domingo, 21 de novembro de 2010

Luiz Carlos

Campeão! Coxa sobe e leva o título!

sáb, 20/11/10

por luiz.carlos |

categoria Brasileiro, Coritiba, Pré & Pós-jogo

| tags Coritiba, Pós-jogo

Marcello Schiavon

Já classificado para a Série A do próximo ano, o Coritiba cruzou o Brasil para jogar contra o Icasa, em Juazeiro do Norte, no Ceará e empatou por 2×2, gols de Marcos Aurélio e Geraldo e ficou com o título do Campeonato Brasileiro 2010 da Série B.  O Verdão encerra a temporada no próximo sábado, no Alto da Glória, contra o Guaratinguetá.

O time do Coritiba entrou em campo no Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte, Ceará, com Édson Bastos; Ângelo, Jeci, Cleiton e Lucas Mendes; Leandro Donizete, Willian, Tcheco e Rafinha; Leonardo e Marcos Aurélio. O 4-4-2 de Ney Franco não podia contar com Enrico e Pereira, suspensos, e Léo Gago, contundido, e por isso colocou Lucas Mendes na lateral-esquerda, Willian de primeiro volante e Tcheco para compor o meio de campo ofensivo.

Antes do início da partida, o árbitro solicitou ao capitão Jeci que o time Coxa-Branca trocasse a camisa número 2 pelo uniforme 1, o tradicional branco com duas listras verdes na horizontal, calções e meias brancas. Já o time cearense, um uniforme todo verde.

O primeiro momento de perigo na partida surgiu aos 11, num bom contra-ataque cearense, em velocidade. O chute saiu perto da trave. Um minuto depois, pressão do Icasa, num lance de pressão do time nordestino. Bastos fez boa defesa, num chute à queima roupa. No rebote, a bola sobra na esquerda e é cruzada para a pequena área, com o jogador do Icasa fazendo o gol de cabeça, mas o árbitro anulou equivocadamente, anotando uma falta em Jeci.

Melhor em campo, o alviverde cearense fez o 1×0 aos 19 minutos, numa bonita cobrança de falta na entrada da grande área, no ângulo esquerdo da meta do camisa 1 do Verdão.

Devido ao calor de 35º, o árbitro da partida, o pernambucano Cláudio Mercante (aspirante à Fifa), parou o jogo para os atletas dos dois times se reidratarem.

Nos primeiros vinte e cinco minutos, o Verdão do Cariri – como é chamado pela sua torcida o time do Icasa -, foi ao ataque, aproveitando o embalo da sua galera, que empurrava o time. Já o Coritiba, segurava a marcação e procurava diminuir os espaços para os cearenses atacarem, mas os espaços apareciam pelos lados do campo, especialmente pela esquerda da zaga do Cori, onde o zagueiro Lucas Mendes atuava improvisado na lateral.

Aos 32, numa disputa de bola entre o zagueiro e o atacante Leonardo, o árbitro anota um cartão amarelo para o jogador do Cori, que reclamou de um pênalti não marcado.

O time paranaense só mostrou serviço num ataque com qualidade aos 38, num lance entre Tcheco e Marcos Aurélio, com o goleiro cearense fazendo a defesa em dois tempos num chute do atacante coritibano.

Num dos poucos lances bem organizados do time Coxa-Branca, aos 43, a estrela de Marcos Aurélio brilhou e o atacante fez a diferença. Tcheco entra pela meia direita e faz um bom lançamento para Marcos Aurélio, que finta quatro defensores e batendo rasteiro no contrapé do goleiro, 1×1, para a alegria da torcida coritibana presente no Estádio Romeirão.

O Coritiba teve um mal desempenho no primeiro tempo, mas se salvou nos minutos finais, com Marcos Aurélio, que empatou a partida num golaço. O time do Cori foi mal na armação e não encaixou a marcação no meia do time da casa. Com isso os atacantes ficaram isolados na frente e os zagueiros ficaram sobrecarregados na marcação. A zaga levou uma “correria” do time do Icasa, que chegou ao gol merecidamente e poderia ter feito mais. Os cearenses mostraram uma boa marcação nos meias do Coxa, especialmente o volante Paulo Foiani, ex-Coritiba.

Para o segundo tempo, Ney Franco não mexeu no time do verde e branco. A partida recomeçou com o Icasa melhor, e aos 3, obrigando o goleiro coritibano a fazer uma boa defesa.

O time do Cori não se acertava em campo e isso facilitava o trabalho do time nordestino, que ganhava as jogadas no meio-campo e partia ao ataque pelos lados do gramado.

Aos 14, Ney Franco muda o time Coxa-Branca: sai Tcheco para a entrada do rápido meia-ofensivo Geraldo, que na sua primeira participação no jogo, mostrou serviço pelo lado do campo.

No lance seguinte, quem levou muito perigo foi o time cearense, que obrigou o goleiro Édson Bastos a fazer uma defesa muito boa e evitar o segundo gol do time da casa, num lance de muita pressão na grande área.

Aos 17, entre em campo o atacante Leozinho, ex-Coritiba. É o time da casa querendo a vitória sobre o time paranaense. Dois minutos depois, nova mudança, mas dessa vez no time do Cori: Ângelo deixa o campo para a entrada do jovem Lelê, um meia-ofensivo formado nas categorias de base. Com a mexida, Willian deixa a posição de volante para ir jogar como lateral-direito.

Outra mexida no Alviverde ocorreu aos 24, também no Coritiba: o meio-campista Dudu entre no jogo no lugar de Jeci, que sentiu uma contusão. Ney Franco deixa o time bem ofensivo, buscando mais um gol, o gol que poderia dar a vitória e o título para os paranaenses.

A partida não era boa para o Verdão. Com 25 do tempo final, o Icasa estava melhor e o Coritiba não conseguia articular lances ofensivos, com Leonardo e Marcos Aurélio bem marcados pela defesa do Icasa. O meio-campo ficou muito ofensivo, com Lelê e Dudu na base da velocidade, mas com poucos lances de armação. Geraldo se aproximava da dupla Marcos Aurélio e Leonardo.

Aos 26, num lance em que a bola estava de posse do Coxa, no campo de ataque, o Icasa fica com o primeiro rebote e sai jogando pelo lado direito da zaga do Cori, que estava totalmente desmontada com as mudanças de Ney Franco. Lucas Mendes sai para o combate mas falha feio e o jogador cearense passa para o atacante, que acha Leozinho, ex-Coritiba, de frente para o gol e finaliza, 2×1.

Aos 33, os cearenses quase fazem mais um, num bonito lance de fora da área, mas a bola explodiu na trave e Cleiton tirou pela linha de fundo.

O Coxa só mostrou um bom jogo ofensivo aos 35, num chute forte de Geraldo que foi bem defendido pelo goleiro do Icasa, que evitou o empate em Juazeiro do Norte.

Cinco minutos depois, o time da casa quase fez mais um, numa cobrança de falta próximo da linha de fundo, mas o goleiro coritibano toca na bola e desvia.

Aos 42, Geraldo, um dos melhores em campo, fez o gol de empate, chutando de dentro da grande área, ao aproveitar um cruzamento da esquerda. Com o 2×2, a galera Coxa no estádio soltou o grito na garganta, comemorando a conquista do título.

Com o apito final, os jogadores do Coritiba comemoraram a conquista do campeonato nacional no gramado, enquanto a fiel torcida que cruzou o Brasil para ver o time do coração jogar, comemorava nas arquibancadas. O Coxa voltou, de cabeça erguida, pela porta da frente, e como campeão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.