sábado, 17 de abril de 2010

Entrevista com Mauricio Noriega

Olá aluno do CEPAMM. Estou publicando uma entrevista que fiz por meio da internet com o jornalista paulista MAURICIO NORIEGA. Esta entrevista foi elaborada por meus alunos do ano passado das 8ª E e do 1ªE, em minhas aulas de educação física e era uma reflexão sobre o FAIR PLAY, tema de aula.

O curioso e que a aula aconteceu antes do episodio do COUTO PEREIRA em um jogo do CAMPEONATO BRASILEIRO DA SERIE A, do Coxa contra o FLUMINENSE. Este triste fato, manchou o centenário do meu time de coração ( como vocês todos sabem ) e marcou negativamente a imagem do clube na mídia nacional.

Conheci o Mauricio nas transmissões de futebol do ESPORTV, e encontrei com ele no ORKUT e depois no TWITER. Trocávamos idéias sobre futebol e ja tivemos nossas diferenças. Mas, ele prontamente me atendeu e respondeu esta entrevista.

PUBLICAMENTE, obrigado Mauricio.

Conheça o traballho de Mauricio Noriega em seu blog.

Siga Mauricio Noriega no Twitter

 

1. Seu nome e estado cível. ? (Pergunta do prof. Carlo)

R - Mauricio Galizia Noriega. Sou muito bem casado com dona Isabel Urrutia e pai orgulhoso de Clara e Rafael.

2. Nos fale um pouco do Mauricio Noriega jovem, estudante de ensino fundamental e médio. (Pergunta do prof. Carlo) 

R - Fui um estudante que tinha facilidade para aprender quando a matéria me interessava, mas me dispersava muito quando não interessava. Paguei caro por isso repetindo a sexta série em matemática. Lembro-me que o professor, chamado João, me disse que tinha me reprovado por 0,25 ponto, mas que eu agradeceria para sempre. Agradeço mesmo. Estudei em escolas católicas de formação humanista, Nossa Senhora da Consolação, e Marista Arquidiocesano. Adorava essa época da minha vida, formei lindas amizades e tive acesso a muitos esportes. Depois do castigo na sexta série me transformei num aluno de desempenho bom, mas não fantástico.

3. Qual sua disciplina favorita na escola? ? (Pergunta do prof. Carlo) 

R - Gostava muito de Português, História e Geografia.

4. Você chegou a se destacar em alguma modalidade esportiva? (Pergunta do prof.Carlo) 

R -Sempre fiz muitos esportes, joguei futebol direitinho e também voleibol. Fui atleta federado de voleibol, joguei no Paulistano, no Pinheiros e no Banespa, e cheguei até a ter salário para jogar. Foi um ótimo período. Quando tinha 13 anos fui convidado a assinar contrato com um grande time de futebol de São Paulo. Um cara me viu jogando numa pelada, procurou meu pai, Luiz Noriega, que é um jornalista muito conhecido em São Paulo, e fez a proposta. Mas eu já estava jogando vôlei e não topei.

5. Podemos dizer que vc tem uma relação de amor com o futebol? onde vem seu amor pelo futebol (pergunta de Eduardo Ferreira da 8ªE)

R - Eu adoro futebol. O futebol é um esporte fascinante. Eu ia ver os jogos que meu pai narrava pela TV Cultura, e ficava entusiasmado. Cheguei a ver o Pelé jogar algumas vezes. Vi muito o Zico, o Sócrates, o Rivellino.  E adoro jogar futebol com os amigos do Clube Paineiras do Morumbi, também. É muito divertido.

6. O que te motivou a escolher esta profissão? (pergunta de Maysa Amaral e Bruno Santana da 8ªE)

R - Certamente a influência do meu pai, de vê-lo trabalhar nisso, e também o fato de eu gostar muito de escrever. 2/3 da minha carreira eu vivi no jornalismo impresso. Era a vontade de escrever, de contar histórias.

7. Qual o conselho que vc daria a alguém que tem o sonho de se tornar um jogador de futebol ?E para uma pessoa que tem o sonho de se tornar um jornalista? (Pergunta do prof. Carlo)

R - Jogador de futebol? Vamos lá. Muita batalha, muita paciência e autocrítica para saber se realmente você tem talento para a coisa, porque você vai precisar deixar de lado os estudos e a família para tentar essa carreira. Jornalista? Ler, ler, e ler, sem parar. E ser muito, mas muito curioso e criterioso.

8. Você esta satisfeito com sua profissão? O que te trás mais satisfação nela? (pergunta de Bruno Santana da 8ªE)

R - Sim. Gosto de poder buscar conhecimento, informações, e compartilhar. Gosto de poder ter acesso a grandes competições esportivas e ajudar a contar a história das mesmas. Só não gosto de ficar muito tempo longe da minha família.

9.Você é  um dos integrantes da equipe de esportes do sportv. Como surgiu a idéia do projeto de tv a cabo e qual seu objetivo com este projeto?A qto tempo existe este projeto? (Pergunta do prof..Carlo)

R - Eu fui trabalhar no SporTv quando a tv por assinatura no Brasil já tinha quase dez anos. Então, não sei muito sobre a implantação, mas posso dizer que foi um projeto para aproveitar um potencial de mercado de segmentação na TV e, também, do mercado publicitário.

