terça-feira, 30 de novembro de 2010

OPINIÃO: ‘Explicações sobre o NÃO acontecimento da festa Coxa’

Mais um post do Luiz Carlos, torcedor e colunista do blog: da Torcida que nunca abandona. Um debatedor sobre as causas do CORITIBA.

----------------------------------------------------

ter, 30/11/10

por luiz.carlos |

categoria Coritiba, Opinião

| tags Coritiba, opinião do torcedor

Divulgação

Divulgação

O fiel torcedor Coxa-Branca Felipe Oscar Ribeiro, uma jovem liderança da torcida alviverde, um dos idealizadores das faixas “Tua camisa alviverde com orgulho para sempre hei de amar” e “Vamos, vamos meu Verdão! Vamos, não pare de lutar!”, e daquelas que homenagearam o Aryon Cornelsen e ao título daFaixa Azul, além de um bandeirão que em alguns jogos é estendido no primeiro anel da curva do Couto Pereira (outros dois estão serão confeccionados pelos torcedores), escreve sobre os acontecimentos que antecederam ao jogo Coritiba x Guaratinguetá, no sábado, antes da partida, no lado de fora do Couto Pereira.

Na oportunidade, um grupo de torcedores coritibanos que preparava uma recepção pacífica e elogiosa para o time Campeão Brasileiro da Série B de 2010, foi impossibilitado de fazer a sua festa para os jogadores alviverdes.

“Essa é uma ‘carta’ que gostaria que todos os que criticaram o protesto e disseram que não existe isso de censura no Couto Pereira, tenham ciência da existência.

Aproveitando o e-mail, mando os vídeos da recepção que fizemos (ao menos em parte, se não fosse a PM e o Clube, explicação esta que esta na tal carta) ao ônibus do Coritiba.

Gostaria de aproveitar, para deixar minha nota de REPÚDIO a Polícia Militar do Paraná e principalmente, ao Marketing e Administração do Estádio do Coritiba Foot Ball Club.

No sábado, dia 27/11, havíamos preparado uma grande festa para os jogadores, no momento em que o ônibus do Coritiba, chegasse ao Estádio Couto Pereira. Nessa festa, haveria artefatos como fumaças de bastão, sinalizadores, candelas, fogos de potência mínima. Por questões de segurança, não levamos fogos de impacto, de explosão.

Já que estamos proibidos pelo Estatuto do Torcedor de levar sinalizadores para dentro do Estádio e de levar extintores com fumaça verde, por determinação da Diretoria do Coritiba Foot Ball Club (conforme me foi passado por um funcionário), pensamos em agradecer aos jogadores usando os mesmos artefatos na rua (Estatuto do Torcedor não fala nada sobre fazer festa na rua).

Pois bem. Na sexta-feira, dia 26/11, um dos organizadores da festa, comunicou ao Marketing do Coritiba Foot Ball Club sobre a festa. O mesmo autorizou a festa.

É chegado o dia do jogo. Por volta das 14:30 (cerca de 30 minutos antes da delegação coxa-branca chegar), duas equipes da Polícia Militar do Paraná abordaram os torcedores que se reuniram na rua, para recepcionar os jogadores.

A Polícia, mostrou despreparo físico e emocional, para lidar com a multidão. Ações como apontar arma na cabeça e peito de torcedores, mandar jogar camisas e bandeiras ao chão e principalmente, mandar o torcedor calar-se (usando outras palavras), foram apenas o começo da repressão que viria minutos mais tarde.

Segundo o policial, haveria denuncia de que haviam torcedores com bebidas alcoólicas e portando armas de fogo. Após revistarem as mochilas dos torcedores presentes ao local, nada foi encontrado.

Quando nos preparávamos para fazer a distribuição dos artefatos, chegam outros policias da Polícia Militar do Paraná e da ROTAM, dizendo que por ordem do Clube e do Comandante da Operação, os materiais (artefatos que seriam utilizados na festa), deveriam todos ser apreendidos, com o acordo de que retirássemos ao final da partida. Após levarmos os artefatos para a triagem da Polícia Militar, explicar o que eram os artefatos, para que fim seriam utilizados, fomos liberados.

