sábado, 10 de abril de 2010

Coritiba 3 X 1 Iraty

Não pude escrever sobre o jogo, desta forma publicarei o post do Luiz Carlos para o blog:Alma Guerreira leva o Coritiba à vitória

qui, 08/04/10

por luiz.carlos |

categoria Coritiba, Paranaense, Pré & Pós-jogo

| tags Coritiba, Pós-jogo

Marcello Schiavon

Marcello Schiavon

Merecidamente, na melhor apresentação do Coritiba no Couto Pereira na temporada, o time alviverde venceu bem e acabou com o sonho do Iraty em buscar o título regional de 2010. Com o 3×1 – gols de Demerson, Marcos Aurélio e Rafinha – o Coxa venceu e se manteve na liderança do Paranaense e jogou novamente a pressão para o time da Baixada que precisa vencer no fim de semana para seguir na cola do Coritiba, que joga no domingo, contra o Operário de Ponta Grossa.

Com os desfalques de última hora de Triguinho (que não deve voltar a jogar pelo torneio regional) e Capixaba (que ficaria no banco no jogo contra o Iraty), o time do Coritiba entrou em campo vestindo o uniforme comemorativo, todo branco, mas desta vez com as mangas longas.

Num 3-5-2 adaptado na defesa. Lucas Mendes jogou com um lateral-esquerdo que ficava na marcação do ala, saindo para o jogo com a dupla de volantes e com o meia Renatinho. Ao lado dele, Demerson e Jeci compunham a zaga, e Heffner formava na lateral da direita.

O meio-campo voltou a contar com a boa presença de Marcos Paulo, importante articulador ofensivo pela direita, com Donizete ficando mais na marcação e Rafinha e Renatinho se aproximando da dupla Marcos Aurélio e Ariel.

A proposta tática de Ney Franco deu certo, matando as jogadas dos dois alas do time do Azulão. Sem poder contar com o apoio pelos lados do campo, o Iraty foi amplamente dominado no primeiro tempo. O Coxa mandou no jogo, apesar de pecar nas conclusões. Heffner jogou mais avançado, numa jogada onde as triangulações contavam com o apoio de Marcos Paulo e a chegada de Rafinha, que entrava na diagonal. Pelo lado esquerdo, Lucas Mendes fechou o espaço, enquanto Jeci e Demerson ficavam na cobertura. Foi o melhor momento da zaga coritibana em jogos no Alto da Glória nesta temporada.

O padrão de jogo do Cori contra o Iraty foi de bastante dinamismo no ataque, com muitas jogadas de toques de bola para buscar o espaço na zaga azul e branca. Os arremates de fora da área foram constantes, com o Coxa jogando mais pelo lado direito, pois Renatinho novamente não teve um bom desempenho.

Com a pressão em campo e o apoio da galera da curva da entrada do Couto, que não parava de apoiar o time, o Verdão chegou ao primeiro gol aos 35, com Demerson de cabeça. A vantagem fazia por merecer o melhor time no gramado, o Coritiba.

Na etapa inicial, Ariel saiu muito da área e isto favoreceu o trio defensivo na zaga do Iraty, que marcou bem o jogador coritibano.

Para o tempo final, Ney Franco manteve o mesmo time, que veio de um bom desempenho, apesar das falhas nas conclusões. Só que o Iraty chegou ao gol com menos de 10 minutos, depois dum lance de falta em Jeci pela esquerda, uma boa troca de passes e o jogador do time azul chutando rasteiro, no canto de Bastos, fazendo o gol de empate.

A partir daí, o time do Verdão caiu um pouco de produção, até Ney Franco mexer na equipe, tirando Lucas Mendes (para a entrada do ala-esquerdo Denis) e Renatinho (com o meia-avançado Geraldo entrando em seu lugar). Como Heffner não repetiu o bom desempenho do primeiro tempo, coube a Marcos Paulo e Geraldo jogaram mais avançados, abrindo o jogo na direita. Ali começava a mudar o panorama do jogo.