10.O que você acha das torcidas organizadas de hoje? (pergunta de Bruno Henrique da 8ªE)

R - Não sou contra torcidas organizadas, mas sou contra as pessoas que transformaram algumas delas em antros de bandidos disfarçados. Cada um faz o que quiser, monta uma banda, uma torcida. Mas tem que saber se comportar civilizadamente, o que a maioria dessas torcidas não faz.

11.As torcidas organizadas são as principais vilãs nestes problemas que estamos tendo em Curitiba e no Brasil? Como elas praticam o Fair Play? (pergunta de Letícia Martins do 1º E ) 

R - Sim, acho que são. Muita gente se afastou do futebol com medo desses vândalos, que usam o futebol para acobertar ações criminosas. Eles não sabem o que é fair play, infelizmente.

12.Quais as vantagens das chamadas “torcidas aliadas” de outros estados? Existe alguma desvantagem? (pergunta de Ismael Detofeno da 8ªE) 

R - Não vejo vantagem alguma nisso. Torcedor tem que curtir seu time, o jogo, e tocar a vida. Aliado é coisa pra política e guerra, duas coisas que detesto.

13.O que você entende por “Fair Play”? (pergunta de Ronaldo Koloda Jr da 8ªE ) 

R - Jogo limpo, literalmente. Saber ganhar, saber perder, reconhecer a capacidade do adversário e respeitar o esporte.

14.A prática do Fair Play pode influenciar os jovens a serem pessoas melhores? (pergunta de Igor Cizenok do 1º E) 

R - Acredito que sim. Eles podem aprender a respeitar o próximo, algo que em nosso País parece ter sido esquecido por muita gente.

15.O ideal do “Fair Play” é o bastante para convencer os torcedores e acabar com os problemas que temos hoje em dia em Ctba? Você teria alguma sugestão para resolver estes problemas?(pergunta de Jessica da Silva ) 

R - Primeiro, punir os responsáveis pela baderna no Couto Pereira e proibir a entrada dessa turba no estádio. Depois, educar o torcedor a torcer pelo seu time sem odiar o adversário. É só um jogo.

16. Qual a obrigação dos jogadores, dos árbitros em prol do “Fair Play”? (pergunta do professor Carlo)

R - Respeitar as regras do jogo e respeitar o adversário. Ganhar jogando, de forma limpa e correta.

17. Como o seu trabalho e da mídia especializada pode influenciar as pessoas em prol do “Fair Play” e da cultura da paz?(pergunta de Jessica da Silva do 1º E e Wellinton de Cristo da 8ªE )

R - Ótima pergunta. Não devemos incitar violência com provocações inúteis, falsas polêmicas em busca apenas de audiência fácil e volátil. Precisamos ser responsáveis com a nossa profissão.

18. A extinção das organizadas seria uma solução? (Pergunta do prof. Carlo) 

R - Não acho. É preciso punir os baderneiros. Tenho amigos que foram de torcidas organizadas e nunca brigaram com ninguém. Mas viram como era a maioria e saíram. Não basta proibir algo, porque no Brasil todo mundo arruma um jeito de burlar a proibição, infelizmente. É preciso punir quem faz isso.

19. E os clássicos com uma torcida só? (Pergunta do prof. Carlo)

R - Ridículo. E o direito de ir e vir? Isso é punir o torcedor decente, porque eles brigam fora do estádio.

20. Quais são suas considerações sobre a copa do mundo em Curitiba e no Brasil? (pergunta de Douglas da Silva da 8ªE ) 

R - Acho que Curitiba está bem preparada, tem uma boa rede hoteleira, um bom serviço de transporte público. Precisa melhorar o aeroporto e o acesso do aeroporto à cidade. O Brasil está atrasado em relação a Curitiba, e isso me preocupa.

21. Como deve ser a nossa atitude diante uma situação de violência ou vandalismo? (pergunta de Gustavo dos Santos do 1ºE ) 

R - Repúdio.

22. Di Estephano foi um grande jogador argentino que jogou no Real Madri. Ele depois de muito tempo, aposentado fez um estatua em sua residência de uma bola e escreveu: Obrigado amiga! O que vc acha desta homenagem?o que ele quis dizer com este símbolo? Vc faria uma estatua a alguém ou alguma coisa? Por que?

R- Essa homenagem do Di Stéfano é maravilhosa, sintetiza a paixão pelo futebol. Eu levantaria uma estátua para a minha família, meus avós, meus pais, minhas irmãs, minha mulher e meus filhos.

Em 27 de março de 2010 19:40, Carlo Vicente Ramirez <carlovicenteramirez@hotmail.com> escreveu:

Olá Mauricio.

Como vai..

Estou te mandando a entrevista.

Ela foi feita em um trabalho com meus alunos antes dos acontecimentos do dia 06/12.

Vou publica-lá em meu blog.

Muito obrigado.

Prof.Carlo Vicente Burmester Ramirez
conheça meus blogs:
profcarlo10.blogspost.com
profcarlo.blogspost.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.