Após ouvirmos da boca de um dos policias, que a ordem da apreensão partiu também do Clube, fomos atrás do admistrador do Estádio que isentou-se dizendo que não tinha poder para controlar o que acontece em uma via pública.

Gostaria de saber que crime cometemos? Acender sinalizadores na rua é crime? Deveriam criar uma lei que extingua o Reveillon, se for seguir esta lógica. O próprio Estatuto do Torcedor, em seu Art. 13-A deixa claro que a proibição dos fogos é apenas dentro do Estádio. Tivemos nosso direito de liberdade de expressão , completamente ignorado após a apreensão dos artefatos.

Meu repudio ao Diretor de Marketing do Coritiba, que foi avisado sobre a festa, e sequer passou um ofício a Policia Militar do Paraná. Fomos censurados!

Cabe ressaltar ainda, que os artefatos que foram levados para a triagem foram devolvidos ao final da partida (mais um fato que comprova, que se realmente, fossem fogos perigosos, não teriam sido devolvidos, sem contar que seriamos autuados na hora, coisa que não aconteceu)”.

Felipe Oscar Ribeiro

---------------------------------------------------------------

  1. 4

    Carlo Ramirez:
    30 novembro, 2010 as 10:20

    Luiz.
    Tenho acompanhado estes acontecimentos com atenção, alias, acredito que todo torcedor de bem esta acompanhando tbm.
    Acho q a IAV esta falhando em um ponto importantíssimo . Existem muitas pessoas q usam aquela camisa, e provocam confusões. Ouvi um jornalista na TV, dizer que no dia em que o coxa confirmou o título, torcedores do Coritiba, usando as camisas da IAV estavam na frente do Couto Pereira e vandalizavam carros vermelho que passavam. A presidência da IAV, na precisa negar…mas buscar dentro de sua organização mecanismos para identificar e punir estes mal elementos que estão manchando a historia da IAV. Vejo a IAV negar tudo…sempre… ninguém faz nada errado, mas as coisas estão acontecendo…eu, como torcedor do Coritiba dou valor a IAV, mas ela precisa encontrar estas pessoas, e entregar as autoridade para seja punidas no rigor da lei. Eu mesmo, já vi muitas coisas erradas.. .ninguém me falou. Lembro-me de um jogo, bem no começo da curva, qdo um torcedor usando a camisa ameaçou outros torcedores que pediam para ele sentar. Ele simplesmente, tirou a jaqueta e mostrou a camisa e ameaçou quem estava reclamando. O cara estava com a camisa, tinha 30 e poucos anos, e não estava próximo na organizada, estava no meio dos torcedores ” espontâneos” ( vou chamara assim)
    Neste domingo, fiquei muito triste, quando, no jogo, a IAV fez a opção de não comemorar os gols do Coritiba, é muito próximo do que a torcida do Palmeiras fez com seu goleiro.
    Acredito que o CLUBE esta tomando estas atitudes, para evitar qualquer tipo de responsabilidade sobre pessoas que não tem nenhum vinculo com o Coritba, e mesmo com a IAV. Poxa, tem coisa errada acontecendo, a IAV não sabe de nada e clube é punido.
    abraço.

    ***

    Professor, não é questão de negar, é de agir. Fora do estádio, é segurança pública. O cidadão denuncia, a PM vem e prende. Manda pra Civil, a Civil atua e a Justiça pune.

    O protesto foi errado. Na forma e na hora. Escrevi isso antes do jogo. Não comemorar gols foi errado. Xingar foi errado. Cantar músicas com palavrões foi errado.

    A Império tem sim sua responsabilidade. Mas não é a única. Quem tanto criticou a torcida por músicas ofensivas, cantou músicas ofensivas pra torcida. Deveriam ter cantado músicas do COXA, não? Vamos fingir que não ocorreu isso?