Com a fiel torcida Coxa-Branca cantando mais alto e mais forte para ajudar o time em campo, o Verdão passou a jogar pelos lados do campo, com Denis subindo mais e puxando Marcos Aurélio e por vezes Rafinha por ali. Ariel começou a jogar melhor taticamente, segundo um dos zagueiros e abrindo o espaço para as entradas em diagonal dos jogadores alviverdes.

Em que se pese uma ótima chance para o time do interior fazer mais um gol, num lance em que Édson Bastos saiu nos pés do atacante, que entrou pela esquerda, fintou o camisa 1, mas na hora de passar para a conclusão bobeou, o segundo tempo foi de forte presença ofensiva do time Verde e Branco.

Rafinha melhorou o seu desempenho e Marcos Aurélio também. Com um lindo chute no canto, aos 29, o camisa 10 do Verdão fez o Couto explodir de alegria, ao fazer o 2×1, trazendo a justiça no placar.

Marcello Schiavon

Marcello Schiavon

O time visitante bem que tentou o gol de empate e ainda exagerou em alguns lances de bola dividida. Mas o Coritiba estava melhor em campo, se posicionou para o contra-golpe (neste momento do jogo, Jeci e Demerson mostraram maior segurança defensiva e permitiram que o time tivesse tranquilidade para contragolpear em velocidade), e o terceiro gol até que demorou a sair, aos 44, depois de uma bonita jogada individual de Geraldo. O jovem angolano recebeu a bola pela esquerda, avançou rapidamente, seguido por dois marcadores e fuzilou na saída do goleiro. A bola explodiu na trave e voltou nos pés de Rafinha, que fez o 3×1 e foi comemorar com a torcida.

Nota triste para o comportamento do treinador Gilberto Pereira contra um gândula, que foi expulso, e de um careca jogador do Iraty, que hostilizou o profissional na saída do campo, sendo muito vaiado pelos torcedores alviverdes.

O time visitante mostrou um bom toque de bola e muita determinação, fazendo um bom jogo, mas não o suficiente para impedir a vitória do Coxa, que venceu, convenceu e ainda deu um “Olé!” nos minutos finais. Com alguma violência e contatando com a “colaboração” da péssima arbitragem de Jaber Cassou e seus assistentes, Adair Carlos Mondini e Mauricio Batista dos Santos, todos muito mal na partida, o Iraty deixou o gramado do Couto Pereira sabendo que a Alma Guerreira e a força da torcida do Coritiba (elogiada pelo zagueiro Demerson, na coletiva à imprensa), se tornaram uma combinação difícil de ser superada no Alto da Glória.

A arbitragem foi péssima, parecendo sentir o peso das críticas do jogador do time da Baixada, aquele que veio do Goiás, que reclamou que a arbitragem estava “prejudicando” o time ruborizado, foi o Coritiba quem realmente acabou sendo prejudicado no apito, pois a arbitragem foi irritantemente desastrosa, invertendo lances a todo momento. Mas nem ela conseguiu estragar a festa da fiel torcida Coxa-Branca, que aos 40 minutos do tempo final, usou uma dezena de sinalizadores verdes para iluminar os céus do Alto da Glória, saudando o desempenho do time coritibano.

A vitória de 3×1 foi inquestionável, contra um bom time do Iraty, o melhor do interior. O Coritiba teve disposição tática mais ajustada ao jogo em velocidade, com uma zaga mais forte na marcação, teve em Marcos Paulo um fator tático muito importante, dando dinamismo no setor de meio-campo e contou com uma boa conclusão de Rafinha e Marcos Aurélio no segundo tempo. Fisicamente o Cori se mostrou muito bem, fazendo um gol quase no fim do jogo. Outro fator positivo foi a postura do time em campo, um time que lutou pelo resultado e por isto foi agraciado com a vitória. Foi um time com Alma Guerreira, como a torcida do Coritiba tanto gosta. Em que se pese o frágil nível técnico da competição, ao vencer e se manter na liderança, o Coxa traduziu na vitória sua melhor condição. O supermando continua a favor do Alviverde, que segue líder e agora vê o time da Baixada novamente correndo contra e pressionado pela necessidade da vitória no fim de semana.

