quinta-feira, 31 de março de 2011

Benfica, detem o recorde de invencibilidade

E foi o Coritiba quem quebrou a série de invencibilidade do Benfica

qui, 31/03/11

por luiz.carlos |

categoria Coritiba, História

| tags Coritiba, memória

Colaborou o fiel torcedor Coxa-Branca Paulo Roberto Latki

Um dos mais tradicionais times do mundo, o Benfica, de Portugal, teve sua série de invencibilidade da sua história, com 29 partidas consecutivas.
E foi justamente o Coritiba quem quebrou essa sequencia de jogos sem perder do time lusitano. Isso ocorreu em 13/01/1972, conforme destacam os Helênicos.

Confira a ficha técnica daquela partida:

Coritiba 2×0 Benfica

13 de janeiro de 1972

Estádio Belfort Duarte

Árbitro: Valdemar Antônio de Oliveira

Gols: Paquito, aos 20 do primeiro tempo, Cláudio, aos 38 do segundo tempo.

Renda: C r $ 67. 000 , 00

Coritiba: Célio; Hermes, Pescuma, Cláudio e Nilo; Hidalgo e Renatinho (Paulo Vecchio); Leocádio (Kruger), Paquito, Tião Abatiá e Reinaldinho (Dirceu). Treinador: Aimoré Moreira.

Benfica: Fonseca; Malta, Messias, Rodrigues e Adolfo; Toni, Martins (Eurico) e Simões (Zeca); Nenê, Jordão e Diamantino. Treinador: James Hagan

RECORDES

Pesquisa feita na internet por Emerson Cabral do Santos e publicado no facebook. E o mais bacana, que o Coritiba foi o time que bateu o Benfica, jogando um amistos.

RANKING MUNDIAL DE VITÓRIAS CONSECUTIVAS
29 jogos – Benfica (Portugal) 1971-73
28 jogos – NK Dinamo Zagreb (Croácia) 2006-06
25 jogos – Celtic FC (Escócia) 2003-04
22 jogos – PSV Eindhoven (Holanda) 1987-88
18 jogos – FH Hafnarfjördur (Islândia) 2004-05
17 jogos – FC Steaua Bucureşti (Roménia) 1988
17 jogos – FC Dinamo Bucureşti (Roménia) 1988
17 jogos – FC Internazionale Milano (Itália) 2006-07
17 jogos – Valur Reykjavík (Islândia) 1978
16 jogos – Coritiba FC (Brasil) 2011
16 jogos – FC Barcelona (Espanha) 2010-11
16 jogos – Olympiacos FC (Grécia) 2005-06
15 jogos – Grêmio FPA (Brasil) 2010
15 jogos – Benfica (Portugal) 1963
15 jogos – Real Madrid CF (Espanha) 1960-61
15 jogos – FC Bayern München (Alemanha) 2005
15 jogos – AC Sparta Praha (República Checa) 1999-00
15 jogos – Bangor City FC (País de Gales) 2010

Gazeta do Povo

caminho_coritiba_copa_brasil_3103

Coritiba 3 x 1 Atlético GO

     Jogando pela Copa do Brasil, o Coritiba fez o jogo de volta da segunda fase da competição no único confronto entre equipes da série A nesta competição. Com o regulamento debaixo do braço, o Coritiba teve tranqüilidade em manter sua série invicta nesta temporada. Como havia vencido o primeiro confronto em Goiânia, por 2 x 1 o Coxa podia até perder este jogo.

     A tranqüilidade era nítida, e os gols logo cedo ajudaram os jogadores a se pouparem. Anderson Aquino marcou duas vezes, aos 08 e novamente aos 17 deste primeiro tempo. A chuva incessante e a grande maratona de jogos nesta “pre-temporada” aumentam o risco de lesões que vem sendo ate o momento o único rival capaz de para o time do Coritiba.

     No segundo tempo, o Atlético tentou diminuir o prejuízo de estar perdendo, no placar agregado por 4 x 1, voltou com duas substituições em seu ataque. Entraram os conhecidos, Elvis e Josue, que já tiveram passagens de destaque no Paraná Clube. Mesma fazendo um gol, em um chute despretensioso que desviou nos pés de um atacante “matando” o excelente goleiro Edson Bastos, que não teve tempo de fazer a defesa. O gol, apesar de acontecer em um bom momento do time goianiense não deu emoção ao jogo, pois o Coritiba, sempre que sai para o ataque, com triangulações de Rafinha, o melhor em campo, Leo Gago, Bill e Aquino, levavam nítida vantagem ao time visitante. Mesmos com as substituições acontecidas no Coxa, com as entradas de Everton Ribeiro, Marcos Paulo e Leonardo, o domínio prevaleceu.

     O terceiro gol saiu em mais um grande passe de Leo Gago, que não estava bem no jogo, para o jovem talento coxa-branca Everton Ribeiro, que entrou na área e na queda do goleiro, fez o seu primeiro gol com a camisa do Coritiba Foot Ball Clube. Uma grande noite, um grande futebol do time que segue invicto na temporada, com 16 vitorias consecutivas, e 21 jogos neste ano de 2011.

Confira os detalhes da partida sobre o Atlético-GO na Copa do Brasil

30/03/2011 - 23:47

Copa do Brasil 2011: Coritiba x Atlético GO

Copa do Brasil 2011 – 2ª fase

Coritiba 3×1 Atlético-GO
Local: Couto Pereira
Data: 30/03/2011
Horário: 21h50

Árbitro: Vinicius Costa da Costa (RS)
Assistentes: José A Chaves Franco Filho (RS) e Julio César Rodrigues Santos (RS)

Coritiba: Edson Bastos, Jonas, Cleiton, Emerson, Lucas Mendes, Leandro Donizete, Léo Gago, Davi (Marcos Paulo), Rafinha, Bill (Leonardo) e Anderson Aquino (Éverton Ribeiro)
Técnico: Marcelo Oliveira
Banco: Vanderlei, Luccas Claro, Willian, Marcos Paulo, Denis, Éverton Ribeiro e Leonardo

Atlético-GO: Márcio, Adriano, Gilson, Anderson, Thiago Feltri, Agenor, Rômulo, Preto (Juninho), Keninha (Elvis), Marcão e Diogo Campos (Josiel)
Técnico: Renè Simões

Cartões Amarelos: Agenor (Atlético-GO), Preto (Atlético-GO), Marcão (Atlético-GO)

Gols: Anderson Aquino, aos 8′ do 1º tempo (Coritiba); Anderson Aquino, aos 17′ do 1º tempo (Coritiba); Juninho, aos 25′ do 2º tempo (Atlético-GO); Éverton Ribeiro, aos 39′ do 2º tempo (Coritiba)

Público pagante: 9.444
Público total: 11.009
Renda: R$ 124.270,00

← Coxa passa na Copa do Brasil

Aquino é o artilheiro da noite →

terça-feira, 29 de março de 2011

Coritiba: equilíbrio e quebra de recordes

http://globoesporte.globo.com/platb/olhotatico/2011/03/28/coritiba-equilibrio-e-quebra-de-recordes/

seg, 28/03/11

por André Rocha |

categoria campeonato paranaense 2011, coritiba

| tags campeonato paranaense 2011, coritiba

POR FERNANDO FREIRE – GLOBOESPORTE.COM / PR

Equilíbrio é a palavra perfeita para definir o Coritiba nos três primeiros meses de 2011. Defesa segura, meio-campo ágil e criativo, e um camisa 9 artilheiro. É assim que o Alviverde quebra recorde atrás de recorde. No sábado, a equipe alcançou, ao vencer o Iraty por 4 a 2, fora de casa, a 12ª vitória seguida no Campeonato Paranaense e a 15ª na temporada.

Com esse resultado, igualou o Atlético-PR de 2008, que também venceu 12 seguidas no Estadual. Além disso, considerando os números de 2010 e 2011, o Alviverde chegou a 28 partidas de invencibilidade no Paranaense. É o recorde da história da competição.

