sábado, 13 de novembro de 2010

Maratona de Curitiba

 

Pega leve

Fabio Biscaia está na fase de polimento para a maratona de Curitiba: treino leve | Foto:Walter Alves/ Gazeta do Povo

Angelo BinderMatéria original na Gazeta do Povo

A duas semanas da Ma ra tona de Curitiba [domingo, dia 21] é hora de relaxar. Rela xar? Isso mesmo. Para quem treinou rigorosamente por três meses, é o momento de pegar leve. Começa a fase chamada de polimento, que pode durar de duas a três semanas. Neste período, a rodagem do candidato a maratonista cai pela metade.

Fabio Biscaia, 39 anos, por exemplo, che gou a fazer 62 quilômetros por semana nos trei nos mais puxados pa ra o desafio dos 42,1 km. No mesmo pe ríodo, na fa se de polimento, a planilha do publicitário prevê no máximo 30 quilômetros. “Para a com petição-al vo do atleta procuramos re duzir o vo lu me e a in ten sidade do treinamento, fazendo assim com que o corpo tenha uma melhora extra para a prova e o ele tenha o melhor do seu desempenho. É como fazer um polimento em um carro, quando fazemos o brilho final depois de passar por vários processos de consertos e reparos”, explica Murilo Bastos, diretor-técnico da Triax, as sessoria esportiva responsável pela planilha de treinos do publicitário.

A fase do “brilho final”, como diz Bastos, não é igual para todos. Ela varia de acordo com a condição e objetivo de cada pessoa na maratona. “Mas, como regra ge ral, podemos estabelecer que em torno de 15 a 20 dias reduzimos gradativamente a quilometragem semanal e também a velocidade dos treinos, procurando correr na velocidade estabelecida pa ra a prova, que não é elevada. Na maratona, deve-se conservar uma velocidade confortável”, lembra o diretor-técnico, citando outro benefício da etapa: evitar lesões de véspera.

Por isso Biscaia segue a fio as pla nilhas de treinos. Inscrito pela segunda vez na mais famosa corrida de rua curitibana, ele avisa que tem condições de baixar seu tempo por causa da fase de polimento. “Ano passado, fiz para 4h48. Da qui a duas semanas, tenho planos de fechar em 4h10”, avisa, lembrando que a musculação três ve zes por semana faz parte dos últimos treinos.

Para quem se esmerou e seguiu as planilhas de treinos recomendadas por profissionais de educação física, vale uma dica importante da fase de polimento. “Alguns atletas dão uma ‘trotada’ de 10 a 15 minutos na véspera, apenas para espantar a ansiedade e soltar as pernas”, recomenda Bastos.

Maratona pode machucar o coração

Quem se preparou corretamente para o desafio de 42,1 km, está ha bi tuado a correr longas distâncias e faz exames médicos periodicamente pode ficar tranquilo, certo? Há controvérsias. Segundo estudo apresentado pela Universidade de Laval, neste mês, no Congresso Car diovascular Canadense, correr maratona pode “machucar o coração”.

A pesquisa examinou 20 corredores amadores saudáveis algumas semanas antes e 48 horas depois de uma prova. Foram feitos testes de esforço, de sangue e ressonância magnética. Os exames mostraram alterações no bombeamento sanguíneo e na oxigenação do coração, além de microlesões e inchaço no órgão.

Os piores resultados foram de pessoas com menor índice de absorção de oxigênio pelo teste VO2. Três meses depois, os exames foram repetidos e as alterações tinham desaparecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.