terça-feira, 31 de agosto de 2010

Fair Play ( Jogo limpo)

Fair play sempre será um tema atual. Estamos nos aproximando de um momento importante para todo o pais. O momento de exerceremos a democracia. E este exercício deve ser feito, com : Fair play.

Devemos analisar os candidatos que tenham uma ficha limpa, com bons trabalhos prestados a sociedade, ou melhor: um politico que pratique o fair play.

Fair play e algo mais do que um atitude isolada no esporte ou em um jogo. Fair-play e a máxima da convivência humana.Conviver com respeito as regras e a ética. É o motivo pelo qual o esporte este inserido no processo educativo, por exemplo.

Devemos o ideal do Fair Play no esporte a THOMAS ARNOLD , um educador britânico que percebeu a pratica do esporte dentro do ambiente escolar poderia contribuir e muito para a educação formal dos jovens. Ele imaginou a pratica de atividades motivantes, dinâmicas como meio de educação. E a atividade praticada na Rúgby School parecia ideal. Nela, o jovem era disciplinado com normas combinadas e aprovadas a medida que ajudavam a organizar a pratica permitindo a diversão de todos , protegendo os praticantes.

Slide4

A criação de regras e seu cumprimento é condição importante para a pratica esportiva e também parte de um processo democrático de cidadania. Por meio do esporte, o praticante busca a excelência da habilidade e das valência físicas exigidas respeitando os combinados por meio das regras.

 Fpublic1 Na mesma época que Thomas Arnold introduzia na escola o esporte sistematizado, Pierre de Fred, o Barão de Cobertin resgatava para a Era Moderna o ideal olímpico, através da organização dos Jogos Olímpicos. Ambos teriam se encontrado em um seminário educacional.

Slide2

Esporte com fim

Nas minhas aulas enfatizei meu gosto pelo esporte escolar. Considero muito eficiente a educação por meio do esporte. Nele, combino com alunos atitudes adequadas na participação de eventos, como os organizados pela prefeitura de Curitiba e pelo Governo do Estado. Entretanto, sou assíduo telespectador de futebol e me escandalizo com atitudes impensadas de atletas, técnicos, torcedores e comentários e imagens repetidas na mídia.

Os meios de comunicação e mídia repercutem situações que denigrem o esporte como meio educativo, caracterizando o esporte de rendimento como justificativa de atitudes abomináveis como: o doping, a violência, a corrupção de árbitros e resultados.

Estas atitudes reforçam meu argumentos de que o esporte de alto nível, transmitido em diversos canais de televisão como não sendo com o intuito de educação ou saúde. É o chamado esporte como fim, onde o esporte é usado como mercadoria, e o resultado final é o mais importante. Sem se preocupar com a saúde física ou mental do envolvidos. Nos dias de hoje, chega ao ponto em que o esporte profissional tem sua imagem relacionada ao cigarro e a álcool, sem o mínimo décor moral. Se o esporte deveria propagar a saude é errado relaciona-lo á vicios nocivos ao praticante.

Slide1

Desta forma, chegou o momento de todos que fazem ou desfrutem do esporte reafirmem os valores esportivos do FAIR PLAY para a gloria do esporte. Todos temos responsabilidade pelo fair play: professores, atletas, torcedores, imprensa.

Slide5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.