No sábado, o time comandado por Marcelo Oliveira começou a partida no 4-2-3-1. Marcos Aurélio, atacante, recuou e formou uma linha de três no meio-campo, com Davi e Tcheco. Depois, o camisa 10 deu lugar a Éverton Ribeiro, que manteve a formação. Anderson Aquino foi o camisa 9, mas também recuou, abriu pela direita, pela esquerda e, com isso, confundiu a defesa adversária. E foi ele quem fez os dois primeiros gols do Coxa – um aos 17 segundos; outro aos dez minutos da etapa inicial.

Além da boa movimentação do quarteto ofensivo, o Coritiba foi, no primeiro tempo, impecável na marcação. Lucas Mendes, zagueiro improvisado na esquerda, Jeci e Emerson anularam a dupla de ataque do Azulão, formada por Jaime e Arthur. Com os dois bem marcados, restava ao Iraty os chutes de longa distância. Porém, com Leandro Donizete e Léo Gago plantados à frente da defesa, esses lances levavam pouco perigo ao gol de Edson Bastos.

No primeiro tempo, Coritiba no 4-2-3-1: Marcos Aurélio recua e forma uma linha ao lado de Davi e Tcheco no meio-campo. Mais avançado, Anderson Aquino com total liberdade para se movimentar.

Na etapa final, além de Éverton Ribeiro no lugar de Marcos Aurélio, o comandante alviverde fez outra mudança: colocou o volante Marcos Paulo no lugar do machucado Tcheco. O Coritiba passou para o 4-3-2-1, mas os três volantes tinham liberdade para avançar.

Foi de Léo Gago o passe para Davi marcar o terceiro; depois, o meia fez mais um. Com 4 a 0 no placar e uma temperatura que chegou a 35°C no interior do estado, o Coxa relaxou. O Azulão aproveitou para descontar. Primeiro com Willian, após escanteio. Na sequência com Paraíba, aproveitando-se de falha de Edson Bastos.

No segundo tempo, Coritiba no 4-3-2-1: Marcos Paulo fortalece a marcação no meio-campo. Com 4 a 0 no placar e 35°C, o Alviverde relaxou e sofreu dois gols.

Além do time bem armado por Marcelo Oliveira, vale destacar o elenco do Coritiba. Na comparação dos 11 que iniciaram a partida em Irati com o “time ideal”, foram quatro alterações. Os titulares Pereira, Eltinho e Leonardo seguem em recuperação; o meia Rafinha estava suspenso. Se o Alviverde irá competir em iguais condições com Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, São Paulo e Santos e outras potências nacionais, só o tempo dirá. Talvez ainda sejam necessários reforços pontuais.

O certo é que o Coritiba – com base forte, jogadores experientes e um bom elenco – vai dar trabalho aos adversários na volta à Série A do Brasileirão.

Pereira, Eltinho, Rafinha e Leonardo são titulares no 'time ideal' do Coritiba.

ESCREVEU FERNANDO FREIRE – GLOBOESPORTE.COM / PR

domingo, 27 de março de 2011

Opinião: Lédio Carmona

Demolidor de recordes

sáb, 26/03/11

por Lédio Carmona |

categoria 2011, Campeonato Paranaense, Coritiba

Compartilhar42

Alexandre Souteiro (@alexsout)

O Coritiba de 2011 continua fazendo história no futebol paranaense e nacional. Uma campanha avassaladora, que agora contabiliza 28 jogos sem derrotas – a maior na história no estado – e que também iguala a seqüência de 12 vitórias conseguidas pelo seu maior rival – Atlético-PR – em 2008.

Jogando fora de casa, o atual campeão paranaense mostrou seu arsenal em menos de 20 segundos. Um gol relâmpago de Anderson Aquino foi o cartão de visitas de um time que tem se mostrado letal quando ataca, e que sabe – como poucos times da atualidade – administrar o resultado sem correr riscos.

A força do ataque alviverde apareceu novamente aos 10 minutos de jogo. O substituto do artilheiro Bill mostrou oportunismo para fazer seu segundo gol e praticamente matar o jogo. Como um “deja vú”, o Coxa  repetiu o cenário dos jogos anteriores e levou o Iraty em banho-maria até o fim do primeiro tempo. Nem mesmo a saída do craque do time, Marcos Aurélio, por contusão, mudou a forma de jogar do campeão do primeiro turno.

O torcedor que aguadava um Coritiba relaxado pela vantagem adquirida no primeiro tempo levou um susto. Nem mesmo o forte calor no Estádio Coronel Emílio Gomes brecou o ímpeto do ataque alviverde. A máxima “dois vira, quatro acaba” entrou em campo. Outro grande destaque do time, o meia Davi, fez 2 gols em menos de 20 minutos, e destruiu qualquer possibilidade do Iraty pensar em reação. A contusão do zagueiro Jeci complicou o jogo para o Coxa. Como já tinha feito as três alterações, o Coritiba jogou com um a menos na última metade do segundo tempo, e permitiu que o time do interior marcasse 2 gols, insuficientes para alterar o rumo do jogo.

A essência do resultado é tradução da força do conjunto alviverde. O treinador Marcelo Oliveira tem peças de reposição que mantém a qualidade durante os jogos, e um esquema tático encaixado, fruto de um time que joga junto desde o fim de 2009. Os símbolos da força do Coxa são o goleiro Edson Bastos – que apesar da falha no segundo gol do Iraty tem se mostrado um paredão – e o meia Marcos Aurélio, o grande maestro do time. Com aproveitamento de 100% até a sexta rodada, fica cada vez mais fácil para o Coxa enxergar a taça de campeão paranaense de 2011. (foto: site do Coritiba)

sábado, 26 de março de 2011

Coritiba 4 x 2 Iraty

     Não escrevi sobre o jogo entre Coritiba x Arapongas, por que a minha indignação com o arbitro do jogo era muito grande. Ele acomodou o jogo, deixando de marcar faltas na tentativa de deixar o jogo fluir. Esta estratégia deve ser estabelecida e administrar as consequências não é para qualquer. Um jogo que poderia ser fácil ficou complicado. O arbitro inervou todos os envolvidos na partida, chegando ao ponto de Rafinha revidar uma agressão e ser expulso. A correta expulsão do jogador do Coritiba não tem justificativa, mas é facilmente explicada entendo os acontecimentos da partida.

     No jogo contra o Iraty, na cidade contra de Iraty e marcou o seu gol logo a 15 segundos do jogo. Leo Gago, o melhor jogador na temporada, lançou Anderson Aquino, que na velocidade ganhou da zaga e tocou com categoria marcando um belo gol.

     No segundo gol, Jeci tentou um voleio, a bola expirou e sobrou novamente para Anderson Aquino, que em posição legal marcou o segundo gol.

     O domínio de jogo era nítido, e no segundo tempo o Coritiba fez mais dois gols, com David. No terceiro gol, Everton Ribeiro, que estava sumido em campo, arrancou pela lateral direita e cruzou na área, Anderson Aquino perdeu para a zaga de Iraty, mas a bola sobrou para David que de primeiro, marcou outro golaço. David vem tendo grandes atuações nesta pré temporada, se firmando com um dos principais jogadores do coxa. No quarto gol, Leo Gago tabelou com Anderson Aquino e foi ao fundo, passou pelo zagueiro e este passou para David, que chutou, a bola desviou no zagueiro e subiu, anotando o quarto gol da tarde.