21 comentários »

Triguinho e Capixaba estão vetados para o jogo

qui, 08/04/10

por luiz.carlos |

categoria Coritiba, Elenco, Paranaense

| tags Coritiba, Departamento Médico, Fabinho Capixaba, Triguinho

O site oficial do Coritiba anunciou que os laterais Triguinho e Fabinnho Capixaba estão vetados para o jogo desta noite de quinta-feira, contra o Iraty, no Estádio Couto Pereira.

Segundo a matéria, “ambos deixaram o treino de ontem sentindo dores musculares na posterior da coxa esquerda e realizaram um exame de ressonância magnética nesta quinta pela manhã e o Dr. Bráulio possivelmente tenha o resultados do exame no início da noite de hoje”, quinta-feira. Após os resultados exames, o Departamento Médico coritibano irá definir o tempo de recuperação dos atletas.

Com os vetos aos dois atletas, Ney Franco chamou Rodrigo Heffner (que seria titular na partida, já definido no treino de quarta) e Dênis.

6 comentários »

Era o Mineirão, estávamos em 1985 e tínhamos o Time d’Alma Guerreira

qui, 08/04/10

por luiz.carlos |

categoria Coritiba, História

| tags Coritiba, memória

Reprodução

Reprodução

O fiel torcedor Coxa-Branca Sérgio COsta XAvier, o Sérgio Coxa, digitalizou uma matéria da revista Placar que em 1985 registrava a conquista do Coritiba sobre o Atlético Mineiro, em pleno Mineirão, com mais de 64 mil torcedores pagantes, após um heróico empate sem gols, que silenciou o maior estádio de Minas Gerais.

Compartilho estas lembranças com os torcedores do Alviverde do Alto da Glória. Os mais novos podem saber mais a história e entender porque gostamos tanto de times valentes, raçudos e incansáveis, que busquem a vitória até o fim. Gostamos de time d’Alma Guerreira.

O Coritiba foi, verdadeiramente, o Time da Raça, que parou um timaço que tinha jogadores de alto nível, como João Leite, Nelinho, Reinaldo, Luizinho, Éverton, Paulo Isidoro. Em casa, 1×0, gol de Heraldo, meio caindo, na raça, como foi feita a história coritibana.

Daí, o time seguiu viagem para a capital mineira e lá encarou o Galo. Foi um jogo complicadíssimo. Um dos mais difíceis jogos que já assisti em toda minha vida. A fiel torcida Coxa estava presente, com a faixa da Torcida Jovem, uma imagem eternizada ao final do jogo, com o povo Coxa comemorando a classificação para a final do Brasileirão daquele ano.

Aquele Coritiba tinha um time pra lá de valente. Era um time incansável. Muita determinação em busca da vitória. Foi um time cujo espírito de luta era espetacularmente presente. Eles vestiam a camisa Coxa como se fosse uma segunda pele. Fantástico. Quem vivenciou, sabe bem do que estou dizendo.

Aquela atitude Coxa, de ser um time guerreiro mudou a história do Clube para sempre. Finalizava uma era de futebol técnico, artístico, e abriria as portas para um time raçudo. Aquele time das camisas brancas com listras verdes na vertical mostrava que havia sangue verde pulsando nos corações dos jogadores. Pareciam atores, encenando cenas duma epopéia. Por isto, pela bravura, pela determinação, entraram para a história. E esta história eu faço questão de contar tantas vezes quantas forem necessárias, até o último dia da minha vida.

Esta é uma singela homenagem aos heróis de 1985: Rafael, Jairo, André, Gomes, Heraldo, Vavá, Dida, Marcos Aurélio, Almir, Toby, Lela, Índio, Édson, Gil, Marildo, todos atletas que disputaram as duas partidas daquela semifinal, conduzidos pelo genial (e imortal) Ênio Andrade. O  presidente? Evangelino Neves. Eu não esqueço de vocês. E tenho certeza que todos os fiéis torcedores coritibanos que viram vocês em campo não esquecem. Levamos aquela emoção no coração, pela vida. Todos eles merecem ficar na memória (eternamente) da torcida do Coritiba.

Que time raçudo! Era sensacional ver aquele time jogar!

A eles, meus respeitos.

