sábado, 10 de julho de 2010

Copa do Mundo

Por Prof. Carlo Vicente Ramirez

Com o fim da Copa do Mundo, voltamos  ao campeonato brasileiro das series A e B. Esta copa mostrou ao mundo grandes equipes em um futebol de resultados. Em primeiro lugar não tomar gol para depois sair para o jogo. Com certeza o nível da competição tem esta explicação.

Sabíamos que este grande evento tinha data prevista para terminar e que eram 32 seleções com grande jogadores que queriam o titulo máximo. Em nenhum lugar estava escrito que a nossa seleção deveria conquistar o titulo. Pensar que o Brasil era obrigado a ser campeão e no mínimo menosprezar as outras seleções do mundo.

O que se esperar de uma seleção com um comando no mínimo duvidoso. Um técnico que chegou ao posto mais importante do futebol mundial sem nunca ter dirigido nenhuma equipe de futebol. De que foram conquistar o maior titulo do futebol, se nosso técnico nunca tinha tido este gostinho em um campeonato estadual, regional, nacional ou internacional, mesmo que fosse em um torneio.

Ser técnico da seleção brasileira deveria ser delegado ao melhor técnico do mundo e não a um debutante no cargo. Para pior a situação, parecia que mesmo de forma incorreta, a CBF tinha acertado, pois a seleção brasileira foi ganhando tudo que disputou, CAMPEÃO DA COPA AMERICA, CAMPEÃO DAS COPA DAS CONFEDERAÇOES e 1º LUGAR DA ELIMINATORIAS DA COPA DO MUNDO, garantindo a participação da fase final da Copa do Mundo com antecedência, indícios de que o futebol brasileiro se encaminhava para uma copa do mundo tranquila. Entretanto, no mundo do futebol de resultados, de maneira irônica, o resultados não foram o bastante, era necessário jogar bem, usar de criatividade, variações tática e estratégicas para sobrepor-se contra qualquer esquema defensivo, habilidade necessária de qualquer técnico experiente.

O técnico Dunga errou quando achou que o talento do jogador brasileiro fosse o bastante para ser campeão e de que a organização e o planejamento com comando com "MAÕS DE FERRO" fora do campo fosse a estrutura que faltava as outras seleções que não conquistaram o titulo. Ele esqueceu, que sua função maior era escolher os melhores jogadores do futebol brasileiro em sua melhor fase e que esta escolha seria apenas uma das várias formas de vencer qualquer esquema tático defensivo. Ou então, que a importante bola parada em algum momento não seria eficiente e que o contra ataque nem sempre deve ser a única forma de preocupar o adversário. Caso isto não fosse o possível, neste momento, entraria em ação as vozes do vestiário, mas a inexperiência do debutante técnico não tinha nada ha acrescentar.

Mas, nem tudo foi erro, ele acertou quando negou privilégios a imprensa, que em minha opinião, extrapolam seu direito de informações e esquecem seu deveres com a ética e o "fair play".

Acredito que nenhum lição desta copa será aprendida pelo presidente da CBF, única pessoa com poder de revolucionar nosso futebol. E o que dizer, de uma pessoa que se agarra a este cargo desde 1989, sem nenhuma participação popular ou democracia. O futebol brasileiro não esta no caminho nem do futebol arte ou do futebol de resultado, qualquer debate sobre estilo do futebol brasileiro e estéril, enquanto o presidente Ricardo Teixeira estiver do cargo. Este sim, o principal culpado pelos últimos fracassos da seleção brasileira.

-------------------------------------------------------------

Nome:Jaqueline  N°12  Turma:7°E

Eu assisti aos jogos na minha casa com a minha família. Eu acho que a melhor imagem da copa foi a cara do Maradona quando a Alemanha marcou o terceiro gol na Argentina . Eu acho que o novo técnico tem que ser o Felipão.

----------------------------------------------------------

Nome:Juliana   n°12 Turma:8°A
   Todos os jogos da Copa do Mundo, eu assisti na casa da minha tia, com a minha família, bom, parte dela.
   Essa Copa marcou pra mim, porque foi a primeira após o nascimento do meu sobrinho, que agora está com 1 ano e meio, ele adora futebol, pena que "terminou" cedo.
   A imagem que marcou foram os jogadores do Brasil chorando após o jogo Brasil x Holanda, no qual perdemos, pois mostrou a fragilidade dos brasileiros, após a derrota, o que pode ser bobo ou chato pra alguns, como a Copa, pode ser importante para outras pessoas.
   Creio que o Brasil perdeu, porque realmente estavem sem sede de vitória nesse jogo.
   Não posso indicar alguém para ser o novo técnico da Seleção, porque não entendo mesmo de futebol, mas acho que o melhor projeto pra a Copa de 2014 é selecionar jogadores que mais se destacam no futebol brasileiro.

--------------------------------------------------------------

Sabrina 7d

Com certeza faltou a presença dos jogadores:Ronaldo fenomelo,Ronaldinho gaucho e Roberto Carols.sem duvidas o melhor jogador foi o Robinho que além de jogar com o coração fez um belo gol.
Uma imagem que me marcou foi a imagem dos chapéus que o Elano fez wm cima do time adversario.
Na minha opinião o técnico para a proxima copa do mundo deveria ser o Felipão que tem experiencia e parece ter conhecimento do potencial que tem nas mãos com o time do Brasil.

------------------------------------------------------------

Lorrainy

Onde assistiu a maioria dos jogos e com que??
Assisti os jogos da copa [ apenas do BRASIL] ,em casa com meus pais
O que lhe marcou??
As defesas do Julio César [ por que mesmo machucado ele defendeu muito bem]
Qual a melhor image da COPA??
Que a AFRICA não é um país tão pobrE quanto imaginavamos
Por que não fomos Campeões??
Eu acho que foi porque o Dunga cansava os jogadores de mais nos treinos,e quando eles foram jogar já estavam cansados[e porque a HOLANDA é muito boa] MAIS NINGUEM É PENTA , NÓS SOMOS
Quem deve ser o novo técnico ??
Felipão, porque o Felipão trouxe o PENTA.

-------------------------------------------------------------

eu assisti o jogo em casa com o meu irmao e a minha vó.minha melhor recordação foi quando robinho fez um gol eo jogo de3x0.a melhor imagem foi quando o brasil fez gol v´rios gols.o brasil nao foi campeão poe que o dunga deveria colocar o ronaldinho,ronaldo e o ganso.deve ser o robinho por que ele não fica gritando igual o dunga e por que ele joga bem melhor que o dunga.                

                                         nome:josé/n19/7b

------------------------------------------------------------

Nome:Renata  N°:24 Série/Turma:7ªD
                 Conclusão sobre a Copa do Mundo

*Eu assisti todos os jogos em casa com a minha mãe,minha irmã,vó,vô e tios.

Melhor desempenho dos jogadores seria essencial,mas não que eles não foram bem,eles foram muito bem.

O melho jogador foi o ROBINHO é claro e o Kaká não fica tão atráz.

A imagem que marcou foi quando o Kaká foi expulso.Mas dos jogos da Copa até hoje foi a Argentina ter se desclacificado (a cara do Maradona ),ué não estava rindo do Dunga e dos brasileiros pois tomo no sóio pois no dia seguinte a Argentina perdeu.

O novo técnico tem que ser o Felipão pois era ele quando Brasil ganhou o PENTA!!!!!!!

FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.