segunda-feira, 21 de maio de 2012

Tres jogos sem marcar gol

Estou bastante intrigado com uma reflexão feita e repetida na mídia com grande repercussão nas mídias sociais. Vamos lá. Ouvi o seguinte: “Pelo quarto jogo seguido o Coritiba empata sendo que, nos últimos três jogos não marcou sequer um gol.”.

Gente, de principio isto me soou mal. Mas, vou tentar explicar por que.

Ora, vou lembrar aos amigos que destes quatro jogos, dois eram válido pelo campeonato paranaense, cujo fórmula do campeonato não dava vantagem de saldo de gol aquela equipe que vencesse o primeiro o jogo. A única vantagem que o Coxa tinha, era fazer o segundo jogo em casa pois foi a equipe que teve a melhor campanha em todo campeonato. Assim sendo, empatar em dois a dois o primeiro jogo teve lá suas vantagens. No segundo jogo, todos nos lembramos, o Coritiba sagrou-se tri campeão.

Entre estes dois jogos, o Coritiba foi até Salvador, enfrentar o Vitória pelas oitavas de finais da Copa do Brasil. Lembro também aos amigos, que a fórmula de disputa é totalmente diferente das outras duas competições deste pequeno ciclo de jogos. Empatar em zero a zero lá, permitiu ao Coritiba, trazer uma significativa vantagem para o segundo jogo que acontece quarta feira no Couto Pereira.

Já o ultimo jogo, neste domingo passado a equipe esteve bem desfigurada, jogando contra um dos favoritos do campeonato brasileiro e também da Copa Libertadores da América. Perdeu é verdade. Esta foi a terceira derrota em todo o ano e certamente não será a última. Esta derrota vale tanto quanto qualquer derrota ao longo de todo o campeonato. Entretanto, preciso salientar que poucas equipes tomaram pontos do Internacional em seus domínios.

Não existe como comparar três competições diferentes, com regulamentos diferentes em fases decisivas igualmente diferentes. Ora, seria muito simplista dizer que todos os quatros jogo tivessem pesos iguais. Você até pode discordar de mim. Mas, não existem argumentos para me convencerem do contrário.

Isto não exime os atacantes de culpa pela perda de tantos gols. Em um campeonato equilibrado com este, não podemos desperdiçar oportunidades.

No jogo contra o Vitória, perdemos várias oportunidades de marcar e garantir a vaga no primeiro jogo. Agora temos que enfrentar nosso adversário com atenção total para tomar gol, mesmo saído para cima dos caras.

E neste jogo contra o Inter, perdemos pelo menos duas oportunidades claras de gol. A primeira com Renan Oliveira quando o jogo estava 1 x 0 para eles e a segunda com Lincoln no segundo tempo, obrigando o goleiro Murilo a fazer uma boa defesa. Sem esquecer é claro o gol mal anulado na finalização de Everton Costa, marcando um impedimento.

Prof. Carlo Vicente Ramirez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.