     A partir dai, o coxa tentou trabalhar a bola, em uma nítida demonstração de tentar se poupar em função dos excesso de jogo e do calor que voltou a aquecer as pessoas em Iraty. O castigo de perder bolas bobas veio em dois gols do adversário. No primeiro, Emerson subiu sozinho contra dois atacantes do Iraty e perdeu para William que marcou um bonito gol na cobrança de escanteio. No lance Jeci, sentiu uma lesão muscular, saindo de campo, sem, no entanto ser substituído, pois o coxa já havia queimado suas substituições. Confesso que não sentirei falta deste zagueiro. Como já disse anteriormente, o Jeci deve ser um cara muito legal, um líder, mas ele não tem condições de ser titular neste time do Coritiba. Vitoria que mantém o Coritiba na liderança da competição, com 5 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o CAP.

---------------------------------------------------------------------------------------------

6/03/2011 - 17h18
FICHA TÉCNICA
DETALHES DA PARTIDA IRATY X CORITIBA PELA 6ª RODADA DO PARANAENSE 2011

Ficha Técnica

Foto: arquivo

Paranaense 2011 - 6ª rodada

Iraty 2x4 Coritiba
Local: Cel. Emílio Gomes
Data: 26/03/2011
Horário: 15h30

Árbitro: Adriano Milczvski
Assistentes: Moisés Aparecido de Souza e Diogo Morais

Coritiba: Edson Bastos, Jonas, Jeci, Emerson, Lucas Mendes, Léo Gago (Willian), Leandro Donizete, Tcheco (Marcos Paulo), Davi, Marcos Aurélio (Éverton Ribeiro) e Anderson Aquino
Técnico: Marcelo Oliveira
Banco: Vanderlei, Marcos Paulo, Cleiton, Willian, Denis, Éverton Ribeiro e Wilson Jr

Iraty: Renato, Maicon, Gilvan, Sílvio, Mauro (Willian), Wendell, Eduardo, Bruno, Jaime (Paraíba), Cleiton (Neto) e Artur
Técnico: Gilberto Pereira
Banco: Doni, Thiago, Bidia, Bugiga, Neto, Paraíba e Willian

Cartões Amarelos: Mauro (Iraty), Gilvan (Iraty), Éverton Ribeiro (Coritiba)

Gols: Anderson Aquino, aos 1' do 1º tempo (Coritiba); Anderson Aquino, aos 11' do 1º tempo (Coritiba); Davi, aos 4' do 2º tempo (Coritiba); Davi, aos 18' do 2º tempo (Coritiba); Willian, aos 32' do 2º tempo (Iraty); Paraíba, aos 39' do 2º tempo (Iraty)

Público pagante: 2.643
Público total: 2.810
Renda: R$ 38.470,00

sexta-feira, 25 de março de 2011

Camera Coxa - Coritiba 2 x 0 Arapongas

Recordes

 

Vitórias consecutivas

Com 14 vitórias seguidas, o Coritiba já tem a maior série vencedora da história do clube. O recorde anterior era de dez jogos, estabelecido em 1939.

Triunfos no Estadual

Com 11 vitórias consecutivas no Estadual, está a um passo de empatar com o Atlético de 2008, recordista dentro do Regional.

Arrancada

Deste o início do ano já são 19 jogos sem derrota. O melhor começo de temporada alviverde havia acontecido em 1961, quando ficou 17 duelos invicto.

Série invicta no PR

Chegou a 27 rodadas sem perder e igualou marca que já ocorreu três vezes na história (Coritiba de 72-73, Coritiba de 76-77 e Atlético de 81-82). Pode quebrar a marca amanhã, contra o Iraty.

Série invicta geral

Está a 12 jogos de repetir a maior fase sem derrotas do clube. A marca anterior, de 31 partidas, foi feita entre janeiro e agosto de 1977.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Coritiba bate Arapongas e atinge marcas históricas

Coxa vence único adversário que ainda não havia sucumbido à sua força na temporada e chega à 11ª vitória seguida no Campeonato Paranaense

Por Luciano BalarottiCuritiba

imprimir

marco aurélio coritiba gol arapongas (Foto: Geraldo Bubniak / Agância Estado)Marcos Aurélio fez os dois gols do Coritiba na partida (Foto: Geraldo Bubniak / Agência Estado)

Mesmo com um jogador a menos desde os 17 minutos do primeiro tempo, o Coritiba bateu o Arapongas, por 2 a 0, no Couto Pereira, mantendo a liderança isolada do returno do Campeonato Paranaense, agora com 15 pontos.

A vitória, a 14ª seguida do Coxa na temporada, veio graças à ótima atuação de Marcos Aurélio, que marcou duas vezes para se igualar na liderança da artilharia do Coritiba com os companheiros Davi e Bill, todos com oito gols. Paulo Baier, do Atlético-PR, soma dez gols e é artilheiro isolado.

E com o 11º triunfo consecutivo em jogos do Paranaense, o Coxa já tem a maior série de sua história em uma única edição da competição, além de igualar o recorde absoluto, que havia obtido entre as temporadas de 1947 e 48.

O Arapongas, com apenas quatro pontos ganhos no returno, distanciou-se também da briga por uma vaga na final do título do interior. O time soma 21 pontos ao longo da competição, contra 23 do Iraty e 24 do Cianorte, rivais diretos na briga para enfrentar o Operário, praticamente garantido nesta decisão interiorana.

Na próxima rodada, o Coritiba visita o Iraty, sábado, às 15h30m. Já o Arapongas manda seu jogo com o Corinthians-PR, domingo, às 15h30m, em Cianorte, já que o Estádio dos Pássaros segue interditado.

Coxa perde Rafinha mas abre o placar na primeira etapa

A exemplo do que já havia acontecido no jogo com o Cascavel, o Coritiba demorou um pouco para impor seu ritmo de jogo. Lenta, a equipe chegou ao ataque pela primeira vez apenas aos oito minutos, em chute por cima de Rafinha. Em seguida, Marcos Aurélio também arriscou de longe, sem maior perigo para Danilo.

Anderson Aquino perdeu boa chance aos 11 minutos. Depois de receber lançamento perfeito de Marcos Aurélio, o atacante concluiu por cima, mesmo tendo apenas o goleiro à sua frente. Léo Gago, que tenta sem cessar marcar seu primeiro gol na temporada, fez pior, chutando fraquinho e para longe, aos 14.

A demora para abrir o marcador enervou o meia Rafinha, que deu um tapa em Wellington, pelas costas, e foi expulso aos 16 minutos. E foi com um jogador a menos que o Coxa chegou ao gol. Marcos Aurélio acertou mais um de seus excelentes lançamentos para Anderson Aquino, que foi derrubado na área pelo zagueiro Douglas. O próprio Marcos Aurélio bateu o pênalti, no canto direito de Danilo, que caiu para o outro lado, aos 24 minutos.

Em vantagem no marcador, o time alviverde passou a administrar a partida, esperando a pressão do Arapongas para buscar o contra-ataque. Mas nada disso aconteceu, já que os visitantes só ameaçaram nos chutes de longa distância de Wellington, que exigiu boa defesa de Edson Bastos aos 27 minutos, mas errou o alvo aos 37.

Ao final do primeiro tempo, o confuso árbitro Rodolpho Toski Marques expulsou o técnico Marcelo Oliveira. Na saída, o treinador não poupou críticas ao trabalho da arbitragem.

saiba mais

- Ele não expulsou o jogador deles na hora do pênalti e marca qualquer faltinha para enervar nossa equipe – esbravejou Oliveira.

Marcos Aurélio resolve jogo no segundo tempo

Na etapa final, novamente manchada pela péssima atuação da arbitragem, foi o Coritiba que chegou primeiro. Aos dois minutos, Léo Gago concluiu com força a boa troca de passes entre Marcos Aurélio e Anderson Aquino, exigindo boa defesa de Danilo.

A resposta araponguense veio em chutes de longe, sem direção, de Bruno Maranhão e Rafael Mineiro. O time visitante tentava aproveitar a vantagem de ter um jogador a mais, partindo para o ataque e obrigando o Coxa a se fechar na defesa.