Reprodução
Reprodução

24 comentários »

Direito dos torcedores: clubes têm 30 dias para cumprir lei

qui, 08/04/10

por luiz.carlos |

categoria História

| tags Direito dos Torcedores, segurança pública, Trio de Ferro

Lucília Guimarães/SMCS

Lucília Guimarães/SMCS

A Prefeitura de Curitiba divulgou em seu site que a Secretaria Municipal de Urbanismo notificou os times do Trio de Ferro para o cumprimento da lei municipal que prevê a identificação de torcedores de estádios de futebol com capacidade para mais de 15 mil torcedores.

Confira a nota:

Os três maiores clubes de futebol da cidade, Coritiba, P. Clube e A. Paranaense, foram notificados pela Secretaria Municipal do Urbanismo nesta quarta-feira, 7, para o cumprimento da lei municipal que prevê a identificação de torcedores e frequentadores de estádios com capacidade para mais de 15 mil pessoas. A lei foi sancionada em 5 de janeiro. Os clubes terão mais 30 dias, até 7 de maio, para se adequar à norma.

A notificação foi entregue por um fiscal da Secretaria, com cópia do texto da lei, nos estádios Couto Pereira, do Coritiba; Durival Britto e Silva e Érton Coelho de Queiroz, ambos do P. Clube; e Baixada, do A. Paranaense.

“Os clubes terão 30 dias para informar oficialmente à Secretaria Municipal de Urbanismo que medidas foram adotadas para cumprimento da lei. Caso tenham dúvidas, devem entrar em contato com a secretaria.

O descumprimento da lei renderá multa de R$ 5 mil. Em caso de nova infração, de R$ 10 mil. Caso a lei não seja cumprida mesmo após as penalidades, será cassado o alvará de localização e funcionamento do estádio de futebol.

A medida - A lei, proposta pelos vereadores Tico Kuzma, Roberto Aciolli e Juliano Borghetti, prevê a identificação de torcedores e frequentadores de estádios de futebol com capacidade para mais de 15 mil pessoas.

Os torcedores devem ser cadastrados na hora da compra dos ingressos, mediante apresentação de documento oficial de identidade e comprovação de endereço. Sem a documentação, os ingressos não poderão ser vendidos.

Além disso, os estádios devem instalar equipamentos para fazer o monitoramento por imagem na área das catracas de entrada dos estádios e equipamentos para gravação fotográfica do rosto para identificar os torcedores e relacioná-los com o ingresso adquirido.

O aparelho deve ser dotado de mecanismo de gravação de imagem do torcedor, que ficará vinculado ao cadastro, registrando o dia, a hora e o local de acesso ao estádio.

As informações gravadas deverão ser preservadas por 30 dias. Os estádios de futebol deverão manter central técnica de informações com infraestrutura suficiente para viabilizar o monitoramento por imagem do público.

Funcionários, próprios ou terceirizados, que desempenhem alguma atividade nos estádios, também deverão ter identificação que permita a visualização do seu nome, função e foto”.

sem comentário »

A Decisão – capítulo 4 de 7

qua, 07/04/10

por luiz.carlos |

categoria Coritiba, Paranaense, Pré & Pós-jogo

| tags Coritiba, Pré-jogo

escudos Coritiba

O Coritiba entra em campo na quinta-feira, 19h30, para aquele que deve ser o mais difícil jogo até aqui na fase final do Paranaense 2010, contra o Iraty, que ainda tem chances matemáticas de ficar com o título regional. O Coxa se mantém no modelo tático 4-4-2, mas terá três mudanças no time titular, com as entradas de Heffner na lateral-direita, Jeci na zaga e Marcos Paulo no meio-campo.

É clima de decisão, mesmo não sendo o AtleTiba. No quarto capítulo da decisão do Paranaense 2010, o Coritiba encara um adversário que tem um retrospecto complicado quando joga no Couto Pereira, o Iraty. O time do interior vem para a capital com o bom retrospecto de ser o time de melhor desempenho no regional além da dupla AtleTiba. Com um futebol de marcação por zona e rápidas saídas pelos lados de campo, o Azulão quer incomodar o Coxa em pleno Alto da Glória e continuar na luta pelo título da temporada.

