sexta-feira, 18 de março de 2011

Melhor do Brasil

18/03/2011 20h05 - Atualizado em 18/03/2011 20h05

Campanha do Coritiba credencia o time como o melhor do Brasil

A invencibilidade e a sequência de vitórias no Paranaense e na Copa do Brasil colocam o time entre poucos que obtiveram resultados semelhantes

Por Luciano BalarottiCuritiba

imprimir

coritiba comemora (Foto: Agencia Estado)

Comemorar uma vitória é uma rotina no Coritiba
(Foto: Agencia Estado)

Dizem por aí que os números não mentem. Pois, baseando-se apenas neles, não é absurdo afirmar que o Coritiba é o melhor time brasileiro neste início de temporada do futebol brasileiro. Lógico que não se deve, de forma alguma, desconsiderar o futebol bonito de Cruzeiro - que sabe aliar beleza à eficiência - e Santos, mesmo com os tropeços recentes da nova geração dos 'Meninos da Vila'; a força de Internacional e Grêmio na Libertadores; e nem os badalados Flamengo, Corinthians e São Paulo. Mas, levando-se em conta apenas os números, é a campanha do Coritiba em 2011 que salta aos olhos de quem acompanha o futebol nacional.

Considerando-se apenas as equipes que disputam a primeira divisão dos campeonatos estaduais e, paralelamente, Libertadores ou Copa do Brasil, o Coxa é o que tem melhor retrospecto neste começo de ano. Líder invicto do Campeonato Paranaense, com 12 vitórias e dois empates em 14 jogos, o clube paranaense venceu seus três compromissos na Copa do Brasil - dois diante do Ypiranga-RS (1 a 0 e 2 a 0) e outro sobre o Atlético-GO, por 2 a 1, em Goiânia. Assim, em 17 partidas disputadas na temporada, o time alcançou 15 vitórias e empatou apenas duas vezes, com 42 gols marcados e 13 sofridos.

Líder do Paranaense e com 15 vitórias, o time tem melhor aproveitamento que os outros invictos

Além do Coritiba, apenas quatro equipes estão invictas na soma dos regionais com a Copa do Brasil - entre as que disputam a Libertadores junto com as competições regionais, nenhuma manteve a invencibilidade. Dos quatro invictos, o de melhor campanha é o Flamengo, com 12 vitórias e dois empates em 14 jogos disputados. O 'Bonde sem Freio' marcou 25 gols e sofreu apenas sete em 2011. O Ceará vem logo em seguida, com 14 vitórias e três empates em 17 jogos. O ataque do Vovô marcou 37 gols e a defesa sofreu dez.

Um pouco menos brilhante é a campanha do Brasiliense, que venceu apenas dez dos 16 jogos que disputou, empatando outros seis. Ao longo destas partidas, marcou 26 gols e sofreu outros oito. O quarto invicto em duas competições é o Sampaio Corrêa, que só disputou quatro jogos oficiais neste ano, três pela Copa do Brasil e apenas um no Campeonato Maranhense. Em seu retrospecto, tem duas vitórias e dois empates, com oito gols a favor e cinco contra.

Coritiba tem aproveitamento de 92%

No aproveitamento dos pontos disputados por estas equipes é que se percebe a vantagem do Coritiba, que conquistou 92,16% em jogo em suas 17 partidas. O Flamengo vem na cola, com 90,47%, seguido por Ceará (88,24%) e Brasiliense e Sampaio, empatados com 'apenas' 75% de aproveitamento - menos, por exemplo, que o do Cruzeiro, que perdeu uma das 11 partidas que disputou na temporada, no Campeonato Mineiro, e tem aproveitamento de 78,79% dos pontos disputados.

Coxa ainda ostenta a marca de 12 vitorias consecutivas

Além de seguir invicto na temporada, o Coxa ostenta outra marca difícil de ser batida. O time venceu as últimas 12 partidas que disputou (três delas pela Copa do Brasil), conquistando a maior sequência da história do clube, e está próximo de outras marcas. Se vencer o Cascavel, domingo, às 16h, no Estádio Olímpico Regional, o time igualará a maior série de vitórias seguidas em uma única edição do Paranaense - de dez partidas, obtida em 1939. E se chegar a 11 vitórias seguidas no estadual, alcançará a marca obtida entre as edições de 1947 e 48.

Apesar dos números expressivos, o técnico Marcelo Oliveira não deixa de lado seu cauteloso jeito mineiro de ser, priorizando os resultados finais da competição em detrimento dos recordes.

- A gente, na verdade, não fala muito sobre isso. Eu acho que, se vier essa quebra de marcas, seria interessante. Mas, nós temos o foco maior, concentração na conquista do bicampeonato. Isso sim importa.

Os outros invictos
Além destas cinco equipes que seguem invictas disputando paralelamente duas competições, outras três, que disputam apenas estaduais, também não perderam em 2011 - sem levar em conta os campeonatos Maranhense, Sul-Matogrossense e Tocantinense, ainda em suas rodadas iniciais.

Em Minas Gerais, o América do artilheiro Fábio Júnior tem cinco vitórias e um empate em seis partidas. No Espírito Santo, o Aracruz segue imbatível após oito jogos, com cinco vitórias e três empates. No Campeonato Amazonense, o Operário, da cidade de Manacapuru, venceu três e empatou quatro dos sete jogos que disputou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.