quarta-feira, 21 de abril de 2010

Qual sua visão sobre a EaD (Educação a Distância)?

Acredito que a educação a distancia é uma excelente ferramenta de ensino que proporciona ao educando uma variada forma de interação e de experimentação de mídias. A ampla flexibilidade dos horários permite ao aluno deste tipo de curso aproveitar ao máximo seu tempo. Outra fator importante e o amplo alcance das pessoas. O mundo inteiro tem a sua disposição qualquer curso em qualquer ponto do planeta, diminuindo as distancias entre todos os envolvidos. O aluno extrapola todos os limites geográfico. Ou melhor, você não é obrigado a estar na mesma cidade ou local de onde se ministra o curso. Somado ainda as tecnologias modernas de aparelhos lap top e p.c., mais as variadas formas de internet, como por exemplo a 3g, wireless e etc., o aprendizado acontece independente de regiões, em qualquer local deste pais, ficando facilitada inclusive em caso de viagem ou ate mesmo de doença.

O conhecimento deste tipo de modalidade de educação torna-se importante para a experimentação de uma forma ágil e dinâmica de aprendizagem. No meu dia a dia tenho um interesse especial pela internet, televisão e radio. Com esta mídias passo boa parte de meus momentos de lazer. Justificado por ser uma pessoa do esporte e da educação física. Hoje em dia a interferência destas mídias e inquestionável no esporte e assim passo muito tempo em sites como twiter, Orkut e na edição de meu blog, dando minhas opiniões, interagindo com os noticiários e os jornalistas que fazem do fato esportivo virar noticia. Sou um artífice virtual dos noticiários. Estas mídias citadas podem e devem ser utilizadas em um curso de educação a distancia, principalmente a televisão e a internet.

Com o advento da tecnologia da T.V. e do pen drive fornecido pela SEED, fui introduzido neste meio mediáticos e passei a usa-lo em minhas aulas teóricas. A ampla rede de internet possibilitada pelos laboratórios nos estabelecimentos de ensino em que eu trabalho, facilitaram em demasia minha pesquisas por temas e imagens que não tinha idéia que existiam. Acredito que a partir deste momento, falar sobre regras de uma modalidade esportiva e da sua evolução, assim como a historia da modalidade ficaram bem fáceis de serem compreendidos pelos alunos.

O professor no auge de sua experiência e munido de suas pesquisas no planejamento de suas ações pedagógicas assumi a função de tutor no trabalho pratico do aluno. Sem o interesse do aluno e sem a perfeita interatividade das orientações do professor o processo ensino aprendizagem se perde, tornando-se repetitivo e sem contextualização dos eventos que constituem o conteúdo das disciplinas.

Por Carlo Vicente Ramirez para o curso de Educação a distancia do GRTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.