sábado, 24 de julho de 2010

Ao lado da torcida, o Coxa ‘mata’o Leão

Veja a analise completa de Luiz Carlos, publicado em seu blog e mais abaixo o meu comentário sobre a matéria.

Clique aqui e leia

sáb, 24/07/10

por luiz.carlos |

categoria Brasileiro, Coritiba, Pré & Pós-jogo

| tags Coritiba, Pós-jogo

Reprodução/PFC

Reprodução/PFC

Perante um bom número de fieis coritibanos – quase 7 mil presentes – que foram até Joinville apoiar o time num clássico entre as regiões sul e nordeste, o Coritiba venceu o Sport por 2×1, com gols de Betinho e Marcos Aurélio, subindo na tabela do Campeonato Brasileiro. Agora o Alviverde soma 21 pontos, na 2ª colocação. Na próxima rodada, o Cori vai à Goiânia jogar contra o Vila Nova.

O time do Coritiba entrou em campo para enfrentar o Sport pela 9ª rodada do Brasileirão vestindo o tradicional uniforme número 1, camisas brancas com listras verdes na horizontal, calções pretos e meias brancas, com Édson Bastos; Cleiton, Pereira e Jeci; Ângelo, Leandro Donizete, Ramon, Rafinha e Enrico; Dudu e Betinho.

A arriscada escolha do treinador por três volantes (e dois meias que podem jogar como segundo volantes, Ramon e Sandro), acabou custando uma mudança no modelo tático do Coritiba. Uma contusão (torção de joelho) durante o aquecimento tirou o jovem zagueiro Lucas Mendes da partida e com isto Ney Franco teve que mudar o esquema tático para o 3-5-2, colocando o zagueiro Cleiton no time, já que o treinador optara por não levar na delegação um lateral-esquerdo de origem.

A partida começou num ritmo muito veloz, com dois bons lances de cada lado. Primeiro foi o Coritiba, num cruzamento da direito aproveitado pelo zagueiro Cleiton, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora. Por sua vez, o time de Recife levou perigo para Bastos num contra-ataque veloz, pela esquerda, com o atacante batendo na diagonal e a bola indo pela linha de fundo.

O jogo continuava muito movimentado, com os dois times indo para o ataque, mas foi o Leão que mostrou um lance de maior perigo aos 8, num cruzamento pela direita, que obrigou a zaga Coxa-Branca a cortar a bola para evitar o lance de perigo contra o gol defendido por Édson Bastos. No lance seguinte, a carga foi alviverde, num lance individual de qualidade de Rafinha, o meia do Cori viu o goleiro adiantado e arriscou o chute por cobertura da intermediária, quase marcando o gol.

Aos 13, Dudu recebe um passe pela direita e é empurrado na grande área, mas o árbitro mandou seguir, para a reclamação da torcida do Cori. Na continuidade do lance, a bola é cruzada e Enrico pega de primeira, mas a bola é chutada para fora.

O Verdão seguia pressionando, empurrado pela sua torcida, e aos 15, Rafinha entrou livre pela esquerda, o goleiro saiu e o meio-campista passou rasteiro, mas a bola foi nas costas de Dudu. A zaga corta para escanteio, na cobrança pela direta, Pereira cabeceia e Betinho, bem colocado, chuta no alto e faz o gol alviverde, 1×0.

Aos 20, nova carga ofensiva do Coxa: chute de fora da área com Enrico, que pegou bem na bola. A bola vai no canto esquerdo e o goleiro do time de Pernambuco faz uma ótima defesa e evita o segundo gol do time paranaense.

Com vinte e cinco minutos de jogo, um futebol veloz e ofensivo, de toque de bola de ambos os lados, marcava o que era Coritiba x Sport, a melhor partida realizada em Joinville no Brasileirão.

Dos 32 os 35, pressão total do Coritiba, em três lances consecutivos, com duas boas defesas do goleiro (o melhor da partida) e com Betinho acertando um chute na trave, mas o árbitro parava a jogada, anotando o impedimento do camisa 9 do Coxa.

Aos 37, outra defesa muito boa do goleiro do Sport, que evitou o segundo gol do Coxa num chute de Dudu.

Nos minutos finais, o Verdão continuou jogando melhor e dominando o jogo, como aos 43, num belo chute de Rafinha que foi bem defendido pelo goleiro do Leão da Ilha, mas o segundo gol não saiu.