Aos donos da casa restava a arma dos contra-ataques. E foi em um deles, aos 15 minutos, que Léo Gago percebeu o goleiro Danilo adiantado para tentar marcar um gol digno de Pelé, batendo do meio-campo. Mas a bola saiu mais fraca do que o volante planejava, e o arqueiro defendeu sem problemas.

E coube a Marcos Aurélio a tarefa de ampliar o placar, um minuto depois. O atacante recebeu ótimo passe de Davi, deu um drible desconcertante em Douglas e encheu o pé, acertando o ângulo esquerdo de Danilo, que não teve a menor chance de defesa.

O gol desanimou o Arapongas, que só voltou a ameaçar em cobrança de falta de Wellington, que deu trabalho para Edson Bastos, aos 24 minutos.

Danilo salvou o Arapongas em conclusão forte de Anderson Aquino, que recebeu toque de classe de Marcos Aurélio após ótimo lançamento de Léo Gago.

Léo Gago perdeu outra boa chance aos 34 minutos, tocando por cima do gol na saída do goleiro. E Edson Bastos garantiu o resultado ao defender cabeçada de Bruno Maranhão, aos 37, e chute cruzado do próprio atacante, aso 44 minutos.

CORITIBA 2 X 0 ARAPONGAS

Edson Bastos; Jonas, Jeci, Emerson e Lucas Mendes; Willian, Léo Gago, Rafinha e Davi (Marcos Paulo); Marcos Aurélio (Wilson Júnior) e Anderson Aquino (Éverton Ribeiro).
Danilo; Gustavo, Bruno Matavelli (Rafael Mineiro), Douglas e Anderson Paim (Rogerinho); Alexandre, Marcelo Guerreiro, Jocivalter (Val Ceará) e Wellington; Luciano e Bruno Maranhão.

Técnico: Marcelo Oliveira
Técnico: Toninho Moura

Gols: Marcos Aurélio, aos 24 minutos do primeiro tempo e aos 16 miuntos do segundo tempo.

Cartões amarelos: Jeci (Coritiba); Douglas e Alexandre (Arapongas)Cartão vermelho: Rafinha (Coritiba).

Data: 23/03/2011. Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba

Árbitro: Rodolpho Toski Marques, auxiliado por Bruno Boschilia e José Carlos Dias Passos..

Público pagante: 8.595. Público total: 9.894. Renda: R$ 101.180,00

domingo, 20 de março de 2011

Coritiba 3 x 0 Cascavel

     O Coritiba foi ao sudoeste do estado para enfrentar a equipe do Cascavel. Com a derrota do CAP para o Operário de Ponta Grossa, uma vitória do Coxa aumenta a vantagem sobre o CAP para 5 pontos, e ganhando a perseguição direta de apenas o Fantasma.

     Jogando com extrema facilidade, o Cascavel, lanterna da competição foi presa fácil para o hábil ataque do Coritiba. As rápidas tabelas entre David, Marcos Aurélio, Anderson Aquino e principalmente Rafinha, abriam espaço no atrapalhada e violenta zaga do Cascavel.

     O primeiro gol não demorou a sair, após uma grande defesa de Edson Bastos, em uma cabeceada fulminante, o Cascavel bateu o escanteio e a zaga cortou, nos pés de Rafinha que puxou o contra-atraque. Na seqüência da jogada, Rafinha passou para Marcos Aurélio que deu um bonito passe para Anderson Aquino que fez o gol, tocando por cima do goleiro que saiu da meta. Coritiba 1 x 0. Os destaques da jogada foram: o grande defesa de Edson Bastos que, mesmo sendo pouco acionado, sempre esteve demonstrando segurança à torcida coxa branca. E o contra-taque puxado por Rafinha. Da mesma forma que a falta de atenção da zaga que deixou o atacante Marco Túlio subir sozinho e cabecear, procupa.

     O segundo gol, marcado por Rafinha mostrou velocidade e habilidade na finta sobre o goleiro do Cascavel, marcando mais um golaço, após o a passe de Marcos Aurélio.

     No segundo tempo, o Coritiba cadenciou o jogo esperando o tempo passar, já que o dono da casa não ameaçava a vitoria coxa-branca. Anderson Aquino em mau momento teve pelo menos duas chances de aumentar. O tempo foi passando e o terceiro gol no final do jogo, em mais uma bela trama dos craques do coxa, Rafinha , o melhor jogador em campo, foi a fundo e deixou Marcos Aurélio na cara do gol para fazer mais um belo gol.

     A equipe venceu o campo com a grama alta e pesado, o desgaste da longa viagem e da grande seqüência de jogos em um curto espaço de tempo. As lesões musculares começam a incomodar e diminuir as possibilidades de substituições do técnico Marcelo Oliveira, representando ser o grande adversário neste inicio de temporada.

---------------------------------------------------------------------

20/03/2011 - 18h00
FICHA TÉCNICA
DETALHES DA PARTIDA CASCAVEL X CORITIBA PELA 4ª RODADA DO PARANAENSE 2011

Ficha Técnica

Paranaense 2011 - 4ª rodada

Cascavel 0x3 Coritiba
Local: Olímpico Regional
Data: 20/03/2011
Horário: 16h00

Árbitro: Antônio Denival de Morais
Assistentes: Weslley Gomes da Silva Assistente e Alexandre Cavalcanti de Souza

Coritiba: Edson Bastos, Maranhão (Marcos Paulo), Jeci, Emerson, Lucas Mendes (Denis), Willian, Léo Gago, Davi (Tcheco), Rafinha, Marcos Aurélio e Anderson Aquino
Técnico: Marcelo Oliveira
Banco: Vanderlei, Denis, Cleiton, Marcos Paulo, Tcheco, Éverton Ribeiro e Geraldo

Cascavel: Veloso, Rafael, Fernando, Marcelo, Carlos Lima, Gustavo, Irineu, Diego Corbari, Marco Túlio (Jean), Jean Carlo (Kim) e Pedro Neto (Wellington)
Técnico: Joel Costa

Cartões Amarelos: Marcelo (Cascavel), Marcos Paulo (Coritiba)

Gols: Anderson Aquino, aos 8' do 1º tempo (Coritiba); Rafinha, aos 17' do 1º tempo (Coritiba); Marcos Aurélio, aos 28' do 2º tempo (Coritiba)

Público pagante: Não divulgado
Público total: Não divulgado
Renda: Não divulgada

sexta-feira, 18 de março de 2011

Programa Jogo aberto

http://www.youtube.com/watch?v=BQqo0vx2_00

Melhor do Brasil

18/03/2011 20h05 - Atualizado em 18/03/2011 20h05

Campanha do Coritiba credencia o time como o melhor do Brasil

A invencibilidade e a sequência de vitórias no Paranaense e na Copa do Brasil colocam o time entre poucos que obtiveram resultados semelhantes

Por Luciano BalarottiCuritiba

imprimir

coritiba comemora (Foto: Agencia Estado)

Comemorar uma vitória é uma rotina no Coritiba
(Foto: Agencia Estado)

Dizem por aí que os números não mentem. Pois, baseando-se apenas neles, não é absurdo afirmar que o Coritiba é o melhor time brasileiro neste início de temporada do futebol brasileiro. Lógico que não se deve, de forma alguma, desconsiderar o futebol bonito de Cruzeiro - que sabe aliar beleza à eficiência - e Santos, mesmo com os tropeços recentes da nova geração dos 'Meninos da Vila'; a força de Internacional e Grêmio na Libertadores; e nem os badalados Flamengo, Corinthians e São Paulo. Mas, levando-se em conta apenas os números, é a campanha do Coritiba em 2011 que salta aos olhos de quem acompanha o futebol nacional.