No lado Verde e Branco, Ney Franco mantém o 4-4-2 mas mexe no time. Os retornos do zagueiro Jeci e do volante Marcos Paulo eram esperados, pois ambos eram titulares antes de sofrerem contusões. Por outro lado, quem ganhou a titularidade pelo melhor desempenho técnico foi o lateral-direito Rodrigo Heffer, que colocou Capixaba no banco. Heffner promete jogar com muita raça para continuar com a camisa 2 do Verdão.

Com a mexida numa das laterais – na outra, Triguinho segue titular. -, Ney Franco deixa no ar uma mudança de posicionamento tático: apesar de ficar na marcação pelo lado do campo, quando subir ao ataque, Heffner terá a incumbência de cruzar a bola para Ariel, que tem sido pouco aproveitado neste lance.

Como Capixaba vinha pecando neste fundamento, a mudança na lateral pode trazer uma nova dinâmica ofensiva para o time Coxa-Branca. Ao avançar mais, os laterais brecarão os avanços dos dois alas do time do Iraty, dificultando uma jogada forte do time do interior.

Ney Franco destacou a subida de produção e daí o motivo por escolher Rodrigo Heffner para o jogo: “(Heffner) Entrou bem na parte final do jogo contra o Avaí e no último jogo ele entrou no intervalo e foi bem também. Em cima dessas duas atuações, ele vai ter essa oportunidade de iniciar a partida. Ficamos na expectativa de que ele jogue tão bem quanto jogou o segundo tempo do último jogo”.

No sistema defensivo, Jeci fará dupla com Lucas Mendes, que terá a função de sair jogando com o lateral e o meia-esquerda.Além disto, os zagueiros terão que ficar bem atentos ao futebol dos meias Ceará (6 gols no regional) e Eydison (5 gols), dois atletas de bom toque de bola, que chegam bem na grande área e merecem cuidados especiais na marcação. Por isto, o titularíssimo Leandro Donizete deverá ficar mais postando na frente da zaga, para “matar” a chegada em velocidade dos jogadores do time azul e branco, que jogam com toques rápidos e muitas triangulações.

Como Renatinho deverá ser marcado de perto – assim como RAfinha pelo lado direito -, sobraria um espaço para o jovem volante Marcos Paulo atuar como um segundo volante mais avançado, quase um meia. Isto pode ser um ponto importante na estrutura tática imaginada pelo treinador coritibano, já que o adversário ataca em bloco, com passes rápidos e longos, mas ao marcar por zona, em frente da grande área, cede o espaço na intermediária. E este seria o espaço a ser utilizado pelo volante alviverde para armar o jogo pelos lados e com os dois meias, que contarão com a ajuda de Marcos Aurélio para abrir espaços no setor defensivo do Irati.

“Nossa equipe foi montada com um perfil de jogador que segura mais, que no caso é o Donizete, e um que sai mais para o jogo. O Marcos Paulo tem mais essa facilidade de chegar no ataque e recompor”, afirmou o treinador do Verdão, após os treinos de quarta-feira.

Além do treino técnico e tático, o grupo Coxa-Branca treinou lances de bola aérea e bola parada, sempre fortalecendo o setor de ataque. “O perfil da nossa equipe, do nosso trabalho, é ofensivo. Então vamos entrar em campo pra cima buscando mais uma vitória”, finalizou Ney Franco, que sabe que só a vitória interessa contra o Iraty.

Um jogo complicado, mas que na base da forte marcação na saída de bola do adversário e muito capricho na finalização das jogadas ofensivas, a conquista dos três pontos continuam na matemática Coxa-Branca. Jogo quente, uma decisão antecipada antes do AtleTiba.

sem comentário »

Uma boa ideia

qua, 07/04/10

por luiz.carlos |

categoria Coritiba, Editorial

| tags Coritiba, Editorial

Marcello Schiavon

Marcello Schiavon

A diretoria do Coritiba acertou ao permitir que as crianças sócias do Clube tenham o benefício de se tornarem mascotinhos do Coxa gratuitamente. Os mascotinhos são as crianças que entram em campo junto com os jogadores alviverdes. É uma cena muito bacana ver a piazada no gramado do Couto Pereira. A nova geração precisa deste espaço, deste prestígio, deste carinho, o de fazer parte do Clube.

