sábado, 31 de julho de 2010

Um a zero com sabor de goleada e o Coritiba chega na liderança

Por professor Carlo Vicente Ramirez

Estou publicando a opinião de Luiz Carlos sobre o jogo contra o Vila Nova. La embaixo tem um comentário de um torcedor que fez um estudo estatístico bem interessante, e depois o meu comentário sobre os textos. Leiam, a materia original no blog do Luiz Carlos

-------------------------------------------------------------------------------

sex, 30/07/10

por luiz.carlos |

categoria Brasileiro, Coritiba, Pré & Pós-jogo

| tags Coritiba, Pós-jogo

Reprodução/SporTV

Reprodução/SporTV

Com a presença da sua fiel torcida no Serra Dourada, o Coritiba venceu o Vila Nova, em Goiânia, por 1×0, gol de Marco Aurélio. Com o resultado, o Coxa subiu na tabela do Brasileirão 2010 e chegou na 1ª colocação, com 24 pontos (e no sábado espera por um tropeço do Náutico, que joga em Curitiba). Na próxima rodada tem ParaTiba, na Vila Capanema.

Vestindo a camisa número 2, com listras verdes e brancas na vertical, calções pretos e meias verdes, o time do Coritiba entrou em campo para enfrentar o Vila Nova com Édson Bastos; Ângelo, Jeci, Pereira e Dênis; Leandro Donizete, Marcos Paulo e Enrico; Dudu e Rafinha; Betinho.

Com o Vila Nova sem seu tradicional uniforme – o time goiano entrou no Serra Dourada vestindo uma camisa branca com detalhes em vermelho – a partida começou em alta velocidade.

Uma curiosidade: aos 6 minutos, numa marcação de falta com cartão amarelo, parte da torcida local já descumpria a versão atualizada do Estatuto de Defesa do Torcedor, ao xingar em alto e bom som o árbitro Felipe Gomes da Silva (RJ). As ofensas cantadas por parte da torcida do Vila voltaria a ocorrer em outros momentos do jogo.

O primeiro momento melhor articulado do time Coxa-Branca surgiu aos 10 minutos, numa boa troca de passes entre Rafinha e Enrico, com o meia-esquerda fazendo um bom passe para Betinho, mas o goleiro do Vila foi mais rápido e cortou o lance. No contra-ataque, o time do Planalto Central quase marca: bola de frente para a grande área, o jogador goiano acerta um chute forte, no canto, mas Bastos estava bem colocado e se esticou todo para defender a bola pela linha de fundo, evitando o gol do Vila Nova.

O Verdão mostrou um lance de muito perigo aos 18, depois de um cruzamento de Rafinha, numa cobrança de falta pela esquerda do ataque Coxa. A bola é cabeceada com muito perigo e o goleiro do time alvirrubro faz uma ótima defesa no canto direito, evitando o gol do time verde e branco.

Com menos de vinte e cinco minutos, quase um passe errado por minuto: 12 do lado alviverde, 7 do lado alvirrubro.

O time goiano marcava muito forte e mostrava motivação na partida. Até os 30 minutos, o jogo ficou sem muitas jogadas de conclusão, até que aos 33, os goianos levaram perigo ao gol defendido por Bastos. Cruzamento da direita, a zaga corta parcialmente e os volantes não pegam o rebote. A bola sobra livre para o chute forte do jogador do Vila Nova, com Édson Bastos fazendo outra ótima defesa e evitando o gol.

Contra o lanterna do Brasileirão, o Vila Nova, que mostrou um futebol de muita determinação e ganhou o meio de campo, o Coritiba não conseguiu concluir com precisão e teve raras chances de gol. Bastos acabou sendo o melhor do time Coxa-Branca, com duas boas defesas. O toque de bola em velocidade não deu certo, pois os passes foram muito errados (20 do lado paranaense, 14 pelo lado goiano) e com isto os goianos seguraram o time Verde e Branco do Paraná num zero a zero. Mais do que isto, foi o time da casa quem mais levou perigo para o goleiro adversário. De concreto, a melhor oportunidade para o time do Cori foi num lance de bola parada, numa boa cabeçada defendida pelo goleiro, no único arremate a gol do time coritibano, que ficou devendo no primeiro tempo.