Considerando-se apenas as equipes que disputam a primeira divisão dos campeonatos estaduais e, paralelamente, Libertadores ou Copa do Brasil, o Coxa é o que tem melhor retrospecto neste começo de ano. Líder invicto do Campeonato Paranaense, com 12 vitórias e dois empates em 14 jogos, o clube paranaense venceu seus três compromissos na Copa do Brasil - dois diante do Ypiranga-RS (1 a 0 e 2 a 0) e outro sobre o Atlético-GO, por 2 a 1, em Goiânia. Assim, em 17 partidas disputadas na temporada, o time alcançou 15 vitórias e empatou apenas duas vezes, com 42 gols marcados e 13 sofridos.

Líder do Paranaense e com 15 vitórias, o time tem melhor aproveitamento que os outros invictos

Além do Coritiba, apenas quatro equipes estão invictas na soma dos regionais com a Copa do Brasil - entre as que disputam a Libertadores junto com as competições regionais, nenhuma manteve a invencibilidade. Dos quatro invictos, o de melhor campanha é o Flamengo, com 12 vitórias e dois empates em 14 jogos disputados. O 'Bonde sem Freio' marcou 25 gols e sofreu apenas sete em 2011. O Ceará vem logo em seguida, com 14 vitórias e três empates em 17 jogos. O ataque do Vovô marcou 37 gols e a defesa sofreu dez.

Um pouco menos brilhante é a campanha do Brasiliense, que venceu apenas dez dos 16 jogos que disputou, empatando outros seis. Ao longo destas partidas, marcou 26 gols e sofreu outros oito. O quarto invicto em duas competições é o Sampaio Corrêa, que só disputou quatro jogos oficiais neste ano, três pela Copa do Brasil e apenas um no Campeonato Maranhense. Em seu retrospecto, tem duas vitórias e dois empates, com oito gols a favor e cinco contra.

Coritiba tem aproveitamento de 92%

No aproveitamento dos pontos disputados por estas equipes é que se percebe a vantagem do Coritiba, que conquistou 92,16% em jogo em suas 17 partidas. O Flamengo vem na cola, com 90,47%, seguido por Ceará (88,24%) e Brasiliense e Sampaio, empatados com 'apenas' 75% de aproveitamento - menos, por exemplo, que o do Cruzeiro, que perdeu uma das 11 partidas que disputou na temporada, no Campeonato Mineiro, e tem aproveitamento de 78,79% dos pontos disputados.

Coxa ainda ostenta a marca de 12 vitorias consecutivas

Além de seguir invicto na temporada, o Coxa ostenta outra marca difícil de ser batida. O time venceu as últimas 12 partidas que disputou (três delas pela Copa do Brasil), conquistando a maior sequência da história do clube, e está próximo de outras marcas. Se vencer o Cascavel, domingo, às 16h, no Estádio Olímpico Regional, o time igualará a maior série de vitórias seguidas em uma única edição do Paranaense - de dez partidas, obtida em 1939. E se chegar a 11 vitórias seguidas no estadual, alcançará a marca obtida entre as edições de 1947 e 48.

Apesar dos números expressivos, o técnico Marcelo Oliveira não deixa de lado seu cauteloso jeito mineiro de ser, priorizando os resultados finais da competição em detrimento dos recordes.

- A gente, na verdade, não fala muito sobre isso. Eu acho que, se vier essa quebra de marcas, seria interessante. Mas, nós temos o foco maior, concentração na conquista do bicampeonato. Isso sim importa.

Os outros invictos
Além destas cinco equipes que seguem invictas disputando paralelamente duas competições, outras três, que disputam apenas estaduais, também não perderam em 2011 - sem levar em conta os campeonatos Maranhense, Sul-Matogrossense e Tocantinense, ainda em suas rodadas iniciais.

Em Minas Gerais, o América do artilheiro Fábio Júnior tem cinco vitórias e um empate em seis partidas. No Espírito Santo, o Aracruz segue imbatível após oito jogos, com cinco vitórias e três empates. No Campeonato Amazonense, o Operário, da cidade de Manacapuru, venceu três e empatou quatro dos sete jogos que disputou.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Coritiba 2 X 1 Atlético Goianense

     O Coritiba continua batendo seus próprios recordes. Venceu o 12º jogo neste ano de 2011, marca que pode ser comparada ao Barcelona e até a seleção brasileira que conquistaram um feito de 15 vitórias. Eu, não me valho destes números, salvo a devida diferença em nível de qualidades das equipes envolvidas nestes confrontos. Mas, é interessante citar.

     Jogando contra uma equipe, que lidera o seu campeonato regional, o Atlético de Goiânia, comandada pelo querido técnico Rene Simões, mito na história do Coritiba Foot Ball Clube, marcou o Coritiba em seu campo, esperando o time alviverde. O respeito do CAG ao Coritiba congestionou o meio campo com três volantes marcando atrás do meio campo.

     Timidamente, o time da casa, saia para o jogo e em uma cobrança de falta, a bola pegou no calcanhar de um atacante, somado ao deslize do zagueiro Jeci, a bola sobrou fácil nos pés de um zagueiro que tocou na saída do excelente goleiro Edson Bastos, marcando 1 x 0 para o time da casa.

     Ferido nos seus brios, o Coritiba saiu com mais velocidade para o jogo, e uma bela tabela envolvendo Rafinha e Leo Gago, que passou para Marcos Aurélio que finalizou com qualidade para o 1º gol do Coritiba. O artilheiro coxa branca, estava ausente da partida, mas é extremamente importante para ao conjunto da equipe, acredito que seja necessária uma mudança no esquema tático para melhor aproveitar a força ofensiva do atacante Marcos Aurélio.

     No segundo gol, mais uma jogada bem articulada pelos velozes meias do coxa, a bola chegou aos pés de Marcos Aurélio que fintou seu marcador, e de pé esquerdo marcou um golaço, na gaveta do goleiro do CAG.

     Vitória no único confronto entre equipes de série A na Copa do Brasil, marcando um gol no campo do adversário, que garante na vaga no jogo da volta com um empate qualquer, ou mesmo uma derrota por 1 x 0.

----------------------------------------------------------------------

7/03/2011 - 23h25
FICHA TÉCNICA
DETALHES DA PARTIDA ATLÉTICO-GO X CORITIBA PELA 1ª RODADA DO COPA DO BRASIL 2011

Ficha Técnica

Copa do Brasil 2011 - 1ª rodada

Atlético-GO 1x2 Coritiba
Local: Serra Dourada
Data: 17/03/2011
Horário: 21h30

Árbitro: Alício Pena Junior/MG
Assistentes: Janette Mara Arcanjo/MG e Marcus Vinicius Gomes/MG

Coritiba: Edson Bastos, Jonas, Jeci, Emerson, Lucas Mendes (Denis), Léo Gago, Willian, Rafinha, Davi (Tcheco), Marcos Aurélio (Geraldo) e Anderson Aquino
Técnico: Marcelo Oliveira
Banco: Vanderlei, Denis, Cleiton, Marcos Paulo, Éverton Ribeiro, Geraldo e Tcheco

Atlético-GO: Marcio, Adriano, Gilson, Paulo Henrique, Agenor, Thiago Feltri, Ramalho (Preto), Pituca, Marcão, Elvis (Diogo Campos) e Felipe (Juninho)
Técnico: René Simões
Banco: Roberto, Vitor Ferraz, Anderson, Preto, Keninha, Diogo Campos e Juninho

Cartões Amarelos: Rafinha (Coritiba), Agenor (Atlético-GO), Adriano (Atlético-GO), Jonas (Coritiba), Marcão (Atlético-GO), Anderson Aquino (Coritiba)

Gols: Gilson, aos 19' do 1º tempo (Atlético-GO); Marcos Aurélio, aos 35' do 1º tempo (Coritiba); Marcos Aurélio, aos 18' do 2º tempo (Coritiba)

Público pagante: Não divulgado
Público total: Não divulgado
Renda: Não divulgada

domingo, 13 de março de 2011

Camera Coxa - Coritiba 4 x 2 Paraná

Coritiba 4 X 2 Paraná Clube

     O CORITIBA é cantado em altos brados pela torcida : o melhor time do campeonato paranaense. Acho até que já é campeão. É claro, que temos que ter respeito aos nossos adversários, mas o que esta jogando este grupo de jogadores e incomparável neste ano.

