Uma atitude onde as pessoas toleram as diferenças e praticam o respeito mútuo. Saber que num jogo, a vitória ou derrota é conseqüência de quem mais treinou, mais se capacitou, é do jogo. Saber respeitar as regras do jogo, sem buscar prejudicar os outros adversários é uma postura importante, responsável, educada. Há limites para buscar a vitória. Não se deve abusar nesta busca, querendo enganar, mentir, ou machucar os adversários.

9) A prática do Fair Play pode influenciar os jovens a serem pessoas melhores? (pergunta de Igor Cizenok do 1º E):

Luiz Carlos Betenheuser Jr: Podem sim. Todas as práticas de tolerância e respeito são válidas. Saber compreender que as pessoas são diferentes entre si, mas existem coisas em comum – como a segurança, o amor, o carinho, a felicidade, a diversão, a amizade – que são maiores do que a competição que a vida moderna trouxe à sociedade.

10) O ideal do “Fair Play” é o bastante para convencer os torcedores e acabar com os problemas que temos hoje em dia em Ctba? Você teria alguma sugestão para resolver estes problemas?(pergunta de Jessica da Silva do 1º E):

Luiz Carlos Betenheuser Jr :Infelizmente, não. Ele pode sim ajudar numa das frentes ao combate a violência, que é a da orientação, educação e formação da nova geração com valores positivos. Neste sentido, o Fair Play é útil e sim, pode ajudar a diminuir a violência. Ma sé necessário também que os governos – em todos os níveis – estejam preparados para combater a violência com a prevenção e punição. Prevenir é ter informação e estrutura de polícia e de Justiça. Punição é mudar e lei, para ter maior rigor contra pessoas violentas na sociedade. Elas precisam ser punidas, sejam torcedores ou não.

11) Qual a obrigação dos jogadores, dos árbitros em prol do “Fair Play”? (pergunta do professor Carlo):

Luiz Carlos Betenheuser Jr: A de dar exemplo para o torcedor. Jogadores e dirigentes brigando, batendo em árbitros, como ocorreu no futebol da suburbana, é uma ação péssima, um mau exemplo. E não foi culpa de torcidas organizadas. Pessoas públicas, famosas como os jogadores, deveriam estar permanentemente unidos em prol da paz, fazendo campanhas educativas contínuas pela paz.

12) Como o seu trabalho, no blog e no site, e da mídia especializada pode influenciar as pessoas em prol do “Fair Play” e da cultura da paz?(pergunta de Jessica da Silva do 1º E e Wellinton de Cristo da 8ªE ):

Luiz Carlos Betenheuser Jr: trazendo informações corretas. Muita coisa dita sobre organizadas, barras bravas – torcidas da América do Sul – e hooligans – torcidas da Europa – são mentirosas. Isto só prejudica o combate sério à violência. A imprensa precisa buscar as informações corretas par ajudar na solução do problema.

13) A extinção das organizadas seria uma solução? (Pergunta do prof. Carlo):

Luiz Carlos Betenheuser Jr: Não seria. E irá aumentar o problema. Mas isto deve ocorrer até 2014, devido a Copa do Mundo. Os comandos continuarão agindo, pois o problema é sócio-ambiental. O fim das organzidadas, como solução para o combate à violência, deveria ter ocorrido em meados dos anos 90. Atualmente, os comando são mais organizados e têm vida própria. As cidades cresceram muito e suas regiões metropolitanas, em especial nas grandes capitais brasileiras, também. O problema da violência é muito maior do que a atuação das organizadas. Acabam-se com as camisas, mas as pessoas continuam se relacionando, se conhecendo e morando próximos. A solução não é esta. Mas a imprensa quer levara a crer que é.

14) E os clássicos com uma torcida só? (Pergunta do prof. Carlo):

Luiz Carlos Betenheuser Jr: Não funcionarão. E aumentarão a violência, pois o controle das autoridades diminuirá, não tendo a descentralização da polícia nos bairros e terminais. As torcidas continuarão se encontrando, seja para ir ao jogo, seja para ir assistir ao jogo pela TV.

15) Quais são suas considerações sobre a copa do mundo em Curitiba? (pergunta de Douglas da Silva da 8ªE ):

Luiz Carlos Betenheuser Jr: O Brasil não deveria ter se inscrito para a Copa. O país precisa investir sim em educação, saúde e segurança, que estão muito mal em termos gerais. A Copa é um luxo que não se permite num país com tantas crianças nas ruas, tanta violência contra a mulher, tanta prostituição infantil e consumo de álcool, fumo e drogas na juventude. Com tantos problemas na saúde pública e com tantos analfabetos. Com dezenas de milhões de miseráveis, a Copa não deveria ser realizada no Brasil.

16) Como deve ser a nossa atitude diante uma situação de violência ou vandalismo? (pergunta de Gustavo dos Santos do 1ºE ):

Luiz Carlos Betenheuser Jr: Sempre contrária. Temos que ser intolerantes com a violência, seja ela qual for. Seja no futebol, no lar, na escola. Não podemos tolerar o vandalismo. As cidades são bens comuns, de um povo, precisam ser bem cuidados pra atender mais pessoas que deles precisam.

---------------------------------------------------

Aqui eu converso com ele pelo FACEBOOK na tentativa de atualizar esta entrevista. Leia:

  • Salve Luiz..tudo bem...
    Lembra daquela entrevista, sobre o fair play q vc respondeu para mim...
    vc poderia responder de novo so q desta x na web cam..e me mandar, por youtube, com uma saudação para meus alunos...ficaria bem mais legal..o q vc acha...

  • Torcida Que Nunca Abandona Professor, não tenho webcan, lamento.

  • Ramirez Carlo Vicente Ramirez Poxa q pena...mas vou republicar...vc pode me responder mais um pergunta para atualizar o trabalho: Como o torcedor de bem deve analisar os acontecimentos do dia 06/12 ?
    abraço

  • Torcida Que Nunca Abandona

    Como sendo uma atitude ERRADA e que precisa ser punida. E a punição, extensiva não só a quem invadiu, mas a quem permitiu a invasão, por ação ou por omissão e negligência. Isso envolveria autoridades públicas e os dirigentes do Clube.
    Aquilo ocorreu foi errado, injustificável, mas foi feita por uma minoria, cerca de 0,01% dos presentes no estádio. Eles estão respondendo na Justiça pelos atos cometidos.
    O torcedor não tem esse papel de invadir campo ou atirar objetos nas pessoas. O papel dele é TORCER pelo time de coração, seja qual time for.

    há 7 horas · Curtir (desfazer) · 1 pessoa

  • Ramirez Carlo Vicente Ramirez VALEW...a noite, publico...abração...

    há 7 horas · Curtir · 1 pessoa

------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.