Reprodução/SporTV

Reprodução/SporTV

Para o segundo tempo, Ney Franco optou por mudar o posicionamento do time, mas sem fazer substituições. Do lado alvirrubro, o Vila Nova mudou um jogador, com mais um atacante em campo, e de uniforme, estreando o número 3 no Campeonato Brasileiro.

Aos 5, o Cori mostrou um bom lance individual de Dudu. O meia levou a melhor sobre a marcação e chutar de fora da grande área, com a bola desviando na zaga e explodindo na trave. Na continuidade do lance, novo perigo coritibano contra o gol do Vila: bola cruzada e Enrico finaliza, para nova defesa do goleiro do time de Goiás.

Com quinze minutos do tempo final, o Coritiba voltou a ganhar o meio-de-campo, pois com a mexida do Vila Nova, se os goianos mostravam mais alternativas no ataque, perderem um jogador no meio-campo e com isto o Verdão aproveitou para se postar melhor e levar mais perigo ao gol defendido por Max.

Faltava ao Alviverde uma maior qualidade no avanço dos laterais. Tanto Dênis, como Ângelo, pouco subiam ao ataque com precisão nos cruzamentos. Com isto, o time paranaense mostrava uma centralização dos lances na criação com Dudu, que se tornava o principal nome do time no tempo final.

Para melhorar o desempenho no setor ofensivo, Ney Franco mexe no Coritiba: sai Enrico para a entrada de Marcos Aurélio. Aos 18, um lance de bola de fundo, com Rafinha pela esquerda, fez o goleiro goiano aparecer outra vez, numa conclusão rasteira de Betinho.

Precisando da vitória, o treinador coritibano faz mais uma mudança: sai Dudu, que vinha bem no jogo, no segundo tempo, para a entrada de Sandro.

O time da casa tentou um arremate que levou perigo para Édson Bastos, num chute de média distância, aos 28, com a bola passando perto do travessão.

Com mais de 35 do tempo final, o jogo seguia na base da vontade e não da qualidade técnica. O Coxa perdeu a força criativa sem Dudu e com isto o ataque continuou facilmente marcado pela zaga do Vila Nova.

Num lance de bola parada, aos 39, o jogo ganharia um novo contorno, com o gol do Coritiba. Marcos Aurélio bate no alto e faz o 1×0, para a alegria da fiel torcida alviverde que compareceu em bom número no Serra Dourada.
Nos minutos finais, com a torcida do Coritiba cantando alto, o time paranaense criou duas oportunidades, uma com Marcos Aurélio e outra com Fabinho Capixaba, que entrara no jogo, mas as finalizações foram imprecisas. Aos 48, fim de jogo, Coxa líder do Brasileirão pela primeira vez, pelo menos até o início da sequência da rodada, no sábado, quando o Náutico jogará em Curitiba.


O Coritiba venceu mas não convenceu, contra o último colocado na competição, o Vila Nova. Mas a importante vitória em Goiânia serviu para levar o time do Alto da Glória à liderança do Brasileirão, mas mostrou novamente carências nas laterais e no ataque. O Vila Nova, último colocado do Brasileirão, conseguiu marcar forte o time verde e branco e ainda obrigou Bastos a fazer duas boas defesas. O jogo no Serra Dourada teve muitos passes errados, mesmo num gramado em boas condições. A apresentação deixou a desejar, mas a vitória foi muito importante, pois pela primeira vez no campeonato, o Coxa chega na liderança, com um jogo a mais do que o Náutico, que era o líder até o começo da 11ª rodada.

18 Comentários para “Um a zero com sabor de goleada e o Coritiba chega na liderança”

----------------------------------------------------

  • 14

    André Takahara:
    31 julho, 2010 as 12:21

    Bom dia Luiz,

    Estive realizando um levantamento sobre o desempenho do Verdão neste campeonato. Até o momento, foram 11 jogos, restando mais 08 partidas para o término do 1º turno. Não sou matemático, muito menos trabalho com estatísticas, mas achei interessante analisar os números do Coxa até o presente momento. Separando os 19 clubes em 04 grupos e considerando o momento que vivem na tabela de classificação, pude perceber que até esta 11º rodada o desempenho é o seguinte:

    Do 02º ao 05º lugar: 03 jogos, 01 empate e 02 derrotas (22% aproveitamento);
    Do 06º ao 10º lugar: Não realizamos nenhum jogo;
    Do 11º ao 15º lugar: 04 jogos e 04 vitórias (100% de aproveitamento);
    Do 16º ao 20º lugar: 04 jogos, 03 vitórias e 01 empate (83% de aproveitamento).