O primeiro tempo foi equilibrado até os 8 minutos. Depois, quem melhor jogou foi o Coritiba, dominando a partida e fazendo o goleiro do Sport se tornar o melhor em campo. A zaga ficou postada com três zagueiros e liberou os alas Ângelo e Enrico para as jogadas de linha de fundo. Neste primeiro tempo, boas jogadas pelas alas e um posicionamento qualificado de Dudu e Rafinha. Betinho voltou a mostrar oportunismo ao marcar o seu segundo gol em dois jogos oficiais pelo Coritiba.

Reprodução/PFC

Reprodução/PFC

Na volta do intervalo, o time do Coritiba não sofreu mudanças, mas o time visitante sim, com a colocação de outro atleta na lateral-esquerda, já que o titular do início do jogo era um jogador jovem que atuou improvisado no setor e por ali o Verdão aproveitou os lances de linha de fundo.

A primeira investida mais forte do Cori no ataque foi aos 7, com Dudu chutando de fora da área, para defesa em dois tempos do goleiro do Sport.

Com pouco mais de dez minutos, o treinador do time do Nordeste muda pela segunda vez o seu time, querendo um futebol mais ofensivo. Neste momento do jogo, o Sport se postava mais a frente e melhorava seu rendimento, com o time Coxa-Branca com dificuldades para acertar a marcação. Mas aos 12, o Alviverde aproveitou um contra-ataque pela esquerda e Enrico cruza para a pequena área, com Rafinha aparecendo para concluir, mas a bola sai pela linha de fundo.

Em outro momento no ataque, Enrico, aos 17, chuta bem e obriga o goleiro adversário a fazer outra boa defesa e evitar mais um gol coritibano.

Com o passar do tempo, o Cori não conseguia encaixar novos contra-ataques e o o time pernambucano diminuia os espaços na defesa, deixando a partida mais lenta.

Precisando de novas alternativas de saída de jogo, Ney Franco promove a estreia do meio-campista Sandro, que entra no lugar de Ângelo. Minutos depois, quem deixa o time é a dupla Rafinha e Dudu, com Capixaba e Marcos Aurélio entrando no jogo.

A mudança promovida por Ney deu certo: aos 35, Donizete, pela meia-esquerda, inverte o jogo para Capixaba, que entra na área e cruza rasteiro para o próprio Marcos Aurélio finalizar, 2×0 Coritiba.

Aos 38, o time do Sport Recife perde a chance de diminuir, com uma conclusão errada do atacante, que estava de frente para o gol de Bastos. Mas aos 41, numa cobrança de falta pela esquerda, de pé trocado, toda a defesa verde e branca falha: os três zagueiros não sobem e o goleiro não vai na bola, que acaba entrando no gol, 2×1.

Com o seu gol marcado, os pernambucanos se posicionam mais a frente na busca do empate, mas o time Coxa-Branca conseguiu manter o placar favorável e aos 48 o árbitro apita o fim de jogo.

A vitória contra o bom time do Sport mostrou um Coritiba muito bem postado no primeiro tempo, quando foi muito superior mas marcou apenas um gol. No tempo final, o time de Recife melhorou e equilibrou a partida, mas o Verdão venceu e subiu na tabela, conseguindo um bom resultado e levando o Coxa até a vice-liderança do Brasileirão.

32 comentários »

  • 30

    Carlo Ramirez:
    25 julho, 2010 as 14:33

    Ola Luiz.
    Mais uma grande atuação do coxa. Um vitória incontestável contra um adversário direto que ainda vai crescer na competição.
    Todo o time jogou bem , dominando o jogo praticamente todo. Quando o Sport tinha a posse de bola , me dava a impressão que era o Coxa que oferecia seu campo, na tentativa eficiente de roubar a bola e sair no contra-ataque.
    Alias, me corrija se estiver errado, mas não teve nenhum cartão no jogo todo. Andei vendo as fichas técnica publicadas e não faz menção de nenhum cartão. Isto e impressionante, não é. Em um jogo pegado, e sem cartões.
    Estamos voltando!!!! Por cima, de cabeça erguida!!!
    Abraço

    ***

    Professor, eles nos deixaram jogar e daí facilitaram pra gente. Foi um primeiro tempo MUITO bom.

    Então, meu irmão foi ao jogo e me confirmou que não houve nenhum cartão amarelo mesmo.

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.