A ideia é boa. Fica o elogio, feito publicamente, pois apoiar a piazada Coxa-Branca é uma medida indispensável para o futuro do Clube. Bola boa.

Vou transcrever o material do site oficial sobre este tema:

“O Coritiba lança mais uma novidade para seu associado: agora as crianças de 4 a 13 anos que forem sócias do clube podem entrar de graça em campo junto com os atletas como mascotinhos. Esse novo sistema já estará em funcionamento a partir da próxima quinta-feira, 08, quando o Coxa enfrenta a equipe do Iraty no Couto Pereira, às 19h30.

Como mascotinhos, os Sócios Kids do Coritiba ou dependentes poderão brincar dentro do gramado, serem fotografadas e entrar com os jogadores do Coxa em dia de jogo. Se você quiser trazer seu filho(a), sobrinho(a), ou qualquer outra criança de 4 a 13 anos para participar deste momento especial antes dos jogos, compareça à secretaria e a associe no plano Sócio Kids ou torne-a dependente de um sócio titular.

Para cadastrar o mascotinho para o jogo, o associado deverá comparecer sempre 1h antes do início da partida nos locais pré-determinados para cada categoria associativa e fazer o cadastro com os responsáveis pelo projeto. É necessária a apresentação do smart card e de algum documento de identificação, podendo ser RG ou certidão de nascimento. O acesso ao campo será permitido somente às 50 primeiras crianças inscritas a cada jogo”.

Agora, é saber qual a iniciativa que a diretoria  irá fazer para apoiar as mulheres coritibanas. Este público é muito importante, ao lado do infanto-juvenil. São os dois públicos onde o time da Baixada cresceu nos últimos anos.

10 comentários »

Peça-chave

qua, 07/04/10

por luiz.carlos |

categoria Coritiba, Editorial

| tags Coritiba, Editorial

gps

Às vezes, passo a noite projetando os jogos. É um exercício em tom de brincadeira, é claro. Coisa de torcedor. Fiz isto para imaginar o que o Coxa terá pela frente contra o Iraty.

Acredito que o   jovem volante Marcos Paulo será uma peça-chave no modelo tático do treinador Ney Franco para o jogo contra o Iraty, nesta quinta-feira.

Lucas Mendes deverá ficar na zaga pela esquerda, com Jeci voltando ao time. Assim, a zaga terá uma saída de bola mais forte pela esquerda e Marcos Paulo poderá ser o elo de ligação com os dois meias, com o Donizete – um jogador indispensável para o time -, ficando mais na cobertura dos laterais.

O volante Marcos Paulo terá que ter velocidade na saída da bola, e variação de jogo pelos lados do campo. O Iraty marca por zona na defesa e tem um jogador na sobra. Isto dificulta os toques curtos. Assim, o jeito é receber a bola e sair jogando rapidamente, para dificultar a marcação.

Marcos Paulo tem tido um bom desempenho na maioria dos jogos, mas neste, terá que mostrar se o seu futebol é capaz de ser um diferencial. Um jogo complicado contra o time azul de Irati e ele terá que aproveitar a volta aos gramados para ditar o ritmo do time Coxa no meio-campo. Será uma função mista, também marcando, claro, mas com a saída de jogo e a aproximação da área.

Ele já jogou assim, não será novidade, mas desta vez, será mais importante sua participação. Certamente, Rafinha e Renatinho terão uma forte marcação e o Coritiba terá que fazer um dos seus dois volantes fazer uma função mais próxima da de um meia, para criar mais uma alternativa de jogo, especialmente, para facilitar a chegada do time Verde e Branco ao gol do adversário. Ele será uma referência nesta estratégia tática, será um guia para meio-campo ofensivo e atacantes.

Que o Marcos Paulo tenha um bom jogo e nos ajude a vencer. Ele será importante para conseguirmos a vitória.

5 comentários »

« posts anteriores

próximos posts »

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.