    O Povão protestou em silêncio – e errou também. Mas levou faixas pacíficas e foram sim importunados na Mauá, como fiquei sabendo numa denúncia por escrito. Quem os importunou, errou.

    Dentro do Couto, é com a diretoria. O fato é que impedir a camisa de entrar não impediu os maus torcedores, que não eram só da Império, sejamos francos.

    Pergunto: alguém foi identificado pelo sistema de monitoramento interno do Couto Pereira? E, depois de identificado, foi retirado do estádio?

  2. ----------------------------------------------------

  3. 14

    Carlo Ramirez:
    30 novembro, 2010 as 12:17

    Luiz.
    Confesso que não posso falar pelas câmeras do estádio. Acho q cada um precisa fazer a sua parte. Eu faço a minha, torcendo do meu jeito, curtindo a vitórias e derrotas do meu jeito, tbem. E Mais importante me controlando quando acontece alguma coisa que me indigna. É ótimo ter este espaço para desabafar. E melhor ainda, acompanhar sua forma de mediar estes debates.
    O clube precisa se defender, Não sou advogado de defesa do clube. Mas, a Direção da império deve conhecer seus afiliado e deve saber para quem vende suas camisas. É claro que não é um método infalível, Enquanto alguns fizerem baderna todos serão tratados mal. E nao quero dizer que todos mereçam.Tenho medo de um dia eu ou algum familiar meu ou amigo, ou aluno ser confundido com algum tipo de arruaceiro,e tratado com injustiça. O clube, infelizmente foi punido, como o único responsável, isto tbem não foi justo.
    A policia tenta colocar ordem na casa. Mas, qdo ve um grupo desgovernado ela apela mesmo, de maneira injusta e arbitraria. Gostaria muito de escrever que acredito na justiça deste pais, ou estado, ou policia…mas infelizmente é o que temos.
    abraço

    ***

    Professor, pra pensar:

    uma torcida organizada é composta por gente que é associada dele. E por gente que não é associada. Torcidas dos anos 2000 têm milhares de pessoas. Digamos, que foram 3 mil pessoas. Conhecer de vista todas essas pessoas é algo inimaginável.

    Não precisamos de diretores de organizadas que conheçam seus filiados, todos eles. Precisamos sim é que quem entrar no estádio, tenha uma identificação. E, claro, que quem é filiado da organizada, seja identificado por ela, pelas autoridades e pelo Clube.

    Citei isso durante um ano. E você é o primeiro a questionar uma situação real. Eu te trago um contraponto: será que um professor de universidade conhece todos os alunos de um campus? Não. Mas pra entrar lá na universidade, terá que ser identificado? Sim.

    Novamente volto ao início: o SISTEMA.

    Quem controla o sistema? Quem é situação. A diretoria. Seja ela quem for.

    Que sistema de controle interno foi PRATICADO no sábado?

    Professor, agora, volto ao seu tema: a organizada tem que conhecer seu integrante. Daí, quando a organizada apresenta a proposta de que só entra no estádio quem tiver a identificação dela e o cadastro feito, como vem sendo analisado pelo MP, estamos no caminho para melhorar o controle?

    Outra: e ao tirar a camisa da organizada, como exigir da diretoria dela que ela controle o cara? Dificulta ou facilita o controle a identificação visual? Lembra-se que alertei isso durante o ano, que se dificultaria o controle o veto às camisas?

    Como disse, são consequências das decisões.

    Como eu pago, no Couto Pereira, cobro da diretoria, seja ela quem for, para ter garantias de segurança.

    A lei municipal me apoia: cadê a identificação do torcedor ao acessar o Couto com o ingresso… ah! Por favor, fechem aquele portão lateral do Couto, ao lado da entrada de camarotes, pois é chato ver gente entrando por ali durante o jogo, como eu VI no sábado… E mais gente viu…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.