segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

OPINIÃO : Mônica Kozminski

0/02/2011 23h33 - Mônica Kosminski - Comente esse post, para o Site: Coxanautas

Projetos esportivos vêm apresentando um papel social muito importante seja tirando pessoas do mundo da criminalidade e das drogas ou revelando grandes prodígios do esporte. Considero muito nobre quem realiza este tipo de projeto e é sobre o projeto que um torcedor Coxa-Branca realiza que hoje postarei no blog:
Carlo Vicente Burmester Ramirez trabalha no CEPAMM (Colégio Estadual Professor Algacyr Munhoz Maeder) já faz 15 anos e desde 2000 vem desenvolvendo atividades extracurriculares com os talentos evidenciados nas aulas de educação física.


Carlo relata que nestes anos existiram várias tentativas governamentais de investimento no esporte escolar como o Viva Escola, Segundo Tempo, Vale Saber, entre outros, mas com as mudanças de governantes e juntamente de seus interesses, faziam com que os projetos fossem encerrados sem levar em consideração os resultados já alcançados.


Independente das iniciativas governamentais, o professor Ramirez sempre ofereceu atividades em horários alternativos aos alunos interessados e desenvolveu projetos com o futebol de campo masculino, futsal feminino e xadrez. Os alunos que se destacam no futsal, nas aulas de educação física e de futsal, participam de torneios internos que são realizados no campo, emprestado pelo time do bairro: O C.A. Bairro Alto, ou em amistosos contra equipes da suburbana . No ano passado, o primeiro amistoso do ano do time A (93,94 E 95) masculino de futebol de campo, foi contra o time do Professor Sandro Mendes, com as meninas do Coritiba Futsal/Cancun. Carlo comenta: ”Foi uma experiência bem legal, pois nossos meninos jogaram com muito cavalheirismo e “fair play”, respeitando as meninas do Coritiba. O resultado de vitoria, dos meninos, foi o menos importante.”

Para divulgar o projeto e motivar o professor criou um blog: www.profcarlo10.blogspot.com, onde além de informar o aluno, tem a finalidade de estimular os alunos a escreverem e dominarem a forma culta de escrever, bem como, a importância do processo histórico e a interferência do aluno, como personagem e artífice de sua história individual e do grupo em que eles estão inseridos.
O resultado deste tipo de projeto acontece em um longo prazo, usando o esporte como meio de educar, desenvolver a saúde e a qualidade de vida, revelando alguns valores individuais.

O sucesso é evidente, com ex- alunos chegando a universidade, cursando a licenciatura em educação física ou mesmo, chegando ao esporte de alto nível, como os atletas profissionais Willian Roberto de Farias (volante do Coritiba Foot Ball Clube) e o João Paulo da Silva (ex atleta do Paraná Clube no ano de 2010, que transferiu-se para o futebol japonês).
Projetos como este devem ter divulgação e outros devem ser criados. Ao Carlo me resta apenas parabenizá-lo pela maravilhosa iniciativa.
SAV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.