segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Empate ruim para os dois

phpThumb_generaumbnailjpg

Aconteceu o jogo de número 1001 no Estádio Major Antônio Couto Pereira. E para abrilhantar mais ainda, o jogo foi nada mais, nada menos que o ATLETIBA.

Clássico maior no futebol de nosso estado.

Demorei a escrever por que queria absorver as opiniões dos famosos críticos e concluir com minha reflexão sobre o jogo. Achei que seria importante, ouvir. Tentar aprender e dar o meu parecer sobre o importante confronto. Mas, muitos dos argumentos nem chegaram perto de me convencer.

Gostei do que vi no clássico. A atitude foi a mesma de sempre. Jogou como sempre nesta temporada. Marcando no campo adversário. Marca desta equipe ao longo do ano. O jogo transcorria dentro do script.

O domínio sobre o limitado time do CAP era evidente e previsível. A importância da bola parada da mesma forma. E ainda, eu imaginava que se o erro fosse mínimo, sairíamos do Couto com uma vitória acachapante.

Foi exatamente isto que aconteceu. O time do Coritiba esteve sempre melhor. O domínio era tamanho que dava a clara impressão de que o CAP jogava por uma única bola. Uma bola marota e furtiva.

Eu imaginava que caso a equipe caprichasse no passe e minimizasse o erro a vitória viria ao natural. E foi o que aconteceu. O jogo fluía bem, com todos os jogadores motivados á jogar o grande clássico. E o erro foi definitivo no jogo. O experiente goleiro Edson Bastos hesitou. E a falha foi mais uma vez imperdoável. Tivemos chances de matar o jogo e desperdiçamos.” A bola tratou de punir.”

Se houve culpa do goleiro, os demais erraram também quando deixaram de marcar gols que nos trariam a vitória.

Outra coisa que eu temia também aconteceu. O erro da arbitragem do politicamente incorreto e a dissimulação inapropriada do árbitro, diminuiu a qualidade do jogo. Como sempre ele “amorcegou” o jogo. Cansado do diapasão desagradável do apitador do jogo, Renato Gaúcho se manifestou e a estrela de Heber Roberto Lopes, falou mais alto. Expulsou o técnico no auge de seu autoritarismo. Não tenho nada com isto, mas o exagero do arbitro lhe forçou ao erro. Para compensar, ele tratou de inverter faltas, no meio campo. Lá onde aparentemente não haveria risco de gol. E, esta atitude irresponsável do mediador prejudicou o Coxa. Em um destes lances inofensivos o CAP achou o gol.

Willian sofreu falta próximo da roda gigante. O árbitro, de maneira inconsequente inverteu a falta.O jovem valor do coxa nitidamente sofreu um tapa no rosto. Nada muito dramático. Mas, ele não fez falta nenhuma. Na cobrança da falta, a bola marota traiu Edson Bastos, que falhou. Gol de empate. Injusto por tudo que ambas as equipes mostraram no jogo.

A falta de ética atleticana, reclamando do apitador na semana que antecedeu o jogo deu certo. No entanto, não vejo motivo para celebração por parte deles. O empate custou muito mais caro a eles do que a nós. Quem esta na zona do rebaixamento é eles. E não nós.

Terminado o primeiro turno, podemos fazer considerações sobre o fechamento deste parte do campeonato. Não vi nenhum adversário melhor do que nós. Mesmo com os erros de definições somos o segundo melhor ataque do campeonato.

os erros da defesa pararam com a entrada de Lucas Mendes em lugar do fraco Eltinho. E Jeci parece que reassumiu a condição de titular. No meio, após um período no estaleiro Willian e até Donizete estão reencontrando seu melhor jogo. Aos, poucos Rafinha, Marcos Aurélio vão me motivando. Tenho grandes expectativas para este segundo turno.

Por prof. Carlo Vicente Ramirez

Brasileiro 2011 – 19ª rodada

Coritiba 1x1 Atlético-PR
Local: Couto Pereira
Data: 27/08/2011
Horário: 18h

Árbitro: Héber Roberto Lopes/ PR (FIFA)
Assistentes: Roberto Braaz/ PR (FIFA) e Bruno Boschilia/ PR (Asp. FIFA)

Coritiba: Edson Bastos, Willian Leandro (Gil), Jeci, Emerson, Lucas Mendes, Willian, Léo Gago, Tcheco (Geraldo), Rafinha, Marcos Aurélio e Bill (Leonardo).
Técnico: Marcelo Oliveira
Banco: Vanderlei, Eltinho, Pereira, Gil, Geraldo, Anderson Aquino e Leonardo

Atlético-PR: Renan Rocha; Edilson, Manoel, Fabrício e Paulinho; Deivid, Kleberson, Cléber Santana e Marcinho (Gustavo); Madson (Fransérgio) e Edigar Junior (Branquinho).
Técnico: Renato Gaúcho
Banco: Márcio, Gustavo, Wagner Diniz, Fransérgio, Branquinho, Rodriguinho e Pablo

Cartões Amarelos: Tcheco (Coritiba), Edilson (Atlético-PR), Jeci (Coritba), Manoel  (Atlético-PR)

Cartões Vermelhos:

Gols: aos 23′ do 1º tempo, Emerson (Coritiba), 23′ do 2º tempo, Edilson (Atlético-PR).

Público pagante: 25.604
Público total: 28.449
Renda: R$ 444.980,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.