quarta-feira, 21 de abril de 2010

OPINÃO: Virem o disco

Luiz Carlos

Leia o texto original aqui

Paciência tem limite. E a minha já se esgotou. Mais de quatro meses depois do 06/12 percebo o mesmo clima preconceituoso, escandaloso, desinformado e, por vezes, sensacionalista. Beira à má vontade de certos segmentos.

É necessário alguém da diretoria do Coritiba nos libertar disto, batendo na mesa e contando a história como ela realmente é. Assim, novos formadores de opinião ganharão apoio: treinador, ídolos, jogadores, personalidades, enfim. A verdade é: a maioria da torcida não precisa se reeducar não. Muito pelo contrário, ea é bem educada e já cansou, repito, cansou de demonstrar seu AMOR pelo Clube. Provas disto não faltam.

Em 06/12 haviam 30.493 pagantes ao Alto da Glória. Os números são oficiais, disponíveis no site da CBF. Destes, entre os invasores, 33 foram identificados pelas autoridades policiais do estado do Paraná e estão respondendo na Justiça pelos seus atos. A minoria promoveu aquela ação. Foi 0,1% do público pagante daquele jogo. A matemática comprova que era a minoria.

Erraram os invasores do campo, errou a diretoria, errou a equipe de segurança, errou a segurança pública. Ficou o aprendizado e todos os envolvidos, além dos demais torcedores, estão mostrando boa vontade em aperfeiçoar as coisas para evitar a repetição dos erros. O processo de evolução é necessário e está ocorrendo sim.

O inquérito foi concluído, uma síntese de seu resultado publicado no site da Secretaria de Segurança Pública e as autoridades policiais chegaram às devidas conclusões e o assunto está sendo tratado na esfera judicial. Os 99,9% dos torcedores presentes naquele jogo não responderam pelos atos . Além deles, mais todos os outros torcedores coritibanos que não estavam no Couto Pereira continuam sendo também perseguidos e sendo vítimas de uma  má informação. E isto tem que acabar. E é necessário uma ação oficial, do Clube, através da sua diretoria, para reverter este panorama.

Este trabalho envolve marketing, jurídico e relações públicas. Precisamos da mobilização interna para que ela se transforme numa mobilização externa, com o apoio da torcida Coxa, aderindo à causa e colaborando na divulgação. E o que tem que ser dito em alto e bom som e escrito em letras garrafais é que a maioria absoluta da torcida do Coritiba não participou do 06/12, não compactou, não concordou, criticou e ainda condenou as ações. E por isto, por questão de justiça, não queremos ser tratados como proscritos e alguém precisa mudar este disco. O Coritiba precisa de um líder que diga “Chega!” e que mude o disco, que já riscou. Isto será nosso grito de independência!

Este clima permanente de culpabilidade da torcida, com comentários e informações sempre generalistas  contra uma instituição é injusto, é covarde e é irresponsável! Quem errou, está respondendo. Que se nomine os responsáveis e se cobre deles. Isto tem que fica muito bem esclarecido e isto tem que ser posicionado, para mudar o rumo desta história.

Há uma clara inversão de valores em várias matérias ditas jornalísticas (sic). E, infelizmente, dentro do próprio Coritiba – dirigentes, comissão técnica, jogadores – ele não vem sendo alterado quando tem a oportunidade. Nas entrevistas, é sempre a mesma coisa, entrando no ritmo da música e não mudando o disco, perdendo a oportunidade de reverter o quadro negativo que existe contra a instituição Coritiba Foot Ball Club. Estes formadores de opinião precisam mudar o rumo disto. Dependemos de vocês para isto, nos ajudem nisto!

É necessário mostrar o outro lado da história, também verdadeiro, mas que não vem sendo contado: a grande maioria da torcida é educada, é ordeira, é pacífica e já provou repetidas vezes o seu amor pelo Coxa e vem sofrendo com o clima de 06/12 como se 99,9% fosse responsável, o que não é uma verdade. Muito pelo contrário.

Há um ar de que torcedores coritibanos são proscritos no cenário do futebol nacional. E não merecemos ser tratados assim. Chega! Mudem o disco! Precisamos de alguém para iniciar esta campanha, pois logo vamos jogar em Joinville e se nada for feito, continuaremos sendo tratados como párias. E isto, não é nem um pouco justo.

