terça-feira, 29 de março de 2011

Coritiba: equilíbrio e quebra de recordes

http://globoesporte.globo.com/platb/olhotatico/2011/03/28/coritiba-equilibrio-e-quebra-de-recordes/

seg, 28/03/11

por André Rocha |

categoria campeonato paranaense 2011, coritiba

| tags campeonato paranaense 2011, coritiba

POR FERNANDO FREIRE – GLOBOESPORTE.COM / PR

Equilíbrio é a palavra perfeita para definir o Coritiba nos três primeiros meses de 2011. Defesa segura, meio-campo ágil e criativo, e um camisa 9 artilheiro. É assim que o Alviverde quebra recorde atrás de recorde. No sábado, a equipe alcançou, ao vencer o Iraty por 4 a 2, fora de casa, a 12ª vitória seguida no Campeonato Paranaense e a 15ª na temporada.

Com esse resultado, igualou o Atlético-PR de 2008, que também venceu 12 seguidas no Estadual. Além disso, considerando os números de 2010 e 2011, o Alviverde chegou a 28 partidas de invencibilidade no Paranaense. É o recorde da história da competição.

No sábado, o time comandado por Marcelo Oliveira começou a partida no 4-2-3-1. Marcos Aurélio, atacante, recuou e formou uma linha de três no meio-campo, com Davi e Tcheco. Depois, o camisa 10 deu lugar a Éverton Ribeiro, que manteve a formação. Anderson Aquino foi o camisa 9, mas também recuou, abriu pela direita, pela esquerda e, com isso, confundiu a defesa adversária. E foi ele quem fez os dois primeiros gols do Coxa – um aos 17 segundos; outro aos dez minutos da etapa inicial.

Além da boa movimentação do quarteto ofensivo, o Coritiba foi, no primeiro tempo, impecável na marcação. Lucas Mendes, zagueiro improvisado na esquerda, Jeci e Emerson anularam a dupla de ataque do Azulão, formada por Jaime e Arthur. Com os dois bem marcados, restava ao Iraty os chutes de longa distância. Porém, com Leandro Donizete e Léo Gago plantados à frente da defesa, esses lances levavam pouco perigo ao gol de Edson Bastos.

No primeiro tempo, Coritiba no 4-2-3-1: Marcos Aurélio recua e forma uma linha ao lado de Davi e Tcheco no meio-campo. Mais avançado, Anderson Aquino com total liberdade para se movimentar.

Na etapa final, além de Éverton Ribeiro no lugar de Marcos Aurélio, o comandante alviverde fez outra mudança: colocou o volante Marcos Paulo no lugar do machucado Tcheco. O Coritiba passou para o 4-3-2-1, mas os três volantes tinham liberdade para avançar.

Foi de Léo Gago o passe para Davi marcar o terceiro; depois, o meia fez mais um. Com 4 a 0 no placar e uma temperatura que chegou a 35°C no interior do estado, o Coxa relaxou. O Azulão aproveitou para descontar. Primeiro com Willian, após escanteio. Na sequência com Paraíba, aproveitando-se de falha de Edson Bastos.

No segundo tempo, Coritiba no 4-3-2-1: Marcos Paulo fortalece a marcação no meio-campo. Com 4 a 0 no placar e 35°C, o Alviverde relaxou e sofreu dois gols.

Além do time bem armado por Marcelo Oliveira, vale destacar o elenco do Coritiba. Na comparação dos 11 que iniciaram a partida em Irati com o “time ideal”, foram quatro alterações. Os titulares Pereira, Eltinho e Leonardo seguem em recuperação; o meia Rafinha estava suspenso. Se o Alviverde irá competir em iguais condições com Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, São Paulo e Santos e outras potências nacionais, só o tempo dirá. Talvez ainda sejam necessários reforços pontuais.

O certo é que o Coritiba – com base forte, jogadores experientes e um bom elenco – vai dar trabalho aos adversários na volta à Série A do Brasileirão.

Pereira, Eltinho, Rafinha e Leonardo são titulares no 'time ideal' do Coritiba.

ESCREVEU FERNANDO FREIRE – GLOBOESPORTE.COM / PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.