domingo, 27 de março de 2011

Opinião: Lédio Carmona

Demolidor de recordes

sáb, 26/03/11

por Lédio Carmona |

categoria 2011, Campeonato Paranaense, Coritiba

Compartilhar42

Alexandre Souteiro (@alexsout)

O Coritiba de 2011 continua fazendo história no futebol paranaense e nacional. Uma campanha avassaladora, que agora contabiliza 28 jogos sem derrotas – a maior na história no estado – e que também iguala a seqüência de 12 vitórias conseguidas pelo seu maior rival – Atlético-PR – em 2008.

Jogando fora de casa, o atual campeão paranaense mostrou seu arsenal em menos de 20 segundos. Um gol relâmpago de Anderson Aquino foi o cartão de visitas de um time que tem se mostrado letal quando ataca, e que sabe – como poucos times da atualidade – administrar o resultado sem correr riscos.

A força do ataque alviverde apareceu novamente aos 10 minutos de jogo. O substituto do artilheiro Bill mostrou oportunismo para fazer seu segundo gol e praticamente matar o jogo. Como um “deja vú”, o Coxa  repetiu o cenário dos jogos anteriores e levou o Iraty em banho-maria até o fim do primeiro tempo. Nem mesmo a saída do craque do time, Marcos Aurélio, por contusão, mudou a forma de jogar do campeão do primeiro turno.

O torcedor que aguadava um Coritiba relaxado pela vantagem adquirida no primeiro tempo levou um susto. Nem mesmo o forte calor no Estádio Coronel Emílio Gomes brecou o ímpeto do ataque alviverde. A máxima “dois vira, quatro acaba” entrou em campo. Outro grande destaque do time, o meia Davi, fez 2 gols em menos de 20 minutos, e destruiu qualquer possibilidade do Iraty pensar em reação. A contusão do zagueiro Jeci complicou o jogo para o Coxa. Como já tinha feito as três alterações, o Coritiba jogou com um a menos na última metade do segundo tempo, e permitiu que o time do interior marcasse 2 gols, insuficientes para alterar o rumo do jogo.

A essência do resultado é tradução da força do conjunto alviverde. O treinador Marcelo Oliveira tem peças de reposição que mantém a qualidade durante os jogos, e um esquema tático encaixado, fruto de um time que joga junto desde o fim de 2009. Os símbolos da força do Coxa são o goleiro Edson Bastos – que apesar da falha no segundo gol do Iraty tem se mostrado um paredão – e o meia Marcos Aurélio, o grande maestro do time. Com aproveitamento de 100% até a sexta rodada, fica cada vez mais fácil para o Coxa enxergar a taça de campeão paranaense de 2011. (foto: site do Coritiba)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.