     Jogando no campo do adversário, o Coritiba esteve sempre melhor no jogo. O Paraná, assustado com a desenvoltura do time do Alto d Glória, parecia estar fora de sintonia com o jogo. Um time que vinha em uma campanha redentora neste returno do campeonato, se limitou a assistir o time do Coxa jogar.

     O 1º GOL, não demorou a sair. DAVID, em mais uma obra prima, marcou de fora da área. Destaco a luta do Rafinha, que disputou contra o meio campo do adversário evitando um perigoso contra-ataque,que serviu o craque David, que marcou um novo golaço.

     No segundo gol, Leo Gago, lançou na área. O goleiro fez uma difícil defesa, mas deu o rebote no pé de Bill, este hesitou na frente do goleiro, mas teve tempo de acertar o corpo e finalizar por entre as pernas do bom goleiro do Paraná Clube.

     O terceiro gol saiu depois do único escanteio bem cobrado por Marcos Aurélio, Emerson fez seu terceiro gol com a camisa do Coritiba, e o terceiro do jogo.

     A única coisa que diminuiu a minha alegria foram as substituições forçadas pela mesma contusão. Pereira, Eltinho e Bill saíram antes dos primeiros minutos do segundo tempo, sendo substituídos respectivamente por Jeci, Lucas Mendes e Anderson Aquino. Estas mudanças forçadas, prejudicaram o melhor trabalho do técnico Marcelo Oliveira.

     Mesmo dominando o segundo tempo, da mesma forma que fez no primeiro, o Coritiba perdeu muitos gols, pela displicência de Marcos Aurélio e Anderson Aquino. Somado a dois erros da arbitragem que anulou um gol legal de Emerson, e deixando de dar um penaltie a nosso favor, o adversário teve seus únicos bons momentos no jogo fazendo dois gols, que pareciam equilibrar o jogo. O quarto gol, de Anderson Aquino, deu números finais ao jogo, acalmando nosso tradicional rival.

     Uma goleada que podia ter sido maior. As substituições, somadas a lesões musculares que me deixar receoso, representando talvez nosso ultimo adversário neste campeonato. As baixas atuações de Jeci, Marcos Aurélio, Eltinho e Anderson Aquino me fazem acreditar que falta pouco, para entrar no próximo campeonato brasileiro em condições de brigar por libertadores e até mesmo por ser campeão.

---------------------------------------------------------------------------------------

3/03/2011 - 20h21
FICHA TÉCNICA
DETALHES DA PARTIDA CORITIBA X PARANÁ PELA 3ª RODADA DO PARANAENSE 2011

Ficha Técnica

Paranaense 2011 - 3ª rodada

Coritiba 4x2 Paraná
Local: Couto Pereira
Data: 13/03/2011
Horário: 18h30

Árbitro: Edivaldo Elias da Silva
Assistentes: José Amilton Pontarolo e Sidney Pedro da Silva

Coritiba: Edson Bastos, Jonas, Pereira (Jeci), Emerson, Willian, Eltinho (Lucas Mendes), Léo Gago, Davi, Rafinha, Marcos Aurélio e Bill (Anderson Aquino)
Técnico: Marcelo Oliveira
Banco: Vanderlei, Marcos Paulo, Jeci, Tcheco, Lucas Mendes, Geraldo e Anderson Aquino

Paraná: Thiago Rodrigues, Paulo Henrique, Luciano Castán, Rodrigo Defendi, Henrique (Lima), Anderson, Maicon Freitas (Léo), Luiz Camargo, Kerlon (Douglas Pecker), Diego e Kelvin
Técnico: Ricardo Pinto

Gols: Davi, aos 18' do 1º tempo (Coritiba); Bill, aos 22' do 1º tempo (Coritiba); Emerson, aos 42' do 1º tempo (Coritiba); Luiz Camargo, aos 34' do 2º tempo (Paraná); Paulo Henrique, aos 42' do 2º tempo (Paraná); Anderson Aquino, aos 45' do 2º tempo (Coritiba)

Cartões amarelos: Anderson Aquino (Coritiba)

Público pagante: 16.184
Público total: 18.457
Renda: R$ 292.530,00

quarta-feira, 9 de março de 2011

Coritiba 3 X 0 Paranavaí

     O Coritiba foi a Paranavaí enfrentar o time da casa pela segunda rodada do returno do Campeonato Paranaense 2011. Sabendo da vitória do Paraná Clube no jogo das 19:30, o Coxa se sentia obrigado a vencer para assumir a liderança. E as dificuldades não se resumiam a isto, o Paranavaí era o atual líder do campeonato.

     No primeiro tempo, o Paranavaí se utilizou de uma estratégia defensiva, deixando o Coritiba dominar a posse de bola. Sabedor de sua inferioridade técnica, a estratégia dificultou bastante o jogo para o Coxa. Mesmo assim, algumas jogadas de ataque aconteceram, quando todos os jogadores do Coritiba giravam na tentativa de abrir espaços. Rafinha bem marcado, Davi e Marcos Aurélio ausentes do jogo, forçavam Jonas, Leo e até mesmo Pereira a ser o elemento surpresa, tentando fazer o jogo fluir.

     As jogadas aos poucos foram aparecendo, mas o placar não se alterou neste primeiro tempo, mesmo com David tentando uma bonita jogada de bicicleta e os tiros de fora da área do ataque coxa branca.

     No segundo tempo, o jogo continuou com a mesma dinâmica do primeiro tempo, até que a bola parada funcionou. Em um dos poucos escanteios bem cobrados, Emerson, abril o placar de cabeça. Como o jogo estava complicado, somente a bola parada seria a solução dos problemas do Coxa.

     A partir daí, o ferrolho foi desmontado e o jogo fluiu com facilidade, e David marcou um golaço. Contra uma zaga em linha e congestionada, David, fez o passe, a zaga saiu tentando deixar Bill em impedimento, e David conduziu a bola, entrou na área, fintou o goleiro e tocou para o gol vazio.UM GOLAÇO.

     Na sequência, Emerson marcou o seu segundo pelo Coritiba, e o seu segundo gol no jogo. O ponto alto da partida foi a movimentação do time, a bola parada e as atuações de Emerson, Leo Gago e Willian. Os pontos negativos, a saída do capitão Pereira machucado e a fracas atuações de Marcos Aurélio, que com um preguiça irritante, erravas todas as jogadas e até a imporante bola parada.

     Agora o Coritiba enfrenta o novo líder do campeonato, o ressuscitado Paraná Clube, no principal jogo da rodada.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Ficha técnica

utebol/Campeonato Paranaense - (09/03/2011 23h47min12 )

Ficha Técnica: Paranavaí 0 x 3 Coritiba

Paranavaí (PR)

FICHA TÉCNICA
PARANAVAÍ 0 X 3 CORITIBA

Local: Estádio Mun. Dr. Waldemiro Wagner, em Paranavaí (PR)
Data: 09 de março de 2011, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Antônio Denival de Morais
Assistentes: Gilson Bento Coutinho e Adolfo Ferreira Borges
Gols: CORITIBA: Émerson, aos 07 minutos e aos 21 minutos e Davi, aos 13 minutos do segundo tempo

PARANAVAÍ: Pedro Castro; Jean, Alisson, Everton, Rafinha (Ednaldo) e Edson; Roberto, Jaime e Ferraz (Tatico); Rafael Santos (Gimar) e Pequi.
Técnico: Rogério Perrô

CORITIBA: Édson Bastos; Jonas, Pereira (Jéci), Emerson e Eltinho; William, Léo Gago , Davi (Everton Ribeiro) e Rafinha (Tcheco); Marcos Aurélio e Bill
Técnico: Marcelo Oliveira

domingo, 6 de março de 2011

Coritiba 3 X 2 Operário PG

O melhor jogo da rodada, aconteceu neste domingo de carnaval. O Coritiba, recebeu o segundo melhor time do 1º turno para fazerem um grande jogo.

