quinta-feira, 21 de abril de 2011

“Fair Play”

tn_625_490_NOVO_los180411

Tenho lido na mídia, que agora a PM esta tentando evitar uma provável entrega do troféu ao Coritiba, na baixada. Percebi que a preocupação é muito grande com a situação. Afinal, a PM não garante a segurança total do envolvidos. “Não podemos garantir a integridade dos atletas em meio a cerca de 20 mil atleticanos”, afirma o tenente Cristiano Machado, citado pela Gazeta do Povo. Esta notícia vem criando uma grande polêmica nas diversas mídias sociais e em sites de relacionamentos.

Lembro-me que na última vez que conquistamos um troféu naquele estádio, a segurança do Clube Atlético Paranaense proibiu o presidente da Federação Paranaense de Futebol de adentrar no estádio com a TAÇA. Fato que evidenciou toda a falta de desportividade e “fair play” do presidente do CAP, e ainda falta de habilidade do presidente Hélio Cury em lidar com a situação. O presidente Helio Cury, fez sua parte, remediou o problema se posicionando no novo regulamento do campeonato, lido e aprovado por todos, que obriga a entrega do troféu. O presidente da F.P.F se redimiu e  o CAP, fará o mesmo?

Acredito que a preocupação com o fato deve ser debatida de maneira aprofundada, deixando os interesses clubísticos de lado. Porém, preciso argumentar que quando uma pequena parte da torcida coxa-branca invadiu o gramando para protestar contra o rebaixamento a série B, a mídia nacional acusou o culpou a entidade CFC e toda torcida do Coritiba foi tachada de violenta. Posteriormente, o STJD puniu de maneira “exemplar” o Coritiba com a perda de mandos em 30 jogos. Pena, diminuída legalmente e cumprida com extrema CORREÇÃO pelo clube do Alto da Glória. O Coritiba era um exemplo, que deve ser seguido neste caso também!

Caso alguma manifestação da diretoria do CAP em rasgar o regulamento ou algum torcedor protestar violentamente contra o provável título do Coritiba, deve ser punido pelo STJD. Onde esta o STJD agora para garantir os direitos do Coxa? E a mídia nacional para divulgar estes fatos. A discussão é saudável, mas cabe ao Clube Atlético Paranaense, e a PM garantirem a segurança de todos os envolvidos neste jogo. Ou será a comprovação de que o Coritiba foi um bode expiatório de uma política de segurança que não existe. E de que, nem o Estádio da ARENA e nem Estado do Paraná tem segurança ou competência para sediar a próxima Copa do Mundo. O problema é muito sério e ultrapassa a esfera local de discussão, ou será que estou enganado....

Cartoon, de Tiago Recchia, da Gazeta do Povo.

Por Prof. Carlo Vicente Ramirez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.