sexta-feira, 23 de julho de 2010

Sem aspas e sem pressa

Leia a materia original, escrita por Marcelo Barreto e meu comentario publicado, logo abaixo.

Veja a materia original do GLOBO.COM

sex, 23/07/10

por marcelo barreto |

categoria Futebol, Sportv News

| tags Mano Menezes, Muricy Ramalho, Ricardo Teixeira

teixeiraA edição do SporTV News que entra no ar daqui a pouco, logo depois da rodada da Série B, será mais cautelosa do que seu editor-chefe foi hoje neste blog. Assim que foi divulgada a notícia de que Ricardo Teixeira, presidente da CBF, se reunira com Muricy Ramalho, escrevi um post comentando a escolha – sem levar em conta que Muricy, até então apenas convidado, poderia simplesmente não aceitar. E foi justamente o que o site da CBF confirmou agora há pouco. Errei como jornalista e peço desculpas aos leitores – embora não o tenha feito na ânsia de dar um furo, como escreveu um twitteiro, porque a notícia já tinha sido dada; nem quis atrair os leitores de primeira hora, como disse um colega blogueiro (agora é assim, nós somos ombudsmen uns dos outros). O que fiz de errado foi me basear na premissa de que técnico algum recusa um convite para a seleção. O correto seria esperar a confirmação, monitorando as informações ao longo do dia – como, apenas para citar um exemplo, fez Paulo Vinicius Coelho em seu blog.

É o que o News fará, se até lá a CBF ainda não tiver divulgado que, no fim das contas, é o Mano (título de um post do companheiro Fred Soares, que publiquei entre aspas para deixar claro que a afirmação não era dele nem minha, e sim de uma fonte da CBF). As informações que temos neste momento são de que o técnico do Corinthians já foi convidado, aceitou e vai anunciar amanhã. Mas não vou me arriscar de novo, porque o Fluminense ensinou que é preciso ouvir o Corinthians. Em entrevista publicada neste blog, o presidente Andrés Sanchez disse ao mesmo Fred Soares que só falaria da liberação de seu treinador depois que o convite se tornasse oficial. É bom esperar, embora fontes ligadas ao presidente garantam que ele não vai impedir o que considera a realização de um sonho.

muricy3Cabe, então, a pergunta: o Fluminense impediu a realização do sonho de seu treinador? Pode até ser, mas exercendo um direito previsto em contrato. Já ouvi, ao longo do dia, menções ao fato de que o clube teve sete técnicos no ano passado. Verdade, mas isso não lhe tira a prerrogativa de exigir que se cumpra o que foi assinado (quem demite continua honrando o contrato, desde que pague o que foi acordado, seja em multas ou em direitos trabalhistas). Isso continuará valendo para o caso – também já ventilado – de a diretoria que não deixou Muricy ir para a seleção querer demiti-lo depois de uma sequência de derrotas. Não é o melhor dos mundos, mas está dentro da lei.

Muricy, por sua vez, não quis forçar a barra. Chegou a dizer que queria dar um exemplo a seus filhos. Coube a ele, convidado pela CBF sem consulta prévia ao Fluminense, o ônus da ética. E, embora conheça os riscos da profissão – nunca é demais lembrar que chegou a seu atual clube depois de ser demitido do Palmeiras antes de cumprir o primeiro ano do contrato -, resolveu aceitar a decisão da diretoria. Atitude louvável, mas que não deve ser usada numa comparação com Mano Menezes. Caso o técnico do Corinthians diga sim amanhã, será preciso avaliar a resposta no contexto de suas relações com o Corinthians.

“É esperar para ver!”, escreveu Fred Soares no fim do post em que anunciava o interesse da CBF por Mano. Eu deveria ter prestado atenção nessa frase. Sobre o novo técnico da seleção brasileira, volto a escrever quando ele for anunciado oficialmente.

135 Comentários para “Sem aspas e sem pressa

130

Carlo Ramirez:
24 julho, 2010 as 15:27

Po Marcelo
Preciso demonstrar a minha decepção com o torcedor brasileiro.
O Muricy foi convidado. O Clube a quem ele devia satisfação, o FLuminense não liberou, e ele declinou do convite.
O Muricy sabe que o Fluminense não tem ética nem moral para recrimina-lo, e só nos lembrarmos daquela virada de mesa.
Mas, fico decepcionado e ler no twitter, torcedores chamando o Muricy de trouxa…
Pó, o cara deveria ser um herói nacional.
Chama-lo de trouxa e resgatar a “lei gerson” e tudo de ruim que ela representa.
Esta CERTO SEU MURICY…pode ter sido ético, responsável, disciplinado…mas, por favor chamo-lo de TROUXA NÃO, NÉ..
Abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.