Marcando no campo do Coxa, o Operário surpreendeu o time da casa, forçando nosso melhor jogo.

O Coritiba, abril o marcador com Marcos Aurélio e ampliou com David. No inicio do segundo tempo, em duas belíssimas finalizações contra o gol de Edson Bastos, o fantasma assombrava a torcida coxa branca, conseguindo um milagroso empate. Mesmo enfrentando o único time que jogou de igual para igual neste ano,o Coritiba sempre foi superior. E depois que sofreu o gol de empate, as vozes do banco foram ouvidas e substituições aconteceram e o time voltou a acelerar o jogo em busca do gol que saiu logo

O gol da vitória coxa, foi marcada por Bill, que com oportunismo marcou o terceiro gol acalmando as coisas no Alto da Glória.

A lição de que o Coritiba não terá jogo fácil neste segundo turno foi aprendida. Pois, neste segundo turno, são todos contra o Coxa.

Não posso deixar de lembrar mais uma vez a atuação do Heber. Cantado em alto brados pela imprensa paranaense que tenta me convencer que este é o melhor arbitro do estado. Mais uma vez, sua estrategia de equilibrar o resultado do jogo, com faltas inexistes ou inversão da mesmas. Chegando ao ponto de, literalmente dar as costas, para o penaltie marcado erradamente fora da area pelo auxiliar BRATZ. Mais uma fraca atuação.

---------------------------------------------------------------------

Ficha Técnica: Coritiba 3 x 2 Operário ( VEJA O SITE ORIGINAL)

Curitiba (PR)

FICHA TÉCNICA
CORITIBA 3 X 2 OPERÁRIO
Local:
Estádio Major Antonio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 06 de março de 2011, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes
Assistentes: Roberto Braatz e Bruno Boschilia
Cartão amarelo: Ícaro (Operário)
Gols: CORITIBA - Marcos Aurélio, aos 23 minutos, e Davi, aos 36 minutos do primeiro tempo; Bill, aos 31 minutos do segundo tempo
OPERÁRIO: Ceará, aos 16 minutos, e Lisa, aos 17 minutos do segundo tempo
CORITIBA: Édson Bastos; Jonas, Pereira, Emerson e Eltinho; Marcos Paulo (Anderson Aquino), Léo Gago , Davi (Éverton Ribeiro)e Rafinha; Marcos Aurélio (Geraldo) e Bill
Técnico: Marcelo Oliveira
OPERÁRIO: Ivan; Lisa, Vinícius e João Paulo; Gilson (Diego Martins), Cambará, Serginho Paulista, Edson Grilo (Alisson) e Ceará; Matheus e Ícaro (Serginho Catarinense).
Técnico: Amilton Oliveira

sábado, 5 de março de 2011

Seleção convocada

A seleção brasileira foi mais uma vez convocada. E nela, o técnico Mano Menezes trás de volta para o convívio dos melhores do mundo o lateral Maicon, o zagueiro e capitão Lucio, o meia Elano e o atacante Nilmar.

Todos, esquecidos nas ultimas convocações. Aos poucos, o grupo que jogou a copa do mundo do ano passado, esta sendo reunida novamente. Acho justo, pois os pontos negativos daquela equipe, eram Michel Alves, Felipe Melo e a falta de criatividade do então técnico Dunga.

---------------------------------------------------------

Mano Menezes convoca seleção para amistoso

 

Redação

O técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, convocou, na manhã desta quinta-feira (3), 24 jogadores para a disputa do amistoso contra a Escócia, que será realizado no dia 27 de março, no Emirates Stadium, em Londres.

"Tínhamos até o dia 10 de março para fazer a convocação, mas devido ao carnaval resolvemos antecipar. Então optamos em chamar 24 jogadores, o que nos permite ter maiores alternativas caso algum imprevisto aconteça. Mas os 24 jogadores vão se apresentar", disse o treinador.

Notícias Relacionadas

Jogadores que disputaram a Copa do Mundo de 2010 e não vinham sendo chamados voltaram a aparecer na lista. Casos de Lúcio, Maicon e Elano. A principal novidade é a presença do meio-campista Lucas (São Paulo), campeão do Sul-Americano Sub-20 com a seleção.

Quatro paranaenses integram a lista de Mano Menezes: os meias Henrique (Cruzeiro) e Jádson (Shaktar Donestk) e os atacantes Alexandre Pato (Milan) e Nilmar (Villareal).

Confira abaixo a lista com os 24 jogadores convocados:

Goleiros: Júlio César - Internazionale, Jéfferson - Botafogo e Victor - Grêmio

Laterais: Daniel Alves - Barcelona, Maicon - Internazionale, André Santos - Fenerbahçe, Marcelo - Real Madrid

Zagueiros: Lúcio - Internazionale, Thiago Silva - Milan, David Luiz - Chelsea, Luisão - Benfica

Volantes: Lucas Leiva - Liverpool, Ramires - Chelsea, Elias - Atlético de Madrid, Sandro - Tottenham

Meias: Elano - Santos, Henrique - Cruzeiro, Lucas - São Paulo, Renato Augusto - Bayer Leverkusen, Jadson - Shaktar Donetsk

Atacantes: Alexandre Pato - Milan, Nilmar - Villareal, Neymar - Santos, Jonas - Valencia

sexta-feira, 4 de março de 2011

Opinião: Leonardo Mendes Jr.

Jogo mental Do Jornal GAZETA DO POVO

Publicado em 04/03/2011 | LEONARDOJ@GAZETADOPOVO.COM.BR

"De todas as mexidas promovidas pelo Ivo, a que mais me agradou – e surpreendeu – foi a entrada do Roger. Agradou porque vi o garoto jogar no Bra­­si­­leiro Sub-20 e fiquei com ótima impressão. Alia a estatura elevada a uma boa movimentação, sabe se colocar, chuta bem. Podem dizer que Roger é novo, que pode sentir a pressão. Não está errado, mas discordo. Roger precisa se colocar acima disso. É a chance que ele tem, precisa aproveitar. Se for bem hoje, joga o Atletiba do­­min­­go, sua estreia no Couto. Quer motivação maior?”

Escrevi essas linhas no dia 28 de janeiro de 2009, no blog Ar­­qui­­bancada Virtual, dentro do site da Gazeta do Povo. Roger havia se destacado pouco antes, no time sub-20. Era a bola da vez naquele momento. Teve algumas chances, acabou engolido pela coleção de lambanças do Coritiba no ano do centenário. Perdeu espaço, rodou por outros times e encerrou sua história de forma melancólica: encontrado morto, sozinho, aos 21 anos, em um quarto de motel.

A morte de Roger deve ser vista além do lamento justificável de parentes e amigos ou das entrelinhas sugeridas pelos manuais de redação. Ela diz muito sobre as cobranças e pressões que o futebol impõe aos seus garotos.

Meninos que desde cedo são identificados pelo ano de lançamento, como se fossem um carro ou uma garrafa de vinho (Roger era “89”). Meninos que logo são precificados – multa para o Bra­­sil, multa para o exterior. Meninos que logo têm suas carreiras e vidas submetidas a ordens de empresários. Meninos que se tornam a única esperança de dar uma vida melhor para famílias numerosas.

Clubes de futebol não estão preparados para ajudar jovens jogadores a suportar esse quadro. Invariavelmente, optam pelo paternalismo guiado por gols e resultados ou simplesmente não fazem nada. Quem faz, sofre com a falta de continuidade do trabalho – assim como acontece nas casas de classe média, se falta dinheiro, corta-se o psicólogo –, o preconceito e a ignorância de dirigentes.