    Um fato curioso é a semelhança em relação ao desempenho dos pontos conquistados na Arena Joinville (73%) e fora de casa (72%). Em virtude da punição sofrida, estamos jogando praticamente todas as partidas fora de casa, ou seja, o aproveitamento 73% é formidável, independente de estarmos jogando bem ou não.

    Em resumo, os próximos jogos do Coritiba serão fundamentais para consolidar a liderança desta Série B, e projetar a volta a 1º divisão sem traumas. Acredito que os próximos jogos serão os mais difíceis, até porque os piores resultados obtidos contra os 05 melhores colocados foram no início do campeonato, quando os clubes ainda estavam se estruturando.

    Paraná (08º) x Coritiba
    Coritiba x São Caetano (06º)
    Coritiba x Bahia (09º)
    Ipatinga (19º) x Coritiba
    Coritiba x Duque de Caxias (13º)
    Figueirense (03º) x Coritiba
    Coritiba x ICASA (10º)
    Guaratinguetá (07º) x Coritiba

    Se alcançarmos 03 vitórias nos jogos seguintes (Paraná, São Caetano e Bahia) e pelo menos um empate fora contra o Figueirense na antepenúltima rodada, somente um desastre nos tira o título deste campeonato. É lógico que o futebol não é uma ciência exata e por isso o torna tão especial. Mas não podemos deixar a matemática de lado, e os números alcançados até agora, demostram que o aproveitamento está acima da média, tanto dentro como fora de casa. Desta forma, imagino que no 2º turno, com a volta dos jogos no Couto Pereira, será praticamente impossível não permanecer na ponta da tabela, e nós, torcedores contando os dias para o fim desta 2º maldita.

    Obs: Se todos os jogos em Joinville fossem no sábado, com certeza teríamos uma média de público superior a 10 mil torcedores. Aí sim, seria mais uma demonstração de força e grandeza de um clube que jamais deveria ter saído da elite do futebol brasileiro.

    Abraços

    ***

    André, seja bem-vindo!

    Cara, bem legal teu estudo. Sempre que puder, entra em contato com a galera do blog, comentando aqui, ok?

    PAz

    Luiz

  •  

    -----------------------------------------------------

  • 16

    Carlo Ramirez:
    31 julho, 2010 as 14:14

    Bom dia Luiz e Andre Takara
    Tbem gostei do estudo feito pelo André, muito legal mesmo…
    Sobre o jogo, outra vitoria importante contra um adversário que vendeu caro a derrota. Não assisti a nenhum jogo do VILA, mas os caras fizeram seu melhor jogo, e sei tbem q se jogar assim sempre não vai cair.
    A vitoria foi bem importante, pelo adversário. Se não fosse o cracaço Edson Bastos, que se redimiu do ultimo gol que tinha tomado, e do GOLAÇO do MARCOS AURELIO, o vitoria e a liderança não aconteceria.
    Mas, Luiz, preciso saber de uma coisa. Eu ouvi a torcida cantando o hino do atlético…aquele do PINK FLOYD,,,e gostaria de saber, como e que fazemos para denunciar os caras. A lei ta ai…e temos que fazê-la acontecer não acha…
    abraço

    ***

    Professor, fiz um comentário hoje para o jornalista Rodrigo Sell, que citou apenas que nossa torcida se aliou a do Goiás para provocar a do Vila. Ele lamentou isto. Concordo.

    Mas não concordo com ele não ter citado que a do Vila fez. E fez primeiro. E fez mais vezes.

    Eu também quero saber quem a PM retirou do estádio. Tá na lei. E agora, como fica?

    Quando gente que não é do meio se mete a fazer leis sem saber como funciona, dá nisto…

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.