Estou cansado deste cenário, não o aceito, mas a mudança tem que começar intramuros, no Alto da Glória. E de dentro para fora, ganhar novos contornos. Por favor, que surja um grande líder para contar a verdadeira história entre mais líderes coritibanos, formadores de opinião. Repito: pode ser um dirigente, pode ser um ex-dirigente, pode ser o treinador, pode ser um ou mais jogadores, uma personalidade, um ídolo, não sei quem, mas precisamos de alguém para nos liderar!

Esta campanha de marketing institucional tem que sair para as ruas, ganhar a torcida, se tornar um efeito dominó no povo Coxa. Deixem de lado, temporariamente, a campanha de sócios e resgatem a verdade dos fatos que está sendo massacrada dia após dia, com gente a toda hora desenterrando informações imprecisas e até falsas, com ares de um moralismo sensacionalista.

Nosso orgulho continua ferido com a exposição errada dos fatos, como se de uma propaganda de guerra, desestabilizando nossas raízes, sugando nossas forças, tirando nossa fé, vendendo nossa alma. A verdade também é que a maioria da torcida coritibana quer simplesmente amar e ser amada.

Virem o disco, por favor, nos defendam, é justo este pedido! Já cansou esta música tocada da forma errada, pois ela é muito dolorida para nossos corações.

A Torcida que nunca abandona

PERGUNTAR NÃO OFENDE, NÉ?

Será que fui o único a registrar esta cena? Ninguém da imprensa fotografou ou filmou a entrada do Coritiba em campo e esta maravilhosa demonstração de amor da torcida Coxa? Ou ela apenas ficou de fora das edições finais? Quantos divulgaram? Não poderia ter sido mais e melhor divulgado? Por que esta demonstração de amor de 18/04 não foi amplamente divulgada pela grande imprensa, tanto quando foi divulgada a tragédia do 06/12?

E vou além: por que o nossos dirigentes não ajudam nesta divulgação, subsidiando a imprensa com tais informações?

Será que não valeria fazer um DVD com  imagens como estas – que estão até no YouTube - e um CD com fotos em alta resolução e mandar para os maiores veículos do Brasil? É muito difícil registrar depoimentos de torcedores que AMAM o Coritiba? Custa caro? Não, e já foi feito e feito de graça!

Será que a diretoria Coxa-Branca não consegue o apoio voluntário de um publicitário, um produtor de vídeo, um fotógrafo, um redator para bolar uma estratégia de divulgação das provas incontestáveis de amor da fiel torcida do Coritiba?

Até aqui, só vejo a torcida fazer isto, ao divulgar as provas de amor alviverde. Isoladamente, diga-se de passagem. Ela faz o que pode, mas é pouco para reverter o quadro no cenário nacional e mostrar que na torcida do Coritiba, muita gente sabe amar sim!

Comentar

7 Carlo Ramirez:
21 abril, 2010 as 09:18

Ola Luiz
Sua indignação é a mesma q a minha.
Escolheram o coxa para saco de pancada.
Nos programas do SPORTV, mostrava a festa do titulo e depois repetiram as cenas do dia 06/12.
E depois disto teve pancadaria no RG, em SP ( COM MORTE) e etc.
Gozado, q a cena da final da Copa sulamericano no ano passado quando o FRED tenta agredir a arbitragem foi cortada ao vivo. E em nenhum momento houve qualquer tipo de repercussão. E tem quem peça ele na seleção.
E a minha indignação e maior, por q a imprensa paranaense( do sportv) baixa a cabeça e aceita. Foi aquilo q escrevei aqui. Enquanto a nossa imprensa for tratada e se considerar filial da matriz carioca e paulista, estamos sozinhos.
ABRAÇO

***

Professor, creio que devemos mudar de dentro pra então tentar mudar pra fora. Nós mesmos não nos defendemos. É triste.


  • Perfil

    Luiz Carlos Betenheuser Jr., curitibano, nascido em 14 de abril de 1969,pai de duas filhas (ambas torcedoras do Coritiba, é claro!). Desde sempre torço para um, e um só time, o Coritiba Foot Ball Club. Repito: torço apenas por um time, o Coritiba Foot Ball Club. Sou um homem de poucos mas intensos amores... E um deles é o Coritiba. Escrevo da história do maior time do Paraná, da cultura de sua torcida - a emoção que só quem é d 'A Torcida que nunca abandona' sabe o que isto significa - e do jogo em si. Endereços para contato: blogdocoxa@globo.com e luiz@coritiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.