Psicólogo não é motivador. Não é o profissional que vai elaborar um vídeo choroso para exibir antes de um clássico. É quem vai ajudar o jogador a entender as pressões da profissão, a aprender a não ir ao céu com vitórias nem ao inferno com derrotas, a conhecer a si mesmo e o meio que trabalha – e a partir daí ter como cuidar da própria vida, da carreira. É quem deve ter condições de notar que há algo de errado com o jogador e ajudar a evitar que mais uma vida se perca precocemente.

Leia a bula

Antes que os soldados da inquisição acendam suas fogueiras, peço aos leitores o discernimento de ver essa coluna como uma análise de uma situação que é generalizada no futebol. Não estou apontando o dedo para clube algum. Porque o problema poderia ter acontecido com qualquer equipe. E porque tudo já está feito e, infelizmente, não tem volta.

A Globo e um golpe no futebol brasileiro

 

publicada quinta-feira, 03/03/2011 às 16:31 e atualizada quinta-feira, 03/03/2011 às 16:26

por Gésio Passos*, do Intervozes

De braços dados com o poder, na época dos generais

Fevereiro de 2011. Este mês será lembrado como marco do retrocesso do futebol brasileiro. Será mais um símbolo da força que a Rede Globo exerce sobre o povo brasileiro. E poderia não ser dessa maneira. Se o futebol brasileiro fosse tocado por pessoas sérias, fevereiro de 2011 poderia simbolizar a guinada ao primeiro mundo do futebol. A capitalização do futebol pelos recursos da disputa pelo direito de transmissão do Campeonato Brasileiro significaria um novo período de bonança para os clubes de futebol: manutenção e retornos dos craques, atração de estrangeiros (principalmente dos craques latinos), a internacionalização do nosso futebol e a concorrência contra os gigantes clubes europeus. Isso tudo viria da organização do futebol brasileiro para seu desenvolvimento.

E é claro que vale ressaltar que isso só poderia ser possível depois que o Estado brasileiro impediu a continuidade do monopólio das transmissões de futebol.No final do ano passado, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica – órgão responsável por coibir abusos de poder econômico) acabou com a exclusividade da Globo sobre o contrato de transmissão dos jogos, obrigando o Clubes do 13 a abrir uma concorrência pública para os direitos de transmissão nas mais diversas mídias. Tudo caminhava de maneira bem transparente, os clubes prepararam um edital, ouviram os interessados e esperavam arrecadar uma soma bilionária para os campeonatos de 2012 à 2014. Mas as coisas não seriam tão simples. A Rede Globo não aceita que seus interesses sejam contrariados, nunca aceitou. E isso não é só no esporte, é na política, na economia, na cultura nacional. Em conluio com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), ela acaba de destruir o Clube dos 13. Agindo nas sombras, sabe-se lá com quais metodos de “convencimento”, a Globo impediu que a “união dos grandes clubes brasileiros” pudesse democraticamente promover a concorrência e a livre negociação do seu maior produto, o Campeonato Brasileiro.

Um pouco de história

A Globo não aceita perder sua influência na vida dos brasileiros. A Rede Globo rejeita a democracia, rejeita a legalidade, rejeita os interesses públicos. E isso não é de hoje. É bom nesse momento recordar a forma com que a Globo construiu seu império midiático. A Globo só chega hoje onde ela chega, com seu “padrão de qualidade”, influenciando a vida de todos os brasileiros, porque ela se aproveitou de todas as benesses de quem teve o poder no Brasil. A Globo só deixou de ser um grupo pequeno carioca (com um jornal e uma rádio) para se agigantar com a ditadura militar. De forma ilegal, ela se aliou ao grupo americano Time Life para a construção da TV Globo em 1962, com um aporte de 6 milhões de dólares (até 2002, era proibida a presença de capital internacional nas empresas de comunicação brasileiras). Depois de descoberta a maracutaia, a Globo desfez o acordo, mas já era tarde para a concorrência. Com o apoio dos militares, a Globo fez parte do projeto de integração nacional pelas telecomunicações, construindo a sua rede nacional de emissoras e chegando a todo país. A Globo foi um dos pilares para os 20 anos de ditadura militar no Brasil.

No processo de redemocratização do país, a Rede Globo só “abraçou” a mobilização popular quando a queda dos militares era iminente. A emissora não cobriu as diversas mobilizações pelas “diretas já”, chegando até o clássico caso do comício que reuniu milhões na Praça da Sé, em São Paulo, e a Globo noticiou que estava acontecendo uma comemoração do aniversário da cidade, enquanto os outros canais entravam com flash ao vivo das manifestações. Este foi um dos motivos da existência da palavra de ordem “o povo não é bobo, abaixo a Rede Globo”. Isso sem contar outros casos como a manipulação do debate entre Lula e Collor em 1989, o apoio às privatizações e ao governo FHC e o ataque sistemático ao governo Lula. Além disso a Globo nega e impede qualquer proposta de regulação pública e debate público sobre as comunicações no país. Ela agiu contra a criação da Ancinav (agência que regularia o audiovisual brasileiro) em 2004, se negou a participar da Conferência Nacional de Comunicação e rejeita qualquer mudança na caduca legislação do setor. E assim a Globo mostra como ainda é uma das instituições mais poderosas do país. Apesar de que ao longo dos anos ela vem perdendo sua audiência e a influência na população brasileira.

A desmoralização das instituições

Hoje a Rede Globo está em confronto aberto com a Rede Record e seu mantenedor, o bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus. A Globo ainda se vê cada vez mais acuada pela convergência das mídias, com as jamantas das empresas de telecomunicações avançando pela TV por assinatura, internet e distribuição de conteúdos. E, nesse cenário, porque ela iria respeitar uma determinação antimonopolista do Cade?

Para a Globo, a lei, a regulação, o interesse público sempre foram detalhes a serem esquecidos. E a atual disputa pelos direitos de transmissão é um caso notório. A Globo e o Clube dos 13 assinaram um Termo de Compromisso de Cessação em outubro de 2010 concordando com o fim da preferência na compra do campeonato e a venda separada por mídias. O Clube dos 13 cumpriu sua obrigação, mas a Globo não. Ela preferiu, à sua maneira corriqueira de agir, com um golpe. E sem nenhum constrangimento. Em nota oficial, a Globo afirma que é contra o edital do Clube dos 13, alegando que a existência da concorrência entre as emissoras e a separação do edital por mídia (TV aberta, TV por assinatura, PPV, internet, celular) inviabilizaria seu modelo de negócio. A Globo ainda publicou anúncios em todo país afirmando que está agindo em respeito ao torcedor. Ela desmoraliza o acordo com o Estado brasileiro e ainda tripudia da população.

Mas a emissora da família Marinho não aceita perder o jogo. Sua jogada é simples, rachar o Clube dos 13 e negociar individualmente com os clubes, em uma clara tentativa de manobra do acordo com o Cade. Corinthians, Flamengo, Botafogo, Fluminense, Vasco, Cruzeiro, Coritiba, Grêmio e Palmeiras e Santos já se submeteram ao poder Global e anunciaram não aceitar as negociação realizada pelo Clube dos 13. Apenas São Paulo, Atlético Mineiro, Internacional resistem até a abertura dos envelopes dos editais, em 11 de março. Em reunião com o presidente do Clube dos 13, nesta última terça-feira, o presidente do Cade, Fernando Furlan, disse que um provavél acordo entre os clubes e a emissora poderá ser alvo de um outro processo no órgão. Enquanto isto, Fábio Koff, presidente do Clube dos 13 ainda insiste em dizer que a entidade ainda tem a prerrogativa de negociar os direitos de transmissão de seus associados. Oficialmente, apenas o Corinthians confirmou sua retirada do C13. A desmoralização do futebol brasileiro segue em ritmo acelerado.

*Gésio Passos é jornalista e militante do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social.

Leia outros